segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tema da semana: Viver É Uma Arte

A Arte De Viver Bem No Trabalho

É no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo e é com nossos colegas que dividimos a maior parte dos nossos dias. Passamos mais tempo em nosso local de trabalho, do que em nossas casas, com nossas famílias e amigos.
Aliás, é no trabalho que muitas vezes, surgem grandes amizades.
É através do trabalho que aumentamos nossa network, que conhecemos novas pessoas, que temos novas oportunidades de crescimento.
É por isso, que além de cuidar da relação com nossos familiares e amigos, temos que aprender a valorizar e a cuidar do relacionamento com nossos colegas de trabalho; temos que aprender a respeitar as diferenças individuais e a desenvolver a política da boa vizinhança.
Em época de reestruturação nas organizações (o chamado e temido downsizing), pequenas atitudes podem ser seu grande diferencial como profissional, tornando sua vida e a de seus colegas, mais fácil.
A seguir, estão algumas dicas para tornar o convívio com seus colegas de trabalho, mais prazeroso. Faça bom uso delas!

1 – Seja educado e gentil com seus colegas, porém, evite conversas sobre assuntos pessoais. Não podemos deixar a vida pessoal interferir na profissional e, vice-versa. Se seu papagaio de estimação estiver doente, procure o veterinário, providencie o que for necessário para que o bichinho fique bem e que sua recuperação seja tranqüila, mas vá trabalhar.
2 – Cuide de sua vida e seja responsável por suas tarefas, desempenhando sua função sempre da melhor forma possível. Evite a interferência na tarefa de seu colega, mas ofereça ajuda ou ajude-o, quando solicitado.
3 – Seja flexível e escute o que seu colega tem a lhe dizer. Quando ouvir uma crítica (desde que construtiva), não leve para o lado pessoal e procure analisar o que o outro está lhe dizendo, para que você possa aprimorar seus pontos fracos. Se for um assunto delicado, sugira abordar este assunto em uma reunião.
4 – Evite brincadeiras de mau gosto. Ser uma pessoa simpática e querida por todos, não significa ser inconveniente fazendo brincadeiras o tempo inteiro ou dando alfinetadas sarcásticas em seus colegas, achincalhando suas roupas, penteado, etc. Se o colega estiver com um acessório, roupa ou penteado de cabelo que não seja apropriada à função, cabe ao chefe chamar a atenção de seu funcionário, e orientá-lo.
5 – Evite envolver-se em fofocas e boatos. Se algum colega vier lhe contar alguma coisa, diga gentilmente, que prefere não envolver-se com este assunto e mude o rumo da conversa para algo mais agradável. Se, durante o almoço com os colegas, fizerem perguntas indiscretas, use a técnica do sal: “Me passa o sal, por favor ?” e faça uma cara de “lâmpada”. Normalmente, o assunto acaba aí. Descontraia.
6 – Nunca puxe o tapete dos outros, falando mal de colegas ou apontando erros. O prejudicado pode ser você.
7 – Quando cometer um erro ou grosseria, peça desculpas. Evite a inveja, cobiça e arrogância. Se tiver problemas de relacionamento com algum colega, procure conversar abertamente com ele para esclarecer dúvidas e mal-entendidos. Não fale pelas costas, nem alimente sentimento de raiva, embora muitas vezes, o cara mereça engolir um grampeador inteiro.
8 – Em uma reunião ou conversa informal com colegas, respeite a opinião alheia. Argumente, apresente suas idéias e opiniões, mas procure ver os pontos positivos da idéia sugerida pelo colega, mesmo que não concorde 100% com ele.
9 – Quando alguém começar a ofendê-lo, não interrompa e não levante sua voz. A pessoa irá parar de falar porque verá que tal atitude é desnecessária.
10 – Aprenda a agradecer a ajuda com humildade, é importante saber trabalhar em equipe.
11 – Seja pontual, respeite a diretrizes da empresa, mantenha o bom humor, sua mesa organizada e sua sala limpa e iluminada.
12 – Se vista com asseio e valorize sua imagem usando roupas, acessórios, maquiagem e perfumes discretos.
13 – Responda a todos os emails ou sempre que for questionado de alguma forma e não somente, quando lhe convier. Seja objetivo e educado em todas suas mensagens, as escritas ou as verbais.
14 – Inclua na mesma conversa, todas as pessoas presentes no ambiente, para que haja entrosamento e para que todos possam conversar mais à vontade. Não participe de “panelinhas”.
15 – Se tiver que colocar seu ponto de vista para seu chefe, levante a cabeça e exponha com segurança e fundamento, seus argumentos. Defenda sua idéia, apresente soluções para os problemas, acreditando no seu potencial, sem perder o respeito ao seu superior.
Todos têm qualidades e defeitos, mas se tivermos cuidado para não cometer deslizes, cuidarmos das nossas tarefas com responsabilidade e construirmos uma boa relação com nossos colegas, a vida profissional se tornará mais fácil e agradável.

E, para finalizar, talvez a dica mais importante: faça o que você gosta. Nenhuma das dicas acima terá valor, se você não estiver feliz com sua profissão!


Karime Abrão

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