terça-feira, 8 de setembro de 2009

Poderes Sobrenaturais Da Dança Flamenca


O dicionário define flamenco como: dança cigana praticada, tradicionalmente, na Espanha. Mas sabemos que dança flamenca vai muito mais além desta mera definição.


Origens da Dança Flamenca
Um povo nômade saiu da Índia , passou por algumas regiões árabes e depois visitou a Europa. Estes nômades foram batizados de ciganos e eles absorveram a dança de cada região por onde passaram e desta mistura nasceu a dança Flamenca. Significados de Alguns


Gestos da Dança Flamenca:
Movimentos Com os Braços: Movimentos Circulares Com os Braços.Os movimentos suaves e circulares com os braços nos fazem lembrar das danças das deusas indianas, que, com seus gestos ritmados com estes membros, davam a impressão de que tinham vários braços. Para estes povos, os movimentos circulares dos braços significam: a feminilidade; a busca dos elementais do ar; a força feminina que agradece os benefícios do ar; gratidão pelo oxigênio que respiramos; ritual de purificação de nossa aura e diálogo místico com outra dimensão.

Braços Que Apontam Para o Céu e Para a Terra
Este movimento tem uma razão significativa, quer dizer que: a mesma força que está em cima também permanece embaixo. É como diz o famoso mago Hermes Trimegisto: “a força que move em cima, também move embaixo". Este gesto da dança Flamenca afirma que há uma energia superior celestial que comanda tudo que está na parte inferior. É um pedido de oração para as forças superiores.

Mãos Que Se Abrem e Se Fecham
Significam a troca de energia entre o ar e o corpo da bailarina. Porque segundo a tradição dos ciganos, a mulher precisa absorver a energia do ar para se inspirar em seus trabalhos manuais.

Sapateado Para o Flamenco
Sapatear é muito mais do que fazer ruídos com o calçado acompanhando o ritmo da música. Sapatear é invocar os espíritos dos antepassados contra o preconceito e o desprezo. Pois diante de uma injustiça é necessário bater os pés no chão exigindo os seus direitos perante a sociedade. Afinal, os ciganos foram um povo perseguido tanto por religiões quanto por interesses políticos. Na Idade Média, vários ciganos morreram na fogueira acusados injustamente de bruxaria.

Bater Palmas
Bater palmas é um ato para saudar as alegrias da vida e chamar os espíritos dos antepassados, sempre com o ritmo da música.

Dobrar os Joelhos no Ar
É sinal de respeito com os elementais do ar e da terra através da graciosidade. Quando se dobra o joelho de uma perna no ar e esta perna volta para o chão, significa a ligação dos elementais do ar com os elementais da terra.

O Ballet Clássico Adotou Passos do Flamenco
Aqui é bom destacar que quando o Ballet Clássico foi criado, há 500 anos, na Itália, ele adotou alguns passos do Flamenco. Quando o rei Luís XV decidiu incrementar o Ballet Clássico, ele tomou alguns passos do Flamenco e colocou nomes franceses neles.

Forças da Terra e o Duende no Flamenco
Quando falei a uma amiga evangélica que eu estava tendo aulas de Flamenco, ela mandou que eu parasse de frequentar as aulas, pois, conforme a religião dela, quem estuda dança flamenca incorpora a pomba-gira. Isto é um grande equívoco. O que acontece é que os ciganos lidam com as forças da terra, portanto têm a proteção dos elementais do solo, denominados de duendes. Segundo os ciganos, o duende ocorre na dança Flamenca quando a ligação entre bailarinos e espectadores entra no auge seu espiritual.

O Flamenco é uma dança com uma carga espiritual muito grande, pois é uma mistura de danças sagradas indianas, danças místicas árabes e danças tradicionais da Europa.



Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Anônimo disse...

Olé! :-)
Beijo, Luciana.

Mario

Madame S. disse...

hahahahahaha

O texto está excelente, parabéns. Mas essa história de pomba-gira me fez cair na gargalhada, desculpe.