quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Maria Cisco e o Pó


Era uma vez uma menina chamada Maria Cisco que morava com a sua avó Matilde Cisco, uma ex-empresária aposentada e muito religiosa. Esta senhora gostava ler os trechos da Bíblia para sua neta e a parte de que ela mais gostava era este que há em Eclesiastes 12.7:
“Então o nosso corpo voltará para o pó, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu”.
Ela, também, gostava de recitar este outro trecho que está em Gênesis:
“Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.”
Na primeira vez que Matilde leu este texto para Maria Cisco, ela perguntou:
- Quando uma pessoa morre o corpo dela vira pó?
Então a idosa respondeu:
- Sim, os corpos ,de todos os mortos, sempre viram pó. Mas o espírito é eterno.
- Também devemos lembrar que o homem veio deste mesmo pó. Pois Deus soprou a poeira divina e criou Adão do pó da Terra.
Dona Matilde criticava as pessoas vaidosas e soberbas. Por isto vivia falando para os seus parentes:
- Não devemos ser vaidosos e nem orgulhosos porque os nossos corpos se transformarão em poeira debaixo da terra.
- Por isto não tenho vaidade e a única maquiagem que passo é o pó-de-arroz. Sem falar que após a minha morte eu quero ser cremada. Pois não quero o luxo de ter um túmulo no cemitério.
Quando Maria Cisco completou cinco anos ela foi para o Jardim da Infância. Então no primeiro dia de aula, a professora fez a chamada de todos pelo nome junto com o sobrenome e na vez, da neta de Matilde, a mestra exclamou:
- Maria Cisco!
A garota respondeu:
- Presente!
Mas, naquele instante as crianças deram risadas e Márcia gritou:
- Vejam:
- O nome dela é Maria Cisco, ou seja, Maria Pó!
- Então ela não é nada, pois todos sabemos que pó significa nada!
Deste jeito Maria disse:
- Você está enganada, pois pó é tudo. Afinal, Deus criou o homem do pó da Terra e todos nós viraremos poeira após a morte.
Quando completou sete anos de idade Maria entrou para a primeira série, então no meio da aula de Ciências, a professora disse:
- O homem veio do macaco e foi se aperfeiçoando com o tempo...
De repente, Maria Cisco interrompeu a aula dizendo:
- O ser humano surgiu do macaco?!
- Porém na Bíblia está escrito que Deus criou o homem a partir o pó da Terra!
Assim a mestra deu a seguinte explicação:
- O livro sagrado foi escrito há muitos anos atrás em linguagem figurada porque as pessoas daquela época eram muito ignorantes. A parte do Gênesis quis dizer que o ser humano foi feito da poeira da Terra, ou seja, de algo que já existia, neste caso o macaco.
Deste jeito, Maria Cisco interrompeu a aula, novamente, com uma pergunta:
- Professora, se o homem veio do macaco...
- Então, por que o macaco não evoluiu até hoje:
- Por que o macaco continua macaco?
A mestra fez uma careta e respondeu:
- Na verdade, o ser humano não é descendente dos macacos que vemos na natureza atualmente. Porém, ele veio de um bicho muito parecido com o macaco. Por isto, a tia aqui pesquisará melhor o assunto e debaterá melhor o tema amanhã.
Só que no dia seguinte a professora não comentou nada, de diferente, sobre a evolução do homem e aquelas mesmas dúvidas continuaram a pairar na cabeça de Maria Cisco.
Quando esta garota completou vinte e um anos, de idade, sua avó faleceu de problemas cardíacos. Desta maneira Maria Poeira fez a vontade de Matilde: mandou cremar o corpo da idosa e colocou suas cinzas num porta-jóias dourado. Porém o mais importante é que esta jovem herdou uma herança milionária que ela nem sequer sabia que existia. Então esta donzela passou a comprar objetos caros, viajar pelo mundo e até abriu uma danceteria de luxo num bairro de classe nobre. Em todas as suas atividades Maria Poeira levava a caixa com as cinzas de sua vovó. Uma noite, no meio de um evento em sua boate, um playboy esbarrou no porta-jóias com as cinzas da velhinha. Desta maneira a moça recolheu, rapidamente, os pós de Matilde, foi à cozinha e colocou as cinzas no primeiro recipiente que viu: um pote onde estava escrito a palavra pimenta. Porém, como a donzela foi chamada na porta pelo segurança, deixou recipiente ali mesmo, e foi atender ao guarda. Quando ela voltou, para dentro da danceteria, viu o garçom colocando o pó, que estava no “porta-pimentas”, dentro da comida de um cliente. Assim Maria desesperou-se e a partir daquele dia entrou em depressão profunda. Por causa desta doença a jovem se viciou em pó. Desta maneira a pobre perdeu toda a sua fortuna, colocou a danceteria a venda e ficou devendo muito dinheiro aos bandidos.
Um certo dia, os traficantes colocaram fogo na sua casa. Os vizinhos chamaram o Corpo de Bombeiros e um dos soldados resgatou Maria, que apresentava queimaduras fortes e estava carbonizada. Mesmo assim, ela disse as seguintes palavras:
- O ser humano surgiu do pó da Terra e dele voltará...
- Viemos do pó e acabaremos do pó porque o resto é tudo vaidade...
- O pó mais perigoso é o branco, pois vicia e mata de alguma maneira.
Após estas palavras a moça faleceu.





Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: