quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Dia Em Que A Vendedora Assanhada Recebeu Rosas



Meu passatempo predileto é escrever textos na Internet . Mas na vida real , eu já fui uma balconista , que já se deparou com as situações mais inusitadas . Aqui , também , é importante destacar que sou uma pessoa : sonhadora , romântica , fiel e que sempre sonhou em receber um buquê com rosas vermelhas . Sempre quando assisto ao programa Big – Brother , eu me lembro da época em que eu trabalhava em loja . Pois , entre as funcionárias sempre rolavam : fofocas , intrigas , brigas e barracos , aliás muitos barracos . Por isto , nesta crônica , resolvi contar sobre um barraco muito interessante que aconteceu , numa das lojas em que trabalhei . Os nomes das personagens reais serão trocados aqui . Porém , o acontecimento descrito aconteceu realmente . Em 2001 , eu trabalhava numa loja , que ficava em frente a Praça Carlos Gomes e bem ao lado do Jornal Gazeta do Povo , no centro de Curitiba . Esta loja era um estabelecimento que vendia as seguintes coisas : roupas femininas , masculinas e infantis ; artigos de : cama , mesa e banho . Lá , existiam muitas funcionárias : Elizângela , Eliane Paula , Elizabeth , Raquel , Daniele ... Porém , a mais assanhada era a Eliane Paula . Esta vendedora tinha um noivo muito apaixonado , que sempre a tratava bem . Ela até ganhou um anel de noivado muito precioso deste seu pretendente . O problema é que Eliane traia o noivo com os clientes . Sempre quando aparecia um cliente do sexo masculino , esta vendedora fazia questão de atender , num fogo , que nem sequer tinha o trabalho de disfarçar . Quando o cliente era bonito , Eliane sempre passava seu cartão de vendedora com o telefone da loja mais com o telefone de sua casa , que ela fazia questão de anotar atrás deste papel . Um certo dia , um cliente desconhecido apareceu na loja . E como sempre , Eliane correu para atende – lo . Os dois se olharam num fogo ardente . Então , o rapaz pediu para que Eliane mostrasse todos os tipos de toalhas que existiam na loja . Então , a vendedora mostrou os objetos pedidos , mas fez questão de dar em cima deste cliente. No final , do atendimento , este freguês não levou nada , apenas o cartão de Eliane com o telefone da loja e o telefone da sua casa . No dia seguinte , de tarde , apareceu um mensageiro com um buquê de rosas nas mãos .Eu , como sou uma sonhadora boba , perguntei ao mensageiro :
- Estas rosas são para mim ? Meu sonho é receber rosas vermelhas de um homem apaixonado
Então , o mensageiro perguntou :
- Você é Eliane ?
Assim , eu falei :
- Eliane , é a vendedora morena , que está no balcão de trás .
Deste jeito , Eliane recebeu as rosas . Então , Elizângela , a vendedora mais fofoqueira , pegou o cartão das mãos da companheira , leu e falou :
- Eliane , este cartão não é do seu noivo !
Assim , Eliane falou , com uma cara de brava :
- Isto é para quem pode e não para quem quer !
Ao ouvir isto , eu refleti sobre aquela situação e pensei :
- Por que os homens só tratam bem , estas mulheres vulgares , como Eliane ?
Depois de algum tempo , acabou o expediente e eu fui chateada para casa .
Antes de dormir eu pensei :
- Poxa , eu sempre fui carinhosa e fiel ... Por que será que os homens nunca me trataram bem ? Por que só mulheres vulgares como Eliane ganham rosas vermelhas , vigorosas e cheias de desejo ?
No dia seguinte , peguei o ônibus e cheguei até a loja para trabalhar.Depois , vi Eliane chegar com uma cara de doente . Ela chegou com um mau – humor , me olhou com cara feia e disse :
- Foi você !
Então , abobada , eu perguntei :
- Fui eu ? Eu , o que ?
Deste jeito , ela falou :
- Foi você que ligou para o meu noivo e falou sobre as rosas que eu recebi do cliente ? !
Assim , eu falei :
- Não fui eu , porque eu nem sequer tenho o telefone do seu noivo .
Então , a gerente Lis , chegou e perguntou para Eliane :
- O que aconteceu afinal ?
Deste jeito , Eliane disse :
- Ontem eu recebi rosas de um cliente . Mas , meu noivo estava me esperando no terminal de ônibus , coisa que ele nunca faz . Então , ele me viu com as flores e me deu um tapa na cara ... Tudo isto foi culpa da Luciana , que com certeza deve ter telefonado para o meu noivo , me delatando !
Assim , eu falei :
- Dona Lis , isto é mentira ! Pois , eu nem tenho o telefone do noivo desta maluca !
Então Eliane , continuou , com a sua insanidade :
- Você fez isto , porque seu sonho é receber rosas e você nunca conseguirá . Afinal , você é horrível , sem graça e incapaz de gerar tesão em alguém .
Deste jeito , ofendida , falei :
- Eu não disse nada para o seu noivo . Mas , deveria , porque você é vulgar , sai com os clientes e engana o coitado !
Após esta frase , a gerente resolveu parar com aquela discussão , dando tarefas diferentes para as duas funcionárias , que estavam com os nervos alterados . Naquele dia , ao chegar em casa , me lembrei das palavras de Eliane , comecei a chorar e a pensar :
- Acho que ela realmente tem razão , eu sou feia e sem graça . Por isto , nem é bom eu sonhar com rosas vermelhas e com um amor digno .
Alguns meses se passaram , então a vendedora Elizângela brigou com os donos da loja e confessou todas as confusões que ela armou . Inclusive , esta vendedora confessou que foi ela quem ligou para o noivo de Eliane , falando das rosas que ela recebeu do cliente . Bem , hoje , esta loja em que trabalhei , não existe mais . No lugar dela , há uma galeria de arte . Eliane voltou para o noivo , hoje está casada e trabalha numa loja de roupas femininas , comandada por uma senhora coreana . E eu ...Eu continuo sonhando com rosas vermelhas e com um amor de verdade . Enquanto isto não chega , eu me divirto escrevendo textos na Internet e procurando um outro emprego como balconista . E com você , leitor , já aconteceu algo semelhante ?





Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais importante do que as flores em si é a intenção delas. E mais ainda a procedência, não é não, Luciana? :-)
Bjs

Mario