quinta-feira, 3 de julho de 2008

O ônus da prova




O legal do voyeurismo não é o ver, mas o ser vista. Pra mim não há graça apenas em ver. O legal da brincadeira é arrasar, e destruir corações na entrada e na saída. É ter a sensação de que até música parou para te observar chegando. É saber que por onde passa tem um olhar te observando. Ter a nítida certeza que esta arrasando. Putz é esta a idéia, o mais interessante do voyuerismo e o seu lado oposto.
Mas a Desaforada tida “politicamente correta” não vai falar do conceito e muito menos dar um exemplo de voyuerismo a dois, mas puxa a discussão do quanto este imenso BBB que esta acontecendo no mundo esta de fato, aumentando a segurança da gente.
Li recentemente que dobraram o número de câmeras nas ruas da Cidade de Curitiba. Sei que pelo google podemos observar qualquer lugar do mundo em uma foto via satélite quase que momentaneamente. E lanço aqui a pergunta para debate? Em qual porcentagem isso realmente nos trás segurança e com que ônus? Parece-me que a privacidade do ir e vir esta sendo arrancada de nós. Pois sei que a probabilidade de olhar o outro com a “desculpa” e ou o “propósito” da defesa deve ter virado um grande televisão real para adultos. Deixando de ser um trabalho para ser uma observação alheia. Criamos assim uma legião de voyueristas legais que será que estão nos protegendo ou nos bisbilhotando?

Verônica Pacheco

3 comentários:

Anônimo disse...

É realmente ouve um grande aumento no numero de cameras que foram colocadas no centro de curitiba...isso para a segurança, pois com essas, eh facil identificar uma situaçao de assalto, identificar suspeitos foragidos e etc... Acho importante hj principalmente poder aliar a tecnologia com segurança...
bom eh isso...Bjos Vero!

Anônimo disse...

Mais uma coisinha que eu esqueci...
o importante mesmo eh cada um ter segurança em si mesmo, segurança eh muito mais complexo do que conhecemos, por policias nas ruas por cameras e etc...eh tbm a nossa segurança, segurança nao eh algo que se vende por ai...Uma pessoa pode se sentir segura, com um muro de 2 metros de altura com 2 caes dentro...como tbm pode se sentir segura com apenas um portao de madeira de meio metro...e vc se como se sente seguro??...

Anônimo disse...

Já que o debate está em torno das câmeras, as estatísticas comprovam a diminuição de assaltos onde são instaladas. Portanto, sou totalmente a favor. Aliás, de que botem câmeras em todas as ruas da cidade. Aliás, só não dão certo quando não tem ninguém as vendo, como no caso do museu em SP onde roubara quadros à luz do dia.

Charlie