quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Picardia



Li num blog por estes dias maravilhosos de feriadão uma frase inteligente e bem humorada: “Não leve a vida tão a sério. Você nunca sairá vivo dela”. Resolvi começar por mim mesma e mudei o contexto. Ao invés de reclamar que a folga tá acabando e nesta quinta volto ao trabalho, postei no meu facebook: “Quarta... faltam dois dias pra sexta”. Questão de visão.
E é assim. Ver o lado bom da vida é uma questão de mudança de hábito, visão mais trabalhosa pra muita gente e por isso pouco aplicada em muitos casos. O cidadão acorda reclamando por que já é dia e depois segue reclamando que gostaria de mais tempo pro café. Adiante, reclama do trânsito engarrafado, da obra na via pública e quando consegue estacionar o maldito carro reclama ter que andar duas quadras até a empresa. Lá chegando reclama da demora do elevador, depois do cafezinho que tá ruim, da pilha de trabalho sobre a mesa, da hora do almoço que não chega e até do filho que liga perguntando sobre a lição de matemática. “Porra, por que não perguntou quando eu tava em casa?”, esbraveja o adorável ser humano. E seguem as horas e os dias e até do fim de semana que chegou reclama, porque tá calor demais ou tá frio demais, ou porque só faltam dois dias pra começar tudo de novo.
Chega a ser patético narrando, mas você já se analisou durante o dia pra ver quantas vezes reclama? Sabia que pensando 30 minutos positivamente por dia, estará exposto ao pessimismo do inconsciente coletivo por 22 ou 23 horas? Experimente se policiar durante um único dia e anote suas ações. Perceberá tristemente que por mais que não tenha reclamado, pensou em reclamar. Ah, pensou. Que vontade que dá de colocar a culpa em qualquer coisa que não seja a sua própria escolha né?
Trabalhar com a própria dor ou limitações não é fácil, mas é sim, uma questão de escolha. Você pode, sim, escolher a forma como vai passar o resto da sua jornada neste planeta. Ao invés de achar que a vida é uma luta e que a mudança será dolorosa, que tudo é difícil por que não experimentar a visão Charles Chaplin da coisa. Pense que a vida é uma oportunidade esplendorosa de aprendizado, que com o tempo você pode, sim, desapegar do que não te serve mais e seguir em frente aprendendo pra mais tarde dividir estas experiências com mais alguém.
Desta forma o dia pode começar com um sorriso e uma bela espreguiçada, um muito obrigado por mais um dia de trabalho, seguido de um café na padaria da esquina, e a decisão de deixar o carro em casa e ir caminhando ou de bicicleta por aquela ciclovia que foi construída. O elevador pode ser uma oportunidade de encontrar aquele colega que não vê há um tempão que te convida pra tomar um chá. O trabalho flui melhor depois que você organiza as prioridades e a hora que o filhote ligar você vai ter tempo e prazer em ouvir a voz do pequeno.
Concordo que rir de tudo pode até ser desespero. Mas levar a vida com bom humor é saber lidar com as percepções e descobrir que uma boa parte do que vivemos nesta vida não pode ser tão importante, nem tão sério ou tão grave. Salve a picardia...


Angelica Carvalho

Nenhum comentário: