segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tema da Semana: Esportes Preferidos

Jornada esportiva




Na escola, sempre quis ser aquela que era vista praticando esportes. Como eu era amiga dos esquisitos e marginalizados, acabava não sendo escolhida para os times. Praticava pouco e não era muito boa. Via aquele povo cheio de energia marcando pontos, formando times, competindo, gritando e chorando. Eu pelo menos não sofria por ter perdido. Reparei que as boas jogadoras eram agressivas na sala de aula. Uma delas me deu um tapa na cara uma vez do nada. Disse que eu a incomodava só por existir. Talvez se eu tivesse sido esportista devolveria o tapa. Mas ali fiquei intrigada e triste. Será que a violência não era expurgada o suficiente através dos esportes? Com muito esforço, consegui jogar um pouco de vôlei e handball mas meu tesão secreto era o basquete. Eu era calminha e não muito alta.

O que me restava então era o grupo de expressão corporal. Como minha escola era batista, não era necessariamente a coisa mais charmosa pra se fazer. Lembro que uma outra classe dançou a trilha do filme “Flash Dance”- She is a Maniac e eu fiquei louca. Queria pular dali mesmo onde estava, só que estava na arquibancada e meu grupo de ginástica rítmica desportiva era o próximo. Fizemos uma coreografia com a trilha do filme “Carruagem de Fogo”... Meus amigos renegados me davam uma força.

Hoje eu nado. Não sou lá muito alongada mas estou pensando nisso todos os dias.(uma vez me apaixonei por um cara que me trocou por uma bailarina, fiquei tão triste que resolvi não alongar mais nada. Isso já passou...) .

Nado e esqueço da vida. Já trombei com pessoas e quase arrebentei a cabeça. Quando a água me levita eu escuto música, resolvo questões difíceis e já me peguei chorando algumas vezes (você chora, embaça o óculos e vê uma sobreposição de águas). Dentro da água as coisas parecem estar em outro planeta. Minha diversão secreta é soltar um punzinho dentro do maiô enquanto estou nadando e sentir aquelas bolinhas fazerem cócegas.

Nado bem e sei bem fazer nada, meu esporte favorito.Não quero competir mas ficar forte para aos 80 anos ainda ser capaz de jogar basquete e dançar como a atriz do Flash Dance, de preferência com meus amigos renegados que no final das contas se tornaram muito interessantes.





Patrícia Ermel

Um comentário:

Anônimo disse...

Patrícia, seu "prazer secreto" agora não é mais tão secreto assim, hehe, bem como o seu talento para escrever com sinceridade e grande sensibilidade sobre suas experiências pessoais.
Beijo, Patuchira.

Mario