terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Como Lidar Com Seu Colega Invejoso


O dicionário define inveja como: desgosto pelo sucesso alheio. Mas inveja é muito mais do que isto, pois ela emana uma vibração negativa que faz mal ao invejoso e ao invejado. Os invejosos estão por toda a parte: no trabalho, na escola, na vizinhança, etc. Porém, o lugar em que eles mais se proliferam é no trabalho.

Como identificar um colega invejoso

Cuidado com o “amigo” que sá conselhos. Bem, com certeza, você já teve , ou tem,um “amigo” que vive criticando suas roupas e seus gostos. Para o seu bem, livre-se desta pessoa que, com certeza, ela tem inveja de você. Um verdadeiro amigo nunca critica a aparência de outro. Se ele faz isto é sinal que ele deseja ser como você, porém não consegue. Repare nestes detalhes: note que a garota que diz para a outra coisas do tipo: “Nossa , você precisa emagrecer! “ é sempre seca e esquálida. Repare que a moça que diz para a outra frases do tipo: “Você precisa se arrumar para arranjar um namorado" sempre veste coisas fora do padrão e tem a vida mais do que promíscua. Geralmente, este invejoso que se disfarça de amigo tem manias de dar conselhos furados a você. Por favor, não caia nesta.


O invejoso no local de trabalho

Sempre fui uma ótima vendedora e isto sempre causou inveja nas minhas colegas de trabalho. Veja o que elas já me fizeram passar. Em uma loja de sapatos, eu atendi a um cliente que comprou cinco produtos. Ele ia provando, escolhendo e os produtos escolhidos, eu deixava no balcão do caixa para facilitar o pagamento dele. Mas, o que eu não via é que minha colega invejosa ia pegando os produtos do balcão e guardando de volta no estoque. Quando meu cliente foi ver seus produtos no balcão no caixa, eles não estavam mais lá e minha colega invejosa mentiu que guardou os produtos porque pensava que eles não tinham comprador. Tive que procurar todos os produtos novamente. Eu não deveria deixar os produtos escolhidos no balcão e sim o mais próximo possível do cliente. Em outra loja, quando chegava uma nova cliente, uma outra colega invejosa dizia, no meu ouvido, que a cliente era dela e eu, ingenuamente, acreditava. Quando eu já estava farta da situação, toda a vez que aparecia uma nova cliente e a minha colega vinha fazer o jogo, eu perguntava à freguesa se ela já era a cliente da vendedora tal e ela falava que não. Então eu comecei a aproveitar a oportunidade para desmascarar a minha colega e a fazer ótimas vendas. Aqui me liguei que sempre quando entra um freguês na loja, qualquer vendedor tem o direito de atende-lo, a não ser que ele chame pela vendedora Fulana de Tal. Na mesma loja, havia uma outra colega que sempre se metia nas minhas vendas, quando eu ia buscar o produto para meu cliente, ela oferecia outra coisa. Então, o melhor que eu tinha a fazer era dizer: “Este cliente já está sendo atendido. Em outro estabelecimento, uma outra colega invejosa pegava os meus recibos que, distraidamente, eu deixava no balcão, para ver quanto eu tinha vendido. Neste caso o meu erro foi deixar o meu carnê de recibos num local em que as outras vendedoras pudessem pegar.

Como se Livrar de Colegas Invejosos

Em primeiro lugar você deve evitar falar sobre qualquer assunto com o invejoso. Depois você precisa ignorar as críticas que ele faz contra sua pessoa. Você também precisa ficar de olho nele o tempo inteiro, pois pode tramar algo contra você.


Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Anônimo disse...

Com colegas de trabalho assim, Luciana, você tinha mais é que andar com um raminho de arruda atrás da orelha. Ou melhor, um ramão.
Beijo.

Mario

Unknown disse...

É verdade, Guto.
Ou então ela pode fazer umas simpatias. Não sei se funcionam, mas não custa nada tentar, né. :-)
Parabéns, Luciana.
Beijos,
Camila.