terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Espírito de Porco e a Gripe Suína


Como todo mundo sabe, a Gripe Suína é uma doença ativada pelo vírus Influenza A (H1N1), que é a mistura da gripe do porco com a gripe aviária mais a gripe humana. Através dos noticiários, é possível saber que esta enfermidade matou e continua matando muita gente. Até o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi contaminado.

Um problema inusitado é que com a epidemia da Gripe Suína também surgiu o alastramento de uma doença moral chamada Espírito de Porco. Esta expressão apareceu através de um trecho da Bíblia onde Jesus chegou numa cidade que estava infestada de maus espíritos. Então, com o seu poder, Ele fez com que estes demônios entrassem dentro dos porcos, que se suicidaram em seguida. Por isso, este termo é usado como definição para pessoa boçal e mal intencionada.

Há alguns meses, numa partida de futebol, um jogador mexicano fingiu ter Influenza A e espirrou, escarrando no rosto de um adversário. Ainda por cima, ele teve a coragem de gritar palavras como:
- Cuidado que estou com gripe suína e vou passar para você!
Após esta atitude, ele foi expulso. Nesta situação, pelo menos o atleta arrogante saiu punido.

Num condomínio onde mora uma amiga, vi algumas crianças espirrarem no rosto de idosos e exclamarem:
- Estamos com Gripe Suína!
Após falarem isso, elas saíram correndo dando altas gargalhadas. Este é mais um caso da enfermidade moral chamada Espírito de Porco. O pior é que as almas dos suínos também estão presentes nas seguintes situações: em alguns comerciantes que colocam o preço de uma bisnaga de álcool-gel a dez reais; nas criaturas que quando espirram não colocam a mão na boca; nos seres que fecham as janelas dos ônibus lotados; nos rackers que passam e-mails cheios de vírus com o tema da Gripe Suína; nas pessoas que não obedecem aos seus médicos e por isto recusam-se a usar máscaras cirúrgica por questões fúteis de estética.

Porém, ainda podemos usar a própria Gripe Suína como antídoto contra certos espíritos de porco, como, por exemplo, para afastar aquelas moças que, para cumprimentar-nos, sempre nos abraçam com seus corpos suados e exclamam:
- Três beijinhos pra casar!
Estes dias vi uma destas criaturas na rua e, antes de ela cumprimentar-me , com os tais “três beijinhos pra casar“, evitei contato físico e fui logo falando:
- Hoje não aceitarei o famoso trio de beijos para casar porque o Ministério da Saúde proibiu o contato físico como forma de combater a Influenza H1N1.
Assim, ela apenas me deu um sorriso e eu abri uma gargalhada por dentro. Afinal, me livrei da atitude mais Espírito de Porco existente sob a face da Terra: “três beijinhos pra casar“.


Luciana do Rocio Mallon

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu confesso que nem mais lembrava desse cumprimento/superstição. Mas, realmente, ainda tem gente que o usa.
Valeu, Luciana. Três beijinhos pra casar e, se você espirrar, saúde. :-)

Mario

Unknown disse...

É verdade, ótimo pretexto para não precisar que agir por “simples educação” por se sentir obrigado a ter contato com esses “amigos”, que só te procuram quando estão na fossa ou na merda e ainda falam mal de você pelas costas.
Beijos!

Anônimo disse...

Uma vez na sexta série um colega disse "saúde" para minha amiga quando ela espirrou. Minha professora de Português intrometeu-se no espisódio e disse ao meu amigo que ele estava sendo mal educado pois, segundo o dicionário de boas maneiras, não se deve desejar "Saúde" a quem espirra, como sendo uma forma mal educada de dizer que a outra pessoa está doente, o que ao meu ver não tem nada a ver.E, lendo seu texto e refletindo aqui, eu imagino como que esse véia está se virando hoje em dia com esse tipo de pessoa que espirra e ainda diz que está com a gripe suína.Extrapolou o tal livrinho de boas maneiras esse então ainda mais hoje em que cada espirro o comentário é :"Tá com gripe suína?".Imagina ela dando aula pra um bando de crianças espirrando?Tadinha!

Beijos

Bianca

ps:(Agradeço por trocarem o dia comigo pois meu PC ontem pifou)

Anônimo disse...

Bianca :
Acho que a minha professora de Português era a mesma que a sua :
O texto abaixo escrevi há dois meses trás , chama - se Lenda Sobre a Gripe Espanhola :
http://www.textolivre.com.br/cr%C3%B4nicas/16345-lendas-sobre-a-gripe-espanhola
Atenciosamente ,
Luciana do Rocio