terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A cor do humor

Quando pensei no post de hoje o assunto que me veio à tona na cabeça foi CROMOTERAPIA. Esta é uma ciência muito interessante (e acho que se aplica diariamente em nossas mentes e em nosso corpo) que influencia tanto no nosso comportamento quanto na cura de doenças (acreditem!). A Cromoterapia é uma ciência que utiliza a vibração das cores para refletir e restaurar nosso equilíbrio energético. E cada cor tem uma vibração diferente que age de forma a restaurar ou suplementar vibrações energéticas que estão nos faltando, ou neutralizar as que estão em excesso em nosso corpo. A vibração das cores podem ser introduzida no nosso físico ou emocional através de alimentos, líquidos, sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.


Já no campo da cura, ela atua em disfunções orgânicas como pressão alta ou baixa, artero-esclerose, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, hemorróidas, cálculos renais, Mal de Parkinson, cefaléia, bronquite, sinusite, conjuntivite e, até mesmo, queda de cabelo. Existe um aparelho de Cromoterapia que utiliza cores através de várias sessões para tratar de cada disfunção específica.


Algumas cores e suas influências:
vermelho aumenta a energia vital
rosa ativa a energia amorosa, elimina impurezas do sangue
laranja proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas
amarelo desenvolve a criatividade, purifica o sistema e é benéfico para a pele
amarelo forte fortifica o corpo e age em tecidos internos
verde aumenta a capacidade física e mental
verde forte é anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
azul acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
azul forte lubrifica as juntas e articulações
rosa forte age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue
indigo é anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, limpa as correntes psíquicas
violeta é sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações
dourado concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza. prateado concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.
branco é soma de todas as cores - representa inocência, pureza e paz
preto ausência de cor - apesar de ajudar a esconder gordurinhas indesejáveis, absorve a negatividade do ambiente e representa, luto, tristeza e mistério

Por esta definição, creio que podemos nos perceber ou até mesmo lembrar de como já fomos influenciados pelas cores e como, de certa forma, esta influência está no nosso dia a dia. Como? A começar pela cor das paredes de nossas casas ou quartos, que é escolhida por nossas mentes por gosto da cor e porque nos sentimos bem em relação a ela. Quando vamos à casa de alguém que a cor da parede não nos agrada, tendemos a não nos habituar ou sentir confortável no lugar. Ou mesmo quando saímos em algum lugar que o ambiente não nos agrada ao olhar, tendemos a hesitar. Ou quando pensamos “hoje vou sair de roupa amarela”, já estamos escolhemos uma cor de roupa adequada ao nosso humor e que acreditamos que nos fará sentir bem. Eu mesma percebi como isto estava presente em minha mente há três anos, quando fiz uma cor adequada para a parede de meu quarto conforme meu estado de espírito naquela época.
Os alimentos também, acredito eu, que influenciam muito: existem muitas pessoas que não comem algo que tenha uma cor que não agrade aos seus olhos (alguns de nós tendemos ainda de certa forma a olhar primeiro a aparência das coisas). A comida pode ser a mais gostosa do mundo, a roupa ou o objeto com o melhor design, mas se a cor não está de acordo, dificilmente vamos gostar do que vemos.


As cores afetam nosso emocional de forma a deixar tudo melhor ou pior. É por isso que buscamos as que nos agradam, que melhoram nosso astral ou, em casos mais corporais, buscamos algum tratamento, e é aí que a Cromoterapia pode sim ajudar.

Mas ao longo da minha pesquisa do assunto de hoje, eu, como uma amante do Egito Antigo (acho que já deixei isso bem claro em outros posts hehe), descobri algo sensacional que não posso de jeito nenhum deixar de compartilhar.


A Cromoterapia está fortemente ligada ao Egito Antigo, pois foi lá que esta ciência se iniciou na dinastia de Imhotep, considerado pai Universal da Medicina, na data de 2800 a.C. Várias civilizações antigas como egípcios, indianos, gregos, chineses e outras já usavam as cores para tratar a saúde. Os sacerdotes-médicos do Egito Antigo utilizavam flores e pedras preciosas para tratar os doentes. Ou seja, esta ciência nasceu lá e ressurgiu como uma medicina energética assim como a Acupuntura.

Acho que depois de saber de tudo isso, é impossível negarmos a influência das cores em nós (do seu menor ao maior grau) e como podemos perceber isso facilmente pelos nossos gostos ou estados emocionais. Escolher uma cor é como escolher uma música que nos deixe mais alegre que faça bem ao nosso espírito e conseqüentemente nos faça sentir e ter sentimentos melhor (e olhe que até nossos ancestrais já tinham percebido isso).

Deixo com vocês um vídeo sobre a cromoterapia que vi no youtube e, caso nada desta ciência lhe interesse e você queria saber como anda sua vida, observe a cor da sua roupa e da sua vida hoje. E se for preciso, pinte-a de uma cor diferente.









Beijos Dourado Extravagante

Bianca Silva

2 comentários:

Anônimo disse...

Massa, Bia. Só fiquei imaginando como seria a aplicação da cromoterapia em hemorróidas. rsrs
Beijos.

Mario

Anônimo disse...

nem quero imaginar rs
Beijoo

Bia