segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Semana de Tema Livre

Pai


Parabéns (atrasado) à todos os pais do mundo, da galáxia e do universo!
Parabéns aos nossos heróis infantis que se prolongam por toda a nossa vida, nosso porto seguro e nosso ícone de referência!
Seu pai é teu herói? Pois o meu também é, e assim como o seu o meu também é o melhor pai do mundo! Então brindemos esse dia, mas brindemos todos os dias e vamos agradecer a existência deles, porque somente eles são os heróis de todos os capítulos de nossas vidas.
Pais ausentes e pais presentes são pais, jamais deixarão de ser, e principalmente, quando deixarem de aqui estar em matéria é que vamos notar a diferença, porque o ausente se faz presente, pai é pai, apenas eles nos bronqueiam com amor, proíbem com amor, só eles ensinam o bem, por mais que as vezes não pratiquem, mas pai é aquele que te fala: você vai fazer isso porque sou teu pai e estou mandando, não me contrarie!
E chega um tempo que vai se sentir a falta das broncas e proibições, a falta de colo, de ombro e de apoio, os pais também podem ser postiços, pai é quem cria, o amor é imenso, infinito...
O destino por vezes pode ter pregado peças em alguns, e tirado essa figura basilar precocemente, mas o que se foi era apenas a matéria, porque pai é pai, e estão presentes eternamente em nossas vidas, em matéria ou não, sempre velam e zelam por seus filhos, é também um amor incondicional. Já se foi o tempo em se dizer que apenas a mãe tem o maior amor e apego, que bom que hoje já podemos entender que entre pai e mãe não há distinção, são eles os elos necessários à nossa existência e sobrevivência. Ah se não fosse por eles, eu não estaria aqui escrevendo, e você não estaria em frente a esta tela lendo este emaranhado de palavras.
É o nosso pai que nos proporciona as coisas mais simples e mais importantes que vamos levar para toda a vida: o respeito aos mais velhos, o acato dos superiores, aprender a pedir, a dividir, a respeitar, aprender a amar! Tudo isso é do pai, sem deixar as mães de lado que sempre compartilham e presenciam a nossa formação. É o pai quem nos ensina a trabalhar para crescer, a batalhar, a freqüentar a escola e principalmente nos esforçar a tirar boas notas, depois procurar boas oportunidades, aproveitar o lado bom da vida, os pais nos ensinam a ser pais até que chega um momento, cedo ou tarde, que os papéis se invertem, e por vezes parece ser eles os nossos filhos, mas que orgulho podemos ter disso, termos uma estrela tão brilhante da nossa vida sob nosso cuidado, e poder retribuir todo o amor e dedicação de uma vida inteira! Cuidar dele ou orar por ele, não importa, o que vale é saber que ele existe e sempre estará conosco independente da distância e da matéria.
Obrigada ao meu pai que está aqui comigo e me permite desfrutar da sua vida, obrigada ao meu pseudopai que já me deixou, mas deixou-me também parte do seu legado e principalmente obrigada ao seu pai, a todos os pais do mundo por existirem e nos permitirem existir!


Fernanda Bugai

Nenhum comentário: