quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cores e Sentimentos

Em 1979, eu tinha cinco anos de idade e frequentava o jardim-de-infância. Um certo dia, a professora disse:
- Agora vamos conhecer os significados das cores: o branco é a paz, o verde significa esperança, o laranja é a cor da inteligência, o amarelo traz energia, o vermelho é a paixão, o rosa é a cor da fantasia e a cor violeta significa harmonia.


Então pensei:
- Que aula legal! Cada cor tem um segredo!
Mas dentro do ônibus, sentei-me perto de duas senhoras: uma loira e outra morena. A morena falou para a loira:
- O cara encostou a faca na minha barriga e gritou: “Dona , me passa a carteira”! Então amarelei e fiquei branca de medo...
Depois a loira comentou:
- Se eu fosse você teria ficado violeta. Afinal polacas quando estão com medo ficam roxas e como sou descendente de poloneses...
- Com tanta pressão tive que dar o meu dinheiro. Mas de repente surgiu um policial e o ladrão saiu correndo com a minha carteira. Daí dei aquele sorriso amarelo, aquele que surge na boca quando a gente não acredita no fato que aconteceu, e agradeci ao meu herói. Porém, disse que o bandido tinha levado a minha grana e que por isto estava verde de raiva. E o policial exclamou: “Agora fiquei vermelho de vergonha! Se eu aparecesse mais cedo...”.
Depois de escutar este papo cheguei em casa e pensei:
- Se branco é a cor da paz, como uma pessoa pode ficar branca de medo? Se vermelho é a paixão como alguém pode ficar vermelho de vergonha? Ora, uma vez meu pai me disse que quem tem vergonha não se apaixona. Se verde é a cor da esperança, como uma criatura pode ficar verde de raiva?


Naquele mesmo momento, liguei a televisão e apareceu uma cena de um homem que estava nervoso, de repente ele começou a ficar verde e virou um monstro. O nome dele era Incrível Hulk.
Assim pensei:
- Nossa! Agora descobri como alguém fica verde de raiva! Será que todos os adultos são como o Incrível Hulk?! Bem no caso deste monstro ele fica verde de raiva e também de esperança. Afinal, ele é um super herói.
Então coloquei num outro canal, cujo tema era erros de gravação. Assim, apareceu o momento em que uma atriz loira escorregou e ficou muito vermelha. Logo pensei:
- Agora entendi o que é ficar vermelho de vergonha!
Deste jeito sintonizei o aparelho em um outro canal e vi um jogo de futebol. Na metade da partida, um jogador ficou paralisado com a bola. Desta maneira o locutor exclamou:
- O jogador amarelou!
Assim pensei:
- Nossa já aprendi o que é amarelar num jogo, ficar verde de raiva, vermelho de vergonha... E quanto à confusão das outras cores... O que devo fazer?! Já sei: perguntarei para a minha professora amanhã!


No dia seguinte indaguei à mestra:
- Professora, ontem a senhora explicou sobre o significado das cores, né?!
Ela disse que sim com a cabeça e eu continuei:
- Então me diga: se branco é a cor da paz, como uma pessoa pode ficar branca de medo? Se o amarelo é a cor da energia, por que um sorriso amarelo é sem graça? Se violeta é a cor da harmonia, como alguém pode ficar violeta de pânico?
A mestra respondeu:
- Contarei uma historinha para vocês: há milhares de anos existia na Grécia uma deusa chamada Íris que tinha asas nas cores do arco-íris. Naquela época o mundo era preto e branco. Um certo dia observando a Terra de longe ela falou: “este mundo está muito chato só com duas cores. Por isso, jogarei as minhas asas no planeta Terra e este lugar ficará colorido”. Mas Zeus, o chefe dos outros deuses, chegou para ela e disse: “se você fizer isto o mundo ficará mais colorido. Porém haverá um problema: cada cor criará vida própria e terá duas personalidades. Por exemplo: a cor laranja que significa inteligência também representará a loucura. A cor amarela que é energia também significará decepção. A cor rosa que é ternura pode representar a força feminina que é capaz de abalar muitas coisas. E assim por diante...”. Íris nem deu bola para as explicações de Zeus e jogou suas asas coloridas ao mundo. Assim, o planeta ganhou cores novas e ficou muito colorido.

Ao chegar em minha residência sintonizei o rádio e escutei, pela primeira vez, este trecho de uma música de Rita Lee:
“- Por isso não provoque é cor de rosa choque...”
Logo refleti:
- Agora entendi o que Zeus quis dizer quando afirmou que: “a cor rosa que é ternura pode representar a força feminina que é capaz de abalar muitas coisas”. Muito tempo se passou e, hoje, toda vez que fico com ódio, minha pele torna-se esverdeada graças à minha bílis enfurecida, mas pouco a pouco ela dá espaço ao tom verde da esperança. Toda a vez que me apaixono dois tons de vermelho tomam conta do meu rosto e da minha alma: o carmim da vergonha e o bordô da paixão. Sempre quando fico com medo minha face fica pálida. Porém, quando percebo que o pânico já passou é o branco da paz que invade o meu espírito.


Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Alice Bacilla Munhoz da Rocha disse...

Cada cor pode significar coisas muito diferentes também em idiomas diferentes
Dizer que esta azul aqui pode significar que esta tudo bem, na Austria quer dizer que bebeu um pouco demais
Amarelo é dinheiro em algumas culturas e é cor de luto em outras.

cada cor com sua mania