segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Semana de Tema Livre

Aproveitar agora


Muitas pessoas no mundo dizem ter vindo para esta vida para vencer, que só os fortes vencem, que o mundo é dos espertos e coisas neste sentido. Depois de vencer obstáculos a meta é de conquistar, tudo aquilo que se pode, bem materiais, pessoas e sentimentos, conquistar tudo e todos. Depois de vencer e conquistar é necessário multiplicar, aqueles bens, aquelas pessoas, o status, o conhecimento, os sentimentos.
Em meio a tantas metas ambiciosas, esquecemos de manter, de aproveitar, de pensar que estamos por aqui de passagem, e seja um bom dia desconhecido, a brisa do vento em nosso rosto, a chuva mansa de madrugada, o mendigo na rua que nos dá oportunidade de ser generoso, seja o gesto mais singelo, a coincidência mais infeliz (aparentemente), devemos aproveitar, aproveitar cada instante, cada momento e cada oportunidade. Aproveitar esta vida terrena, apreciar o mínimo, o pequeno, respeitar aos outros humanos e animais, poderíamos também tentar ser bons, melhores que ontem, não em matéria mas em espírito.
Não sabemos quantas vezes voltaremos em cada lugar, quantas vezes mais veremos cada pessoas, a vida é cheia de imprevistos. Estar aqui agora pode não significar estar daqui a pouco, poderíamos disseminar amor ao invés de guerra, plantar o bem junto com as árvores, fazer da competição ato de união, tudo agora, porque às vezes pode ficar tarde, pode não dar tempo, pode ser que não consigamos ouvir aquele assunto importante daquela pessoa que convivemos todo dia e deixamos para depois, pode ser que não possamos contar para alguém como é importante em nossa vida, porque tudo passa, a vida passa, o tempo passa, e depois o que fica é a saudade.


Fernanda Bugai

Nenhum comentário: