quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sobre a Morte de Patrick Swayze



Dia 14 de setembro de 2009 o ator Patrick Swayze faleceu de câncer no pâncreas. Foi uma perda lastimável porque ele era um artista polivalente: ator, cantor, compositor, poeta e dançarino. Além de ser uma pessoa persistente. Pois, até o ano passado, mesmo doente, ele insistiu em participar do seriado policial The Beast.
Patrick Swayze atuou em três filmes que marcaram a minha adolescência: Dirty Dance, Gosth e Matador de Aluguel.
Em Dirty Dance ele fez papel de professor de dança, em uma colônia de férias, que se envolve com uma sócia, a qual ele transforma em excelente bailarina. Este filme me marcou porque toda adolescente sonha em viver um amor de verão recheado de glamour. No final, o personagem de Patrick não fica com a garota da colônia de férias, fato que dá razão para o ditado que afirma que romance de férias não tem futuro, mas deixa marcas para a vida inteira. Sem falar que, nesta película, um dos temas é a música She ‘s Like The Wind, cantada pelo próprio Swayze. A letra desta canção compara a amada com o vento, que seduz ao mesmo tempo que faz estragos.
Em Ghost seu personagem é assassinado e seu fantasma volta para proteger a esposa. Nesta obra foi trabalhada uma forma diferente de divulgar o Espiritismo, com criatividade e humor. Ora, a questão espiritual mexe com qualquer adolescente e por isso este filme marcou a minha juventude e até hoje é um dos meus prediletos.
Já no filme Matador de Aluguel, há uma cena em que o personagem de Swayze costura a própria pele sem sentir dor. Isso nos faz lembrar da situação do ator antes de morrer. Pois foi como se ele costurasse a própria pele tentando lutar contra a doença através da força de vontade para trabalhar.
Soube através da imprensa que o corpo dele foi cremado. Bem, Patricik Swayze já foi para outra dimensão, mas o seu trabalho e persistência ficarão para sempre na memória das pessoas que admiram a verdadeira arte.

Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Anônimo disse...

Deve realmente ter sido o cara certo para o papel em Dirty Dancing, confesso que não assisti o filme. Agora, pelo menos já sei o final, né? rs ;-)
Beijo, Luciana.

Mario

Unknown disse...

adoro ele pena q eu ñ o conheci!mas pelo menos vi o filme dirty dancing!por causa desse filme ele ainda morto sou fã dele e de suas musicas!e tambem o conheci melhor pela minha mãe!