quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Que amizade colorida que nada, todo mundo quer um amor eterno


Foi-se o tempo em que todo o sonho de uma mulher era casar? Parece que sim, mas, se pensarmos bem, provavelmente não. Os nossos olhos nos traem, quase sempre. A nossa expressão corporal nos desmente, também. A simples amizade colorida ainda não mudou os gens da mulher. O que mudou foi o tempo de desfrute da solteirice, que aumentou por diversas razões - necessidade de terminar os estudos, que a segurança hoje está na gente e não mais no casamento, a pílula, que permite usufruir das boas coisas do sexo sem necessariamente termos como conseqüência a gravidez e seus correlatos; e, mesmo, simplesmente vivermos para nós.
Vira e mexe, naqueles últimos dois segundos antes de dormir, ainda sonhamos com um relacionamento estável. As volubilidades das amizades coloridas são ótimas, sim, ativam a nossa libido, nos fazem bem, mas não nos dão felicidade nenhuma. Esta só vem quando descobrimos, talvez até através de uma amizade colorida inicial, um amor pra toda vida ou não. Apenas um passa tempo gostoso e temporário. A vida e o amor ainda nos é um mistério.


Verônica Pacheco

16 comentários:

Luciene de Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciene de Morais disse...

Você mandou muito bem, Verônica! Essa é sim, a realidade de uma mulher... queremos ser amadas! Queremos o conforto e a segurança de um amor definitivo (pelo menos esperamos que seja definitivo!). Sonhamos, desejamos e choramos por isso sim! Independente de nossas habilidades, competência, independência profissional e financeira, apesar de nossa modernidade e intelectualidade.
Não perdemos nosso núcleo, somos mulheres. Que bacana ver mulheres reconhecendo isso, e o afirmando, a si e aos outros!
(Os homens também querem, rsrs, talvez precisem mais que a gente... mas ainda não conseguem admitir,rs)
Beijo

Anônimo disse...

parabéns!!! sou homem e admito. Adoro amar e ser amado. E quando acreditei no amor eterno, dei com os burros n`água. Acredito piamente que o amor sincero e incondicional é a melhor coisa que pode acontecer (pelo menos foi) na minha vida. O resto caminha junto , paralelamente. O problema é quando a recíproca passa a não ser verdadeira. A dor é proporcional ao amor desprendido. E esse preço é um dos mais doloridos a serem pagos na vida.

g.

Anônimo disse...

Bem, acho que nossos olhos não nos traem... dizem a verdade! Nossa expressão corporal não nos desmente, reafirma! É que às vezes ficamos confusas... O que se espera e o que esperamos de nós hoje? Mas você acertou: volubilidades Não Nos Dão Felicidade Nenhuma! Queremos o amor constante! Nossa segurança está em nós mesmas, mas buscamos a nossa reafirmação, nossa confirmação: nos relacionamentos nos checamos, nos colocamos à prova e só na confiança, segurança e intimidade de um relacionamento estável podemos fazer isso.
Concordooo! Que amizade colorida que nada, todo mundo quer um amor eterno!
Beijoooo
MAGA

Anônimo disse...

Bom, pelo menos pra mim, dizer que amizade colorida não traz NENHUMA felicidade é um pouco de exagero. Até pq o conceito de felicidade é bem relativo. Podemos estar em uma relação estável que está ruim e ela tb não nos trazer felicidade. O ponto importante é saber o que se quer e o que cada momento significa. Vai ver que sou um alien, mas discordo totalmente de Amor definitivo, amor pra toda vida e todas essas ilusões que só aumentam a dor das pessoas. Vou ter q citar o mala do vinicius e dizer que o amor seja infinito enquanto dure e que o melhor é aproveitar cada dia como se fosse o último. Dizer frases prontas como todo mundo quer isso e todo mundo quer aquilo é jogar muita responsa nos seres humanos. Eus ó sei o que é bom para mim. Agora estou em um relacionamento estável que está legal. òtimo. Mas tb já tive felicidade em coisas passageiras.

A.

Luciene de Morais disse...

A Verônica não disse que não havia nenhum Prazer ou que o temporário não pode ser gostoso. Falou sobre Felicidade... Bem, cada um pode entender a felicidade a seu gosto, A.
Eu falei no amor definitivo, como "aquele que dá certo", o que funciona, o que nos consola, o que nos faz sentir bem. Estamos falando aqui de amor estável, e nesse caso, não é sinônimo de obrigação, assim entendo. Quando estamos em um compromisso ruim, não temos uma relação estável! Ela não é sólida, é apenas aparente. Não é boa a ninguém. Nossa segurança, penso eu, deve nos permitir não permanecer nesse tipo de relação. Mas isso não significa que precisamos nos fechar à novas possibilidades, e à busca do ser humano que é de uma relação de amor que funcione, onde possa haver confiança, onde se possa mostrar quem se é e ser aceito, onde possa haver Intimidade real e solidariedade, até com os defeitos: e isso só se consegue em uma relação constante. Buscar a pessoa perfeita (aos nossos olhos), ou que nos atenda completamente, o tal amor incondicional, acho que facilita o fracasso: Somos tão humanos e falíveis, cheios de vicissitudes e condições... A compreensão disso e a reciprocidade nas atitudes já ajudam muito!
A dor (enorme) de tentativas fracassadas não precisa nos tornar desistentes ou arredios (para o comentarista g., quem não deu com os burros n'água?), ao contrário, é com bastante sol que a fruta fica doce...
Não adianta dizer "estavam verdes", ou "eu nem queria mesmo" e repetir o chavão: "vamos aproveitar cada dia como se fosse o último."
Quanto ao que todo mundo quer: negar que todo mundo quer o amor é como negar qualquer outra necessidade humana... já foram ao Google checar? NENUMA palavra no mundo alcança tantos resultados: 323.000.000 de achados!!
Cada um sabe o que é bom a si, mas o amor é bom a todos, ora pois!

Anônimo disse...

gostei bastante da sua opinião, vêro. e hoje, mais do que nunca, percebo que ninguém consegue viver só. mesmo vivendo em uma sociedade pós-moderna, em tempos que a individualidade é tida como um grande prêmio, percebo como somos ridiculamente frágeis sozinhos... percebo como as pessoas são importantes e de como é bonito e gratificante você ter humildade para aceitar que faz parte de um todo muito maior do que a realidade que você pode ver... quando percebemos isso, conseguimos atingir a real essência do amor... não o amor egoísta, mas o amor sublime e verdadeiramente incondicional.

beijos.
e viva os casamentos.

Anônimo disse...

Luciene, britney spears tb é uma das palavras mais acessadas.. rs só pra manter o argumento do google.

Mas eu não disse que ninguém queria amor, só acho que pra cada um existe um tipo de felicidade e nao devemos tentar impor aos outros o nosso modelo e qdo citei o clichê sobre aproveitar cada dia é pq nunca sabemos o q e qdo vai acontecer por isso acho q desperdiçar uma possibilidade não é legal, tudo a seu tempo, claro.

O que eu não acho interessante é ver generalizações e senso comum como respostas fáceis e prontas para o entendimento desse ser em processo de decadência chamado "humano" (se é que somos mesmo isso, eu tenho minhas dúvidas rs)

Lady A.

Anônimo disse...

PQP!!! rsrsrsrsrs
Eu não sei amar assim não!!!
Sou só humana... como o amor pode ser incondicional entre humanos imperfeitos??
Fui procurar no dicionário...

incondicional
adj. 2 gén.,
que não depende de condições, que não é condicional;
absoluto, total.

condição
do Lat. conditione s. f.,
classe a que pertence uma pessoa na sociedade;
distinção, categoria elevada;
carácter, índole, génio;
maneira de ser;
qualidade que se requer ou se deseja;
cláusula, encargo;
circunstância, situação.

Será que permaneço amando em qualquer circustância, em qualquer condição?
E se o cara surtar e começar a agredir? Nem vou falar em todas as possibilidades... até sobre o tal misógeno que apareceu no texto da Mazé de antes de ontem! Se eu não permanecer, eu não sei amar?

Eu acho que por mais boa vontade (e é necessária a boa vontade dos dois!)que tenhamos, precisamos de reciprocidade sim!
Relevar falhas sim, perdoar sim, aceitar sim (espero isso também!), mas tudo tem limite, pra mim, ainda que o nível de tolerância seja alto, ele existe. Será que permaneceremos amando em qualquer situação? O que se espera do amor incondicional?
Beijo
MAGA

Luciene de Morais disse...

Lady A. O argumento do google foi apenas para demonstrar a importância do amor para o ser humano. (Britney spears, apesar das mais acessadas, não chega a 1/4 do amor, acabo de checar...rsrsrs... pode tentar qualquer outra, nenhuma bate o Amor - o que demonstra sua relevância ao ser humano - procurar o amor recíproco,(amar-e-ser-amado) a mim parece um fato humano e não uma generalização)

Verdade que não sabemos o que vai acontecer, nem sei se existem modelos apropriados.

Apenas concordei com a Verônica no sentido de que todos queremos o amor constante, queremos um amor que dure e que o resultado dessa busca não se encontra em diversas amizades coloridas e encontros ocasionais diversificados, porque para chegar nesse nível, o amor precisa ser construído, precisa de investimento, requer parceria e disponibilidade, entende?

Esse "o q e qdo vai acontecer por isso acho q desperdiçar uma possibilidade não é legal" se estiver significando estar com diversas pessoas de forma afetiva, ao mesmo tempo, é vazio (não sei se foi isso que quis dizer). Nulo de amor. Nada se constrói assim, não se está verdadeiramente disponível a ninguém assim, entende? Daí ninguém "serve".

Infelizmente não encontramos uma boa relação afetiva, confortável aos dois, de confiança e intimidade, plena, já PRONTA. Como disse o poeta... "o amor precisa para viver de emoção, e de alegria e tem que regar todo dia".

Discordo que o ser humano está em decadência, acredito que estamos em construção...
Cada um individualmente e a humanidade enquanto conjunto também.

Sabe, Lady A. Eu gosto do ser humano. Na sua imperfeição, sempre em busca do sublime, de ser melhor.
Acho que nada nos agrada mais em nossas vitórias e nos consola mais nas nossas derrotas, que poder compartilhá-los com quem temos um amor verdadeiro.

Mas outras alegrias e sensações boas podem existir sem o amor.
Como disse o outro poeta "Tudo vale à pena, se a alma não é pequena."

Também discordo que você é uma alien, cada um em seu momento.

Beijo a você!

Anônimo disse...

Bom pessoal, primeiro eu pensei o que vou fazer aqui com essa sessão "análise do amor" dentro do universo feminino sendo um homem? Aí vi que tava rolando uma divergência light entre a mulherada e como gosto de contribuir para a confusão (e para o consenso também), resolvi dar meu pitaco.

Cabe-me apresentar: W.Allen, 37 anos, amante das artes, do cinema, dos livros, da música, da poesia e das mulheres e do ser humano. O último dos românticos...

Feita essa apresentação devo concordar em partes com quase todas(os) vocês pois se tem um coisa que tenho aprendido há cada dia é que sempre existem 3 verdades: a minha, a sua (do outro) e a própria verdade.

Por mais que eu tente vender o meu modelo (e estou mais perto do amor que das amizades coloridas) ele vale para mim, não necessariamente é aplicado a todos que me cercam.

No meu caso particular não quer dizer que não tenha tido amizades coloridas. Tive algumas e gostei muito delas inclusive. No entanto se pudesse escolher entre as 2 pilulas de Matrix, gostaria de encontrar (ou reencontrar) o amor... Ainda que sabendo se ele seria ou não definitivo, se ele traria momentos de felicidade e de tristeza juntos, se ele me fizesse sair da realidade e voltar a ela na mesma medida...

Eu adoro a amizade (as coloridas inclusive) mas não há absolutamente nada mais importante do que o Amor.

Desculpe a pieguice ok, gente? Esse é um dos meus defeitos.

Anônimo disse...

Luciene fico feliz em ter comentários de novas pessoas. Seja sempre bem vinda. Agradeço o elogio! 50% depende de nós para o amor ser definitivo. O que é bastante coisa. É fácil reclamar e colocar a culpa no outro. O difícil é perceber as próprias atitudes que entortam o romance. Nossa educação ainda é assim. Somos educadas para querermos conforto e a segurança. Acredito até que isso esteja bastante no instinto feminino animal que habita em nós. Pois é, nova amiga, o machismo que ainda impera (por culpa nossa que os educamos) impede os testosteronados a admitir sua verdadeira vontade.
***
G. (acho que sei quem fala – conversamos no msn e logo depois apareceu este comentário, milagrosamente. rsrsrs). Obrigada querido. Adoro quando escreve. (Pense bem! Tenho certeza que daria um ótimo Desaforado. Agora a grade já esta completa, mas por hora pode ser Desaforado X). Tudo na vida depende do ponto de vista G.. Eu ainda amo meu primeiro beijo, que foi meu primeiro namorado e meu primeiro grande amor. Mas este amor se transformou. Continuo tendo contato com ele e sua família. Hoje é casado e logo será papai. Amo ele e falo isso sempre que o encontro quando o comprimento. Mas não o quero mais como homem. E mesmo assim continuo o amo muito. Adorei ler das mãos de homem que ele acredita PIAMENTE em o amor sincero e incondicional e que é a melhor coisa que pode acontecer na vida da gente. Subiste no meu conceito com esta revelação. Não que precisasse subir, mas de quebra, agora esta com crédito. Aprendemos muito com a dor e é isso que deve ser levado dela. Apenas isso.
***
Maga querida amei sua participação no post de terça-feira. Gostaria que a semana tivesse oito dias para vc poder participar sempre. Participar como Desaforada também. Vc não tem idéia do quanto abriu minha cabeça. Do que me ensinou e do quanto mudou o rumo da minha vida, depois daquelas palavras. MUITO OBRIGADA!
Sim Maga nossos olhos nos traem justamente por dizerem a verdade, captou? Rsrs Por isso não temos “forças” para lutar a nosso favor em um relacionamento baseado a P.A.’s (pinto amigo), pior, com os tais misógenos. A volubilidade nos dá alegrias momentâneas e muita dor de cabeça, com origem em: ansiedades, angústias, insegurança etc., depois do gozo.
***
A., (conheço um Augusto que não curte o Vinícius) como já expliquei, felicidade tem seu conceito e alegria outro. Distantes em sua permanência. O que falamos aqui é de teoria A. e sabemos muito bem que a teoria é linda e que na prática funciona diferente. Mas... Sonhar não paga imposto.
***
Luciene, pelo visto gostaste mesmo do post e do blog. Fico muito honrada. Obrigada por me defender. Sua explicação esta muito coerente. Parabéns!! Concordo letra por letra do que diz. Principalmente sobre se fechar parar o que pode vir a ser por um passado maldito. Ninguém é igual a ninguém e não é pq vc sofreu ali atrás que significa que não poderá nunca mais encontrar alguém e com isso encontrara a felicidade. Viver sozinho deve ser muito triste não é? Muito empenhada hein, pesquisa no Google e tudo mais. To gostando de ver. Quer ser Desaforada X? Pega meus dados aqui no site e te explico melhor (fone, email).
***
Mô querida, saudades. Gosto do seu jeito camaleoa. Vc sempre me pareceu muito decidia e forte. Dona do seu nariz, da boca do coração... Isso me encanta em vc. Mas gosto quando vem para o lado de cá do balcão. Pior que é verdade hoje em dia a individualidade é tida como um grande prêmio. Nunca tinha pensado por este ângulo. As pessoas que vivem assim se fazem de fortes, mas devem sofrer muito. Vivemos em sociedade, não há como mudar isso. Amei e concordo em gênero número e grau com todo seu comentário. Quando vc menos esperar e no lugar mais inusitado chegará tua vez amiga. Chega para todos sempre. Parabéns e obrigada! Vai guardando grana que meu casório será o final de semana inteiro lá no Rio.
***
Lady A., obrigada pela presença, mas neste quesito jogamos em times opostos.
***
Maga, ganhaste uma fã!!!!!! Acredito que o amor existe quando as qualidades da pessoa amada sobrepõem os defeitos, afinal, como já foi muito dito aqui, somos humanos assim, passíveis a erros. A resposta para sua pergunta: equilíbrio e respeito. Quando não se tem estas duas coisas não há nem amor próprio, que dirá ao outro. O problema são o misógeno que vem comendo pelas beiradinhas todo fantasiado de bom moço. Assim não temos como identificar o doente e caímos na sua rede.
***
Lu (me permite te chamar assim?), acho que estamos criando um belo time a favor do AMOR. Isso vai nos trazer uma bela energia. Vc é ótima! Gostaria de te conhecer pessoalmente já que afinamos tão bem a linha de raciocínio, é possível que sejamos boas amigas. Vc esta sendo escolhida a dedo.
***
Obrigada a todas (os)
Amo quando vcs aparecem aqui. Venham sempre. Semana que vem poderão também ler o site na versão masculina.
Bjocas
Verô

Anônimo disse...

W.Allen querido, o que dizer depois desta sua linda explanação.
Fico muito feliz que ainda exista um homem com este pensamento, que não seja misógeno e que ainda dê a cara para bater apenas para dar exemplo aos outros.
Muito obrigada, de coração.
;) Vê

Luciene de Morais disse...

Oi Verônica, não encontrei seus dados e.mail, fone, aqui no site. Se clico em HOME cai na mesma página das postagens. Enfim, Escreveria sim para as Desaforadas... E adoraria conhecê-la pessoalmente também! Entre em contato! meu email luciene.de.morais@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia América!!
Assim acordava um locutor amigo em NYC nos agradáveis idos dos anos 80´s. Ahh que saudades, que tempos..... Mas em se falando de meias verdades, deixo esta para o novos amigos, desaforadas e desaforados:

"A grande meia verdade: liberdade."
(willian Blake)
Poeta,pensador e pintor inglês do séc.xviii.

Hugs and Kisses for all you!
Wilson Baltazar.

Daniel Caron disse...

penso que na vida há tempo para tudo... para amar, para curtir, para realizar e para refletir. parabéns pelo texto