segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tema da semana: as cores e seus efeitos emocionais

De que cor é o seu mundo?

A cor, mais do que beleza pode transmitir sentimentos. É capaz de desencadear uma série de fenômenos psicológicos. É um componente com grande influência no dia-a-dia de uma pessoa, pode interferir nos sentidos, emoções e intelecto. É usada para se atingir objetivos específicos, não simplesmente como um elemento estético. Quantas vezes você não optou por um produto na prateleira do supermercado por sua embalagem ser mais atraente. Há muito, designers de embalagens e empresas descobriram na cor uma arma potencial para impulsionar vendas.

Minha sugestão desse tema para essa semana aqui no blog surgiu de uma divagação sobre as várias leituras e associações que fazemos com determinadas cores. De como o verde nos remete a elementos da natureza, saúde. O vermelho a sangue, paixão. O branco a limpeza, pureza. O azul acalma, é a segurança que um jeans dá para qualquer guarda-roupa. O amarelo simboliza entre outras coisas criatividade, idéias e alegrias.


Essas e outras associações estão enraizadas de tal forma em nossa cultura, que empregamos em nossa linguagem corrente sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelas pessoas. São frases comuns no nosso cotidiano:
- Fulano ficou vermelho de vergonha.
- O susto foi tão grande que ela ficou branca.
- Deu um sorriso amarelo.
- Ele estava roxo de raiva.
- A situação ficou preta.

Quantas vezes você já usou essas expressões? São culturais, todos usamos.


Estudos mostram que o humor das pessoas muda conforme elas são expostas a cores diferentes. Como já citei, as cores são capazes de estimular, deprimir, tranquilizar e até podem abrir nosso apetite. Por isso a importância do estudo para o uso das cores nas mais diversas áreas seja ela médica, de comunicação ou alimentação.


Então é isso, traga muita cor para o seu mundo, descubra qual tem mais a ver com você, com seu atual momento:

O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância.

O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Melhor usado às terças-feiras (dia de Marte).

A cor AMARELA ou DOURADA desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e a desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. .O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos domingos.

A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Não possui contra-indicações.

O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Melhor usar às quintas-feiras (dia de Júpiter).

O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.

O CINZA ou o PRATEADO dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não deve ser usado por quem sofre de memória fraca. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos. Melhor dia para usar: na segunda-feira.

O PRETO transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas.O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido. O amarelo seria o mais indicado. Melhor usado aos sábados (dia de Saturno).

O BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar: segunda-feira.

O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado ao deitar, nas articulações, juntas doloridas, dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça. Melhor dia para usar: quarta-feira. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. Melhor usado às sextas-feiras (dia de Vênus).

Besos,
Andréa Penteado

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem legal, Dedé, agora vou imprimir e colar na parte interna do meu guarda-roupa. rs
Beijos.

Mario