terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Lenda do Matadouro da Avenida Salgado Filho



Há alguns anos atrás eu tinha uma amiga que fazia doações para um abrigo de crianças carentes com necessidades especiais , localizado na Rua Salgado Filho , na cidade de Curitiba .
Um certo dia fomos juntas até este orfanato , assim doamos roupas e brinquedos . Então , num tom nostálgico , ela me disse :
- Já que você gosta de lendas urbanas quero que você saiba que este lugar possui muitas destas histórias .
Deste jeito exclamei :
- Conta para mim !
Desta maneira minha colega contou :
Reza a lenda que no século dezenove este local era um matadouro de bois .Dentro dele havia um touro negro que ninguém conseguia matar . Na primeira vez que ele foi para a guilhotina , a lâmina caiu . Depois um funcionário tentou atacar o animal com uma faca , mas este homem teve um ataque cardíaco e faleceu naquele mesmo instante . Porém o bicho nada sofreu . Exaustos , os trabalhadores deixaram para matar o boi no dia seguinte .
Quando a secretária abriu o matadouro , viu aquele bovino negro flutuando entre uma fumaça muito branca , com os olhos vermelhos . Assim os funcionários chamaram um padre exorcista que após muita reza fez com que o touro sobrenatural desmaiasse . Porém ninguém teve coragem de matar o animal . Deste jeito um carroceiro ficou com a missão de levar o animal para uma fazenda na zona rural de São José dos Pinhais , região metropolitana de Curitiba . Porém aconteceu um fatal acidente no meio do caminho , onde o condutor e o animal faleceram no local .
Um século se passou e o antigo matadouro virou um orfanato para crianças carentes com necessidades especiais . Dentre elas havia uma menina cujo apelido era Trancinha , por causa do seu penteado . Uma vez esta garota estava cantando a seguinte música :
- Boi , boi , boi ...
- Boi da cara preta ...
- Pegue esta criança que tem medo de careta ...
Então , de repente , apareceu o fantasma de um touro para esta criança e ela começou a brincar com ele . Numa das brincadeiras Trancinha tirou seu casaco vermelho e passou a brincar de toureiro com o animal .
Naquele instante uma das professoras abriu a porta da sala onde a garota estava e indagou :
- Com quem você estava falando ?
A menina respondeu :
- Com o boi preto .
A mestra perguntou novamente :
- Onde ele está ?
A pequena falou :
- Ele sumiu , pois se assustou com o barulho da porta .
Por se tratar de uma criança com necessidades especiais , a educadora não levou a história do boi a sério e afirmou para a aluna :
- Me dê a mão e vamos brincar com o resto da turma .
No dia seguinte , Trancinha estava cantando a música Boi da Cara Preta sozinha , sentada na areia do parquinho , e a professora perguntou :
- Como vai ?
A menina repondeu :
- Vou bem porque estou brincando com o boi negro .
- Quer brincar com a gente ?
Naquele momento a educadora olhou para o lado esquerdo da garota , viu marcas de patas bovinas na areia e ficou assustada .
Naquela mesma noite , esta mestra sonhou que montou num touro negro , que depois de alguns segundos transformou – se em uma montanha de dinheiro . Uma semana depois esta educadora ganhou muitos cruzeiros num sorteio e saiu do seu trabalho .
Alguns dias depois Trancinha faleceu de meningite e após sua morte , as crianças do orfanato afirmaram que viam o espírito da menina montado em cima de um boi preto , com olhos vermelhos .
Este causo ficou conhecido como : A Lenda do Matadouro da Avenida Salgado Filho .
Muito tempo se passou após a minha amiga contar este causo . Ela desencarnou há dois anos atrás de falência múltipla dos órgãos , pois já tinha a idade avançada .
Hoje não existe mais o educandário para crianças carentes naquele local . Pois o orfanato deixou de receber donativos gradativamente . Hoje em dia , quando passo em frente a este lugar sinto um misto de saudade com nostalgia . O problema é que muitos orfanatos desaparecem por falta de colaboradores e ,infelizmente , este fato não é uma lenda urbana .

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: