segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Tema da semana: Inveja

Pé-de-pato, bangalô, três vezes!

Dor de cotovelo e olho gordo são algumas das definições conhecidas para um sentimento que eu acredito que faça mais mal para a pessoa que o nutre do que pro alvo da tal inveja. Pensa bem: ficar se torturando, porque se sente inferior na aparência ou nas conquistas de alguém?


Mas também, ser alvo de inveja não é nada confortável, já estive nessa situação, é horrível. E olha que não sou nenhum modelo de beleza, não tenho posses e muito menos um cargo de chefia. Acreditava que eram essas coisas que atraíam olho gordo, porém, nessa época, descobri que ser feliz, ter amigos e uma relação amorosa estável é motivo para neguinho espichar o olho, como dizem por aí.


Era uma pessoa próxima com quem eu tinha que conviver. Por muito tempo agüentei alfinetadas, administrei intrigas, mal entendidos, tentava levar na diplomacia. Mas um dia não deu mais, como vocês já devem ter lido em um post anterior, sabem que eu sou uma lady porra, fina pra caralho! Chamei a distinta figura para um conversê e descasquei o verbo, deixei claro que aturava o que ela fazia em função do bem comum de todos, já que era necessária convivência. Perguntei o porquê de eu incomodá-la tanto, queria entender as suas atitudes e se eu tinha feito algo que justificasse ela agir daquela forma comigo.

A resposta que eu tive: uma pessoa me olhando com cara de paisagem, dizendo que passou uma fase difícil e que nunca imaginou que pudesse estar agindo daquela forma. Desculpou-se polidamente e voltou a agir da mesmíssima maneira na semana seguinte. Hellooooo, não tenho sangue de barata, nem vocação pra Irmã Tereza, sartei fora, deletei a pessoa do meu convívio diário. A encontro em raras ocasiões e a trato com a devida educação que todo mundo merece, apesar dos pesares.

Mas tem aquelas invejas que a gente tem e administra legal. No meu caso, por exemplo, invejo quem consegue passar inabalável por uma barra de chocolate, quem come porcaria e não tem colesterol alto. Porque yo, amigos, posso passar a alface e água, que ele continua lá inabalável, acima de 200 (o colesterol).


Mas vamos falar sério, inveja é uma merda, né?


Andréa Penteado

2 comentários:

Anônimo disse...

Dedé, eu só não entendi o título. Tem de dizer aquilo se a gente perceber olho gordo por perto?
Beijão, DDD. ;-)

Mario

Anônimo disse...

Isso mesmo. Se percebe o olho gordo pra cima de você, vc entoa um "pé-de-pato, bangalo, três vezes" pra se proteger, mizifi! Rs
Beijos
Dedé