sábado, 24 de maio de 2008

O grande Tabu

Ao longo da semana lemos relatos de vários tabus (homossexualismo, virgindade, traição, etc) mas o principal tabu do mundo feminino não foi mencionado – o trabalho! Primeiro as mulheres eram consideradas seres insignificantes. Uma formiga e uma planta tinham mais serventia pois a formiga carrega a comida e a planta ajuda a purificar o ar..e as mulheres eram só mulheres! O mundo mudou.. as mulheres queimaram sutiãs e conquistaram o direito de votar. Mas ainda hoje este tabu existe. Não com a mesma força mas existe. Hoje as mulheres votam, trabalham fora, são independentes, tem filhos quando querem, casam se quiserem, etc.. mas continuam a ganhar menos que os homens no trabalho! São poucas, e raras as mulheres que conseguem atingir altos postos no mercado profissional. Isso, a cada ano diminui e as mulheres crescem profissionalmente..mas vai demorar muito até esse tabu acabar.
Agora perguntou eu, o que ajudou toda essa revolução? Hoje somos “independentes” e por causa disso temos que dividir as contas, pagar motel, saber cozinhar, costurar, ser uma boa esposa, boa mãe e amiga. Ou seja, as tarefas só aumentam e o reconhecimento não!


Josiany Vieira

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Josy, eu amo trabalhar, já fui fanática por isso, mas vejo hoje que quero ser mãe que nós mulheres além de não ganharmos o mesmo espaço no mercado de trabalho, ainda perdemos espaço no quisito ser mulher.
Verô

Josiany disse...

é verdade Verônica. A cada dia isto está mais nítido

Josy

Anônimo disse...

bom, pra mim que não quero ser mãe...rs (não tenho grande simpatia por crianças) a luta continua embora eu nao seja viciada amo trabalhar, mas realmente as cobranças são difíceis e parecem aumentar cada vez mais

Lady A

Anônimo disse...

Como representante da ala dos barbados, devo manifestar que sou totalmente a favor da queima de sutiãs. Deveria ser uma cerimônia semanal, regata a champanhe e muita música alta.
Agora, falando sério (não que antes não o estivesse fazendo) se tem um tabu nati-morto na humanidade, é o tabu que você citou, Josy. Não sei como durou tanto, mas ainda permanece e não podemos descansar enquanto não cair a última burca.
Beijo.

Charlie

Josiany disse...

É isso aí. Concordo com todos!

Anônimo disse...

Josy, acho esse tema ainda complexo. Sugiro até como tema de uma semana. Essa dádiva que nossas mães nos deram da queima dos sutiãs, será que foi um dádiva mesmo? Por um lado sim, mas será que todoas ficarm satisfeitas? rs Mazé