segunda-feira, 6 de julho de 2009

Semana de tema livre

Quem Reclama o Rabo Inflama



O dicionário define hemorróidas como varizes nas veias dos ânus. Mas sabemos que esta doença vai além desta mera definição.
Quando eu era criança, toda vez que reclama de alguma coisa sem razão, os mais velhos diziam:
- Quem reclama o rabo inflama!
- Quem se importa o rabo entorta!
Naquela época, eu tentava desvendar os segredos destes ditados até que o tempo passou e a minha puberdade chegou. Na minha juventude, fui trabalhar num local onde havia uma funcionária muito ranzinza, que sempre reclamava do serviço das outras empregadas e se metia na vida particular das outras colegas. Exemplos: se alguma serviçal limpasse o chão e deixasse um cisco, esta funcionária mau-humorada logo xingava a moça. Se alguma colega viesse sempre com a mesma roupa, esta mulher antipática tratava de criticar e assim por diante...
Porém, comecei a notar que esta chata sempre tirava da bolsa uma pomada para ir ao banheiro chamada Hemovirtus.
Um certo dia, morrendo de curiosidade, fui a uma farmácia e perguntei qual era a função daquele remédio. Fiquei assustada quando a farmacêutica falou que aquele produto era para tratar hemorróidas. No mesmo instante , refleti:
- Agora entendo os significados dos ditados "Quem reclama o rabo inflama" e "quem se importa o rabo entorta"!
Alguns anos depois, saí daquele emprego e fui convidada a assistir uma palestra de um psiquiatra, denominada "Doenças Psicossomáticas". Tudo estava indo bem durante o evento, até que, num certo momento, o doutor falou :
- Vocês sabiam que hemorróidas também é uma doença psicossomática? Sim... Afinal uma pessoa que vive reclamando tem tanta pressa de colocar os seus sentimentos para fora que acaba passando esta angústia ao seu corpo inteiro, tornando a região do ânus muito vulnerável. Por isto é que as vovós tinham razão quando falavam os seguintes ditos populares: "Quem reclama o rabo inflama" e "Quem se importa o rabo entorta".
Naquela hora não agüentei e soltei uma gargalhada sem querer. Afinal isto que o psiquiatra comentou foi o clímax da palestra.
Portanto, reflita sempre se tem razão antes de reclamar de algo.


Luciana do Rocio Mallon

4 comentários:

Anônimo disse...

Matou a pau, Luciana. Tem ainda o "quem cochicha o rabo espicha" pra gente tentar decifrar. Mas só esses dois ditos que você citou já dão o recado: gente reclamona deste mundo, se atentem porque quem é ranzinça e fica procurando defeitos acaba indo tomar naquele lugar, literalmente. hehehe ;-)
Beijo.

Mario

Anônimo disse...

Adorei, muito pertinente.
Parabéns

Beijos, Leticia.

Anônimo disse...

quem escreve mal, no rabo metem-lhe um pau

Anônimo disse...

Aí , o que é isto no meu trasseiro ?!1
Com carinho ,
Luciana do Rocio .