segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tema da Semana: Quando Ferve Meu Sangue Latino

Pacato



- Amor, o que você fez hoje durante o dia?
- O de sempre João, depois que você saiu para trabalhar, ajeitei a casa, dei uma olhada nas crianças na rua, fiz almoço, arrumei a merenda e levei os Dulce e bento para escola...
- Ta, mas e de tarde?
- Ai Ramon, depois que cheguei em casa lavei a louça, limpei a cozinha, fiz umas arepas para o café, dei uma organizada na bagunça das crianças, fui buscá-las na escola, dei de comer, ajudei na lição, e fui fazer seu jantar meu bem. Só isso, aliás, só isso que tenho feito ao longo de toda a minha vida aqui, não é João?
- Mas Dolores meu amor, você sabe que eu dou um duro danado lá no serviço, para te dar do bom e do melhor... Se pudesse, te deixava no salão o dia inteiro e pagava babá pras crianças, mas sabe como é nossa vida. Meu trabalho também não foi nada de diferente, a mesma labuta de sempre, daquele jeito, igual naquele filme de Carlitos...
- Já te disse que não é Carlitos, João, aquele lá é um artista, Charles Chaplin, Carlitos é um personagem que ele fez homem.
- Não importa Dolores, o que importa é que ta assim a vida, trabalho demais, diversão de menos. E por falar em diversão, que tal a gente namorar um pouquinho, heim?
- Ai João, você acha que essa vida de dona de casa é fácil? Acha que eu fico só deitada no sofá o dia todo? Pois vou te contar que não, estou muito cansada, na minha terra as mulheres também cansam. Namoramos amanhã.
- De novo Dolores? Aonde foi parar aquele teu sangue caliente?
- Esfriei na beira do tanque! Boa noite.
E assim se passaram os pacatos dias de João, caboclo nascido no sertão, que se encantou com Dolores ‘muy bonita y hermosa’, ainda quando fazia construção na cidade grande. Dolores aqui tinha vida pacata, João trabalhava, Dolores também, ele saia e ela ficava, as crianças na escola, e a vida seguia.
- Eu quero saber agora o que está acontecendo na minha cama Valentim?!
- João meu amor, não é nada disso que você está pensando, não está acontecendo nada.
- Ah não Dolores? Então me explica o que vocês estão fazendo na minha cama, grudados nessa hora da tarde? Logo hoje que sai cedo do serviço pra te fazer surpresa, e até flores te trouxe... Você é uma vadia mesmo, teu sangue quente esfriou foi na pele desse maldito Valentim que se fazia de meu amigo o tempo todo, mas isso não vai ficar assim.
- João não, o que você está fazendo? Nós somos amigos, tenha piedade homem, ela que me seduziu!
- Que gritaria é essa minha gente? O que está acontecendo aqui? Meu Deus! João o que foi que você fez?
- É o que a senhora está vendo Dona Aninha, eu posso ter sido corno daquela vadia, corno daquele maldito, dei abrigo pra ela, confiei nele, fiz da minha terra a terra deles, mas não Dona Aninha, quando ferve meu sangue latino, não existe latino que não pereça!








Fernanda Bugai

Nenhum comentário: