sábado, 4 de julho de 2009

Absorventes Internos: Mitos X Verdades



OB, Intimus, Tampax. As marcas são diversas, mas apesar do montante de informação disponível na Web, muitas mulheres têm dúvidas com relação aos absorventes internos. O assunto ainda é considerado tabu, principalmente entre as adolescentes. De qualquer forma, usar um absorvente interno é mais simples do que se imagina.

Convenhamos, nós mulheres já sofremos muito com a TPM antes de entrarmos “no vermelho” e as malditas cólicas durante o período menstrual. E a nossa vida não pode parar quando estamos “naqueles dias”, não é mesmo?

Por experiência própria, posso garantir que o absorvente interno é, sem sombra de dúvidas, muito mais prático e proporciona bastante segurança, bem estar e conforto; além de ser ultra discreto. Fala sério, é horrível sentir um “bisorvente” marcando e fazendo volume na roupa, não é verdade? Neste aspecto, o OB ou seja-lá-qual-marca-for dá uma sensação indescritível de liberdade, principalmente quando se quer usar uma calça mais justa, uma mini saia, ou até mesmo um biquíni.

Os mitos em torno do absorvente interno são muitos, mas acredito que o maior deles está relacionado à virgindade. Grande parte das garotas (repito mais uma vez, a maioria adolescentes) temem usá-lo por medo de perder a virgindade. Os médicos são categóricos: essa história de que absorvente interno tira a virgindade é balela. O que faz com que a mulher deixe de ser virgem é a relação sexual. As possibilidades do hímen se romper por causa dele são remotas, já que o hímen possui perfurações que permitem a passagem do absorvente sem causar danos à membrana. Até porque a virgindade não está somente no hímen, mas daí é um assunto para outro post.

Quando colocado corretamente, não se sente nada. Incômodo, dor, absolutamente nada. Aliás, você até esquece que tem alguma coisa dentro de você.
Vazamentos só ocorrem se o absorvente for mal colocado ou ao usar um tamanho que não corresponde ao adequado para a intensidade do fluxo menstrual.

Também não dói para tirar. A “cordinha” é hiper resistente, de forma que as possibilidades de arrebentar são praticamente nulas. Pelo menos eu não nunca ouvi falar sobre algum caso em que ela tenha arrebentado (se alguém conhece, por favor me notifique, rs). Portanto, fiquem tranqüilas.

Também não há como ele se perder no corpo. A abertura entre o fim do canal da vagina e o inicio do colo do útero tem o tamanho de uma cabeça de alfinete. Ou seja, impossível passar.
O segredo é colocar e tirar “com jeitinho” (sem duplas interpretações, por favor, rs) para não causar nenhuma lesão.

Em resumo, os absorventes internos não oferecem risco à saúde da mulher, desde que sejam tomados alguns cuidados, como lavar as mãos antes de colocar ou retirar o absorvente e trocá-los com freqüência; no máximo a cada 4 horas no dias de maior fluxo, ou 6 horas nos dias de menor fluxo. Isso porque qualquer vacilo favorece a reprodução de bactérias e aumenta o risco de infecções.
Em caso de dúvidas, procure sempre um ginecologista.




Camila Souza

5 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim alguém concorda que OB é muito melhor que o absorvente convencional. Usar um biquíni com absorvente interno é com certeza mais agradável.
E sobre a questão da virgindade, concordo com você quando diz que "a virgindade não está somente no hímen". Por favor né? As pessoas precisam se atualizar...
Gente cabeçuda viu?

Adorei Mila.
Bjs

Anônimo disse...

Muito instrutivo, Mila, bem esclarecedor e objetivo o post. Só sobre a questão de o fio arrebentar, no post da Adriana Lopes (de quarta-feira) tem a descrição de um caso em que isso ocorreu.
Beijo e supersemana.

Mario

Anônimo disse...

Mila eu tenho uma amiga de 12 anos que colocou o ob e está com medo de ter colocado errado e de perdido a virgindade ,ela está com falar pra mãe porque ela colocou o ob escondido,eu não sei como aconselha-la ?
obg bjs

Anônimo disse...

Mila eu tenho uma amiga de 12 anos que colocou o ob e está com medo de ter colocado errado e de perdido a virgindade ,ela está com falar pra mãe porque ela colocou o ob escondido,eu não sei como aconselha-la ?
obg bjs

Anônimo disse...

Muito bacana,me disseram q tira a virgidade fiquei com duvida...mais foi bem esclarecedor..agora a duvida foi embora..mto bom o post...