quarta-feira, 29 de julho de 2009

Reflexão Sobre os Naturistas


O Dicionário define naturista como: "partidário do naturismo, que é uma filosofia das pessoas que atribuem a natureza como princípio". Porém, sabemos que esta definição vai além deste mero significado. Tenho uma amiga que se diz naturista - aqui, para preservar o nome real dela, iremos chamá-la de Tiffany. Conversando com esta moça, que é frequentadora assídua da praia de nudismo do Pinho em Santa Catarina, ela definiu naturismo desta forma: “O povo acha que naturista é a pessoa que gosta de frequentar praias de nudismo. Mas isto é uma definição errônea, pois naturismo é um estilo de vida, é andar de mãos dadas com a natureza, brindando à liberdade e respeitando o próprio corpo. Quem é naturista não fuma, não bebe, não usa drogas e não tem preocupações fúteis sobre o corpo. O fato de um naturista andar despido numa praia de nudismo é um símbolo de liberdade, lá ele pode se libertar até da ditadura da beleza. Por exemplo: basta colocar uma mulher exibicionista, que curte rebolar nas ruas da cidade, totalmente sem vestes numa praia de nudismo que lá ela perderá esta vontade toda de rebolar".

Por dedução, podemos afirmar que os primeiros naturistas que surgiram na Terra foram Adão e Eva, afinal eles andavam nus e só consumiam alimentos naturais. Porém, a serpente tentadora ofereceu a maçã proibida da intelectualidade para Eva, que deu o fruto para o marido. Assim nasceu a malícia e os dois ficaram envergonhados ao descobrir que tinham os corpos diferentes. Por isto cobriram-se com folhas de parreira e foram expulsos do Paraíso.


Quando as pessoas falam de naturismo, logo lembro-me da lenda de Lady Godiva, uma mulher vegetariana, defensora da natureza e determinada, que foi obrigada a casar-se com um político quando ainda estava na adolescência. Um dia, ela descobriu que seu esposo explorava o povo com altos impostos e fez uma aposta com ele: se ela saísse nua, montada num cavalo pela vila, o marido seria obrigado a baixar os impostos. Desta maneira, duvidando da ousadia da mulher, o político aceitou a aposta. Então ela saiu nua pela cidade, a cavalo, acompanhada de duas empregadas vestidas. Devido à ousadia, seu marido teve que baixar os impostos. Reza a lenda que até hoje, em Londres, o fantasma de Lady Godiva aparece andando nu sob um cavalo branco, nas noites de Lua Cheia.


Outro fato que me recordo toda a vez que falam em naturismo é uma história que ocorreu com um senhor da minha família. Dizem que este idoso, quando era jovem, morava no interior e gostava de tomar banho nu nos rios e correr despido pelos campos. Alguns anos depois ele veio para a cidade, casou-se e foi morar num conjunto residencial onde as casas são muito próximas umas das outras. Mesmo assim, ele gostava de fazer pipi no quintal, pois achava que a sua urina servia de adubo para as plantas. Um certo dia este senhor foi urinar na horta, quando, de repente, sua filha abriu a porta e notou que o vizinho estava podando as enormes árvores e da sua casa dava para ver ele regando as plantas. O vizinho fez uma cara de indignação, largou seu material e saiu correndo. A jovem então gritou para o seu pai :
- Pai, por acaso estava fazendo pipi no quintal agora?!
Ele respondeu :
- Sim, acabei de fazer.
Quando ele voltou para a casa, a menina comentou:
- O problema é que o vizinho estava podando as árvores do alto e viu a sua atitude de lá.
Ele ficou com vergonha e se recolheu .

Através desta crônica é possível concluir que naturista não é apenas a pessoa que frequenta praias de nudismo, pois ser naturista vai muito além disto. O verdadeiro naturista preocupa-se com a natureza e tem na liberdade sua melhor fonte de expressão.



Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Anônimo disse...

Luciana, boa a lembrança das fábulas. Curiosa, em especial, a última, do rega-alface. rsrs Como vegano, confesso que fiquei um pouco preocupado com os naturistas. :-)
Beijo, Luciana.

Mario

Unknown disse...

... "confesso que fiquei um pouco preocupado com os naturistas". [2]

Poxa vida, adoro alface... não como mais! rsrs
Beijos!