sábado, 3 de janeiro de 2009

Balanço geral

2008 foi um dos anos mais tristes e ao mesmo tempo felizes da minha vida.
Subi ao céu e desci até o inferno. Foi um ano conturbado, cheio de altos e baixos que se sucederam na velocidade de uma montanha russa.



Tive várias perdas. Perdi amigos e pessoas que considerei (e ainda considero) muito importantes. Três empregos que não deram certo, dificuldades de adaptação e aprendizado na faculdade...



Também desperdicei muitas oportunidades. Deixei para trás as que julguei ruins, aceitei algumas que pareciam boas, mas não eram... E tudo por causa do que? Do medo. O medo que paralisa e nos impede de concretizar algo. Perdi a conta de quantas vezes quis falar (ou fazer) algo e não tomei uma atitude por medo. Medo do desconhecido. Medo dos julgamentos alheios. Medo de ser magoada. Medo de sofrer. Disse "não" quando queria dizer "sim" e disse "sim" quando na verdade queria dizer "não".



Mas 2008 não foi um ano só de tristezas. Em contrapartida, tive momentos de felicidade, de plenitude. Consegui me conhecer melhor (embora ainda falte muito). Durante um tempo, consegui me libertar e pude ser eu mesma. Voltei a ser a Camila de anos atrás e que as minhas amigas de colégio pediam tanto para que voltasse. A auto-estima chegou nas alturas. Descobri minha essência. Vivi (mais) uma grande paixão.



Mesmo assim, agora me dei conta de que desperdicei muito tempo da minha vida com futilidades. Gastei energia em coisas que não me acrescentaram absolutamente nada. Deixei de investir em muita coisa. Fiz muitas escolhas erradas. Em algumas, me estrepei por ingenuidade, mas em outras fui teimosa e resolvi encarar outro caminho. Deus sabe o quanto lamento por isso. Hoje colho os frutos que outrora semeei, outros não faço a menor idéia de onde vieram (e nem o porquê)...



De qualquer forma, Deus está sempre de braços abertos para aqueles que reconhecem e se arrependem de seus erros... E derrama sobre nós o balsamo do alívio.
Queria ter novamente um sentido para minha vida. Alegria de viver. Confiar nas pessoas. Terminar a faculdade. Me estabilizar por um tempo em um trampo. Sorrir espontaneamente. Um amor. Queria ter estudado mais. Trabalhado mais. Feito mais amizades. Saído mais. Poder ser eu mesma, com todas as minhas qualidades e defeitos. Cuidado de mim. Respeitado os meus limites. Me achegado a Deus.



Quero agradecer aos leitores e amigos pela oportunidade de escrever mais uma vez, a você, Mário, que me convidou tantas vezes para ser uma "Desaforada" e recusei (por medo); à Maria que, embora tenha conhecido há pouco tempo, se revelou uma pessoa maravilhosa. Enfim... não pretendo me prolongar muito nesta lista, senão...
Para encerrar, faço das palavras da Lú as minhas: faça o que o seu coração pede, antes que seja tarde... mas ao mesmo tempo, seja sensato (ou pelo menos tente)!
Que 2009 seja um ano de grandes mudanças e vitórias a todos.


Camila Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Por nada, Mila. Não tem o que agradecer, tem é de participar.
Beijo, garota.

Mario