sábado, 12 de setembro de 2009

Atletismo Digital


Você pode nunca ter ouvido falar, mas pratica todos os dias (ou quase). Pare e pense: quanto tempo você dedica à internet todos os dias? Quantas horas você passa diante do computador? Quando vê um PC à sua frente, sente o desejo de correr até ele e ligá-lo? Recentes pesquisas revelam que o brasileiro é um dos povos que passam mais tempo na web, com a média de 71 horas e meia por semana. É tempo demais. Tempo este que poderia ser melhor aproveitado com leitura, passeios, entre outras atividades.

E ao contrário do que se possa imaginar, o atletismo digital (ou netmaratonismo) não é uma modalidade que se restringe somente a nerds ou viciados na web. Trancafiado em suas casas e escritórios, o homem moderno tem aderido cada vez mais a esse “esporte”, correndo freneticamente contra o tempo, saltando de um site para outro - da página de notícias para o Orkut, depois para o MSN, em seguida para o Twitter, e depois para as Desaforadas... rs
Entrando numa maratona para responder aos e-mails que não param de chegar (e lotar sua caixa de entrada), os scraps no Orkut; conversar com cinco pessoas no MSN ao mesmo tempo e ainda digitar um relatório, montar uma planilha e elaborar uma apresentação no menor espaço de tempo possível.

Às vezes, somos obrigados a praticar a modalidade de corrida com obstáculos, como conexão lenta, PC que insiste em travar quando três programas diferentes estão abertos no Windows, ao fazer download de arquivos pesados e cortes bruscos de energia. Tudo cronometrado. Horas, minutos, segundos, centésimos. Batemos recordes diários sem nos darmos conta.

O netmaratonismo, quando praticado corretamente, nos possibilita adquirir uma excelente saúde mental e intelectual. Também nos permite adquirir novas habilidades e aprimorar as já existentes, como digitação, idiomas, conhecer pessoas, troca de idéias e experiências, contato com culturas diferentes, além de momentos de descontração, que permitem a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pelo prazer.

Por outro lado, como todo esporte, sua prática excessiva ocasiona sérios problemas à saúde - física, mental, psicológica e social; como lesões por esforços repetitivos (LER) como tendinites e bursites , fadiga, depressão crônica, diminuição dos reflexos e sentidos; falta (ou excesso) de libido, problemas de visão (como miopia e astigmatismo), perda de massa encefálica, atrofiamento mental, dificuldades de comunicação, relacionamento e integração no mundo real, etc.

Portanto, vamos praticar sim o netmaratonismo, mas com moderação.


Camila Souza, netmaratonista compulsiva

2 comentários:

Anônimo disse...

Também sou netmaratonista, Mila. E dos bons, daqui a pouco vão até me fazer anti-dopping. rs
Beijo.

Mario

Unknown disse...

Pois é, c/certeza seríamos reprovados no teste anti dopping. rs
Beijos.