terça-feira, 14 de setembro de 2010

Existe cor de mentira?


Certa vez me disseram que mentirinha branca não tem problema de ser contada. Mentira agora tem cor?Branca, amarela, preta, vermelha, verde, caramelo, azul, não importa: mentira sempre será mentira!
Começamos a ser bombardeados pela mentira desde crianças. Mentiram para a gente quando disseram que o “velho do saco” iria nos raptar se virássemos a esquina da rua, que a bruxa iria pegar se fizéssemos “arte”, que o Papai Noel e o coelhinho da páscoa invadiam nossa casa quando durmíamos. Meu Deus!Quanto tempo levou para que eu custasse a acreditar que “velho do saco” não existia e que não era todo velhinho que carregava uma sacola na rua que seria um, quantas vezes sonhei com essa bruxa feia e tive medo dela, simplesmente para não fazer alguma “arte” que na verdade toda a criança faz e quantas noites em anos e anos varei acordada esperando a porra do coelhinho vir, em compensação, fugia de medo do papai Noel (quem era ele para invadir a minha casa sem dar as caras?).
Pois é, não importa mentira sempre será mentira e faz mal. E o maior pecado está em acharmos que a mentira tem cor, que a mentira branca nunca irá atingir ninguém. Não existe mentir pelo bem de ninguém: uma mentira contada para “o bem” de algo ou alguém é apenas um ponto de vista da pessoa, que não esta se colocando na situação ou na pele da outra. É que nem traição: se alguém um dia lhe disser que não contou que viu seu namorado beijando outra pelo seu bem, dê-lhe um soco na cara. Isso mesmo: tem gente que acredita que viver na mentira dói menos!
Mentir que está feliz, mentir que comeu e que gostou, mentir que está satisfeita, mentir que ama e é amado, mentir sobre qualquer coisa tem suas conseqüências, nem que seja para você mesmo: o veneno da mentira fica contido em si e o único que sai perdendo é você. Nunca minta: fale somente aquilo que sabe que é verdadeiro e sincero. Mentira não tem cor e nunca terá.É invisível e assim que deveria ser: mas cuidado, se tu acha que cor ela tem, pode ser que ela vire uma mentira preta, isso sim. E aí, meu caro, será muito pior!





Bianca Nascimento

Nenhum comentário: