sábado, 14 de agosto de 2010

Descobrindo no caminho


Ninguém tem o mapa da mina. Acho que a grande graça das coisa, taí.
O percurso que nos leva até o objetivo, por si só, já nos mostra um bocado de visões.
É interessante que deixemos os olhos bem abertos, os ouvidos, idem.
É por isso que temos dois ouvidos e apenas uma boca. Ouvir mais, aprender e absorver mais.
Observar também é importante. A oportunidade de conhecimento, às vezes, pode se apresentar assim, simples.Numa imagem, numa cena... bem percebido, nada mais é necessário.
O ser humano tem uma capacidade enorme de adquirir experiências, guardá-las na memória,ter em arquivo informações que jamais se perderão. Pois então, interessante é enxergar e não só ver.Escutar, não só ouvir. Deixar entrar na sua ideia, incorporar no dia a dia, modificar um hábito.Se abrir. Do que nunca provamos, não podemos falar. Estamos aptos a discursos no momento em quevivenciamos a história. Notamos o visual. Sentimos o som. Sabemos. Entendemos.
Com o tempo vamos formando opiniões sobre assuntos variados.
Todos os dias recebemosuma enxurrada de notícias, especulações, novidades, surpresas, por vezes boas, mas nem sempre.
Preparar a cuca pra receber tudo isso e conseguir diferenciar o que queremos pra nós ou nao, é válido.
Qualquer forma de aprendizado é bem-vinda. Pode ser que lá dentro de nós exista um preconceitoque não sabemos de onde veio, mas que também nunca questionamos. E assim não vale.Temos que ir mais longe. Tentar chegar mais perto das diversidades e adversidades. Sentir o gosto,o perfume, se é, se não é. O que é? Como é? Quero, não quero?
É quase garantido que vá sair uma lição da vivência, seja ela qual for, onde for... como tem que ser, é, e será.Acima de tudo se permitir tentar, experimentar, curtir o caminho, andar por vários, e devagar nessa vida,descobrir, construir, modelar, adaptar, viver e acontecer.



Liliana Darolt

Nenhum comentário: