sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Adubando dá

Conforme o dicionário imaginação significa ter idéias, e fértil é a palavra usada para denominar a capacidade de produzir muito. Então, segundo a lógica, imaginação fértil quer dizer competência para produzir muitas idéias. Porém, na realidade, imaginação fértil significa muito mais do que esta mera definição. Em 1979 eu tinha cinco anos e não conhecia nenhum significado destas palavras. Um certo dia, da janela do jardim-de-infância, avistei algo estranho. Então, apontei para o local e exclamei:
- Olhem o homem-aranha!
Todos olharam e a minha colega Márcia respondeu:
- Para de falar merda! Parece que tem minhoca na cabeça! É apenas o tio da manutenção limpando a janela.

A professora olhou para mim e comentou:
- Acho que você tem a imaginação muito fértil!

Naquele instante pensei:
- A Márcia me mandou parar de falar merda! Será que a frase que eu falei tem alguma relação com cacaca? Bem, meu pai sempre comenta que eu vivo fantasiando bosta... Será que uma coisa tem relação com a outra? No dia seguinte, liguei a televisão num programa rural e o repórter disse: - Estrume, fezes e minhocas são os melhores adubos que existem no mundo, pois eles deixam a terra fértil, capaz de produzir muito mais... Logo pensei: - Agora entendi porque minha colega comentou que tenho a imaginação fértil! Se na minha cabeça tem merda, minhocas e elas deixam a terra fértil... Hum ... As minhocas, com certeza, estão nas cabeças de qualquer pessoa . Pois, numa reportagem de televisão, mostraram a foto do cérebro e dentro dele apareceu um monte de minhocas brancas. Sem esquecer que a professora falou que eu tenho a imaginação fértil. Além disso, devo lembrar que só tenho fantasias de bosta! Então, tudo isto é sinal de que tenho a imaginação fértil, quer dizer que eu produzo muito bem! Isso é maravilhoso!

Os anos se passaram e eu descobri o verdadeiro significado da expressão imaginação fértil. Então concluí que ter colegas de trabalho com imaginação fértil é uma merda que não aduba solo nenhum. Um certo dia eu vomitei no meu antigo serviço. No dia seguinte escutei comentários com relação à minha pessoa, como:
- Será que ela está grávida?
- Pois é...
- Ela engordou bastante...
- Isto é meio suspeito , né?!
- Será que ela está com Aids?
- Afinal, o vírus HIV também faz vomitar, né?!

Aproveitei para falar o seguinte numa reunião:
- Agradeço a preocupação das colegas com a minha saúde. Mas todo o pânico com relação à minha pessoa é desnecessário. Afinal, não estou grávida e não tenho o vírus HIV. Porém, pelo que vejo, a imaginação do povo aqui está cada vez mais fértil. Às vezes quem tem a criatividade produtiva e não canaliza para o bem transforma o mais original adubo orgânico em fezes, sem reciclagem, na vida de alguém.
Luciana do Rocio Mallon

3 comentários:

Anônimo disse...

Risos, se eu estivesse nessa reuniao, e sentisse que essa foi para mim...Eu logo imaginaria um buraco no chao, e pularia de ponta nele...adorei o texto, e o final foi tudo de bom...
Beijos...
Maria

Anônimo disse...

Luciana, suas histórias às vezes têm encaminhamentos tão insólitos, que eu não sei se você recorre à sua memória ou à sua imaginação férti. rs
Beijo.

Mario

Anônimo disse...

é fazendo merda q se abuba a vida !!!!