terça-feira, 9 de setembro de 2008

DE AMIZADE COLORIDA PARA ATRAÇÃO FATAL


Vivian, 31anos, engenheira civil, estava sentada numa cadeira do quarto, toda vestida de noiva, segurando o buquê e perdida em seus pensamentos.
Lá fora os convidados chegavam felizes para o tão esperado casamento com Lucas, 32 anos, professor de educação física, com quem Vivian estava namorando há 4 anos. Dos quais no total, 3 anos e pouco à distância. Ela morava em Curitiba e ele em Santos.
Vivian era a típica patricinha curitibana, sempre teve as coisas que quis, os homens que desejou, um emprego que a destaca-se e agora se preparava para o casamento que havia planejado desde menina. Mas naquele instante pensava no quanto desejou jogar esse casamento pra cima e correr atrás de uma paixão.
Há um ano Vivian conheceu através de uma amiga, Marcus, 37 anos, arquiteto. Separado há vários anos e após essa mal sucedida experiência ou má escolha de companheira, ele colocou como meta pra si mesmo não ter mais nenhuma relação séria. Apesar de saber admirar uma mulher e ser atraído por quase todas elas, satisfazia-se com suas conquistas. Gostava de digeri-las e quanto mais diversas uma da outra, melhor para ampliar seu conhecimento sexual e pessoal do universo feminino. E sempre deixava claro para suas conquistas suas intenções e o limite do envolvimento. Não foi diferente com Vivian. Apesar dele não ser alto e o tipo atlético que sempre a impressionou, Marcus era inteligente, extremamente criativo e cativante. Logo se tornaram amigos. Saíam nas baladas, conversavam sobre projetos, a companhia dele lhe dava estímulo e energia. Ele a envolvia em todos os seus projetos. Eles pareciam se complementar.
Com Lucas morando longe, Vivian se sentia carente e logo se viu envolvida por Marcus. A primeira noite após um jantar japonês, Marcus a levou para sua casa onde acendeu velas e incensos. E ao som de Oasis vendou-a e a fez gozar como nunca.
Eles continuaram saindo socialmente sempre como amigos. Não era só uma questão das pessoas que poderiam ficar magoadas, mas esse segredo parecia ser ainda mais excitante. Os encontros foram se repetindo e intensificando. E quando se deu conta Vivian estava totalmente apaixonada por Marcus. Suas noites de amor eram perfeitas, ela se preparava sempre com uma novidade erótica para estimulá-lo. Tinha certeza que ele era louco por ela.
Até que um dia ela resolveu desabafar o quanto estava envolvida e queria terminar seu noivado por causa dele. Marcus se assustou, disse que eram apenas amigos, ela deveria saber disso. E que ela não deveria abandonar aquele casamento, já ele nunca se casaria de novo e não estava envolvido por ela. Vivian viu isso como uma derrota inadmissível, como ele não poderia estar envolvido por uma mulher bonita, inteligente, boa de cama e vencedora como ela.
Primeiro fingiu compreender e começou a convidá-lo pra sair. No final da noite sempre aparecia com uma fantasia de enfermeira ou diabinha para seduzi-lo. Marcus andava tão cansado e já acostumado com Vivian, que virava pro lado e dormia, deixando-a dançando sozinha. Ela começou a ficar mais nervosa, “como algum homem não poderia ficar excitado com ela naquela performance?!”
Vivian então, ao mesmo tempo em que repetia pra si mesma que ele não tinha nada em especial, que era cheio de defeitos ainda mais comparado a seu noivo, começou a fazer loucuras. Seguiu-o até um restaurante, onde ele tinha um encontro com um cliente e quando voltou ele tinha um convite erótico escrito com batom na janela de seu carro; depois ela resolveu roubar o mailing list dele e começou a escrever inventando mentiras para algumas mulheres suspeitas de serem ou terem sido amantes dele. E da última vez, trancou-o em sua própria casa e ligou pro chefe dizendo que ele estava doente. A sua intenção era chegar à casa de Marcus e o surpreender com um jantar maravilhoso e dizer que eles teriam dois dias inteiros só pra eles, onde ele iria ver e admitir que não poderia viver sem ela. Mas antes de chegar à porta de Marcus, ela recebe uma ligação de Lucas: - Oh, minha princesa, estou morrendo de saudades. Olha to chegando amanhã cedo pra gente fazer a festa de noivado aí. Aposto que você preparou uma festa linda, né meu amor? E daqui a 2 meses você vem pra cá ser minha rainha pra sempre!
É só nesse instante que Vivian se tocou da loucura que estava fazendo. Não que ela fosse desistir de Marcus, mas como diz o ditado: Melhor um pássaro na mão que dois voando.

Vivian se levanta da cadeira, coloca um sorriso brilhante no rosto, sai do quarto e desfila linda com seu vestido perolado até o altar onde seu deus grego a espera.
By Mazé Portugal

14 comentários:

Anônimo disse...

Ei! O cara tem tipo atlético, sim. Quiá, quiá, quiá.
Muito bom, Mazé. Ri muito.
Beijo, Desaforada enfermeria. ;-)

Mario

Anônimo disse...

Entre um homem moço e uma mulher bonita, a amizade pura, a amizade intelectual é impossível. O homem e a mulher são, fundamentalmente, irredutivelmente, inimigos. Só se aproximam para se amar - ou para se devorar.

andy

Anônimo disse...

Assim não vale Mazé? Transmimento de pensação. Quando as palavras são soltas no ar, não há como capturá-las mais e cada um usa como bem entende.
Bom texto!
;)

Adriana Amaral disse...

ótimo texto, gostei das descrições rs!

Anônimo disse...

Essas brincadeiras com “amizades” podem realmente acabar mal. Principalmente se acontecer uma situação semelhante à que foi relatada! Se essa estória não é, poderia ser perfeitamente uma história real. Descreve exatamente um relacionamento de uma mulher com um misógeno (o homem que odeia e tortura mulheres). Tiro do texto algumas linhas que o ilustram muito bem:

...ele colocou como meta pra si mesmo não ter mais nenhuma relação séria... Os misógenos geralmente se casam na juventude, às vezes mais de uma vez. Por mais que neguem, sempre é a mulher que desiste... e eles sempre afirmam que a culpa do fracasso foi toda dela! Milhões de argumentos, tão elaborados, que até verossímeis, rsrsrs. Alguns optam depois por Mentir que não desejam nenhuma relação séria... toda a humanidade deseja, todos queremos ser amados, e o misógeno muito mais! Todas as suas relações são sérias! Ele necessita muito ser amado, tem uma história de infância em que se sentiu não-amado pela mãe, ou por abandono, ou porque seu pai, autoritário e provavelmente também misógeno, o impediu. Sua construção do feminino é muito cheia de amor e ódio.
... Apesar de saber admirar uma mulher e ser atraído por quase todas elas... Ele sempre precisa ter diversas relações. Diversas ao Mesmo Tempo. O que varia é a intensidade... Sempre tem uma que é a bola da vez... Primeiro porque evita a enorme dor que já sentiu do abandono, na infância e na vida adulta. Segundo porque uma de suas armas é criar nas mulheres o desejo de seduzi-lo, uma vez que ela precisa ser escolhida, ao menos por aquela noite... Sua necessidade é manter o controle da relação Sempre, submetendo a mulher.
... e quanto mais diversas uma da outra... Diversas na aparência... Essas mulheres também têm uma história familiar que justificam seu comportamento: aprenderam que precisam trabalhar, fazer esforço, para justificar serem amadas. Não aprenderam que podem ser amadas simplesmente pelo que são. Compram o amor, com suas atitudes.
... deixava claro para suas conquistas suas intenções e o limite do envolvimento... Fazem esse discurso sim, mas de outras formas, dizem exatamente o contrário! Deixam a mulher acreditar que só falta um pouquinho para que ele sucumba aos seus encantos.
Misógenos mentem muito também. De muitas maneiras a fazem acreditar que são amadas, e o são! À maneira deles, é claro!
... Ele a envolvia em todos os seus projetos... Sinal patognomônico! O misógeno Sempre precisa da ajuda da mulher para seus projetos. E pode ter projetos diferentes com mulheres diferentes ao mesmo tempo, ou não. Ou, eventualmente, até querer envolver mais de uma amante em um projeto, o fim da picada!
... Eles continuaram saindo socialmente sempre como amigos... Uma das formas de tortura é não assumir a relação, ainda que seja do conhecimento de todas as pessoas próximas. Pode até fazer o disparate de fingir que não a conhece em um lugar público, ocasionalmente, se Ele não escolheu estar com ela naquele momento.
... Os encontros foram se repetindo e intensificando... Claro, havia uma relação afetiva e uma relação muito forte!!
... Eles pareciam se complementar... E se complementam sim, e muito, como a mão e a luva (do número apropriado).
... ela se preparava sempre com uma novidade erótica para estimulá-lo... Exatamente isso! Toda a excitação dela é advinda da necessidade de mantê-lo, de conquistá-lo a cada dia. Na mosca o que ele quer.
... Marcus se assustou, disse que eram apenas amigos, ela deveria saber disso...
Até aqui muito abuso moral, muita intimidação, muita agressão verbal da parte dele ela já recebeu... Mas agora ela quer quebrar o contrato! Ele fica indignado! A violência moral fica muito maior. Ele não aceita perder o controle de jeito nenhum. Ela não deveria saber não... Como ela saberia, com tantas provas em contrário? Ela fica confusa... como todo o vivido pode ter menos importância do que aquilo que foi dito lá no começo?
E que ela não deveria abandonar aquele casamento, já ele nunca se casaria de novo e não estava envolvido por ela... Aí começa a parte mais terrível! Ele estava profundamente envolvido sim! Ela não é louca. O que ela assistiu e viveu foi tudo realidade. A Negação da relação e do envolvimento é uma forma de tortura bárbara. E mandar ela para outro... Como se ele não tivesse ciúme e tem, muito!
... Vivian viu isso como uma derrota inadmissível, como ele não poderia estar envolvido por uma mulher bonita, inteligente, boa de cama e vencedora como ela... ISSO!! A mulher nessa relação está sempre se questionando, tem dúvidas de seu valor... E nessa fase, isso se intensifica muito! Arma poderosíssima dele: tudo o que ela faz está errado... ele mina sua auto-estima a cada dia. Não exige apenas que ela se comporte ou apenas que pense da forma como ele determinar. Exige que ela SINTA como ele quer! Quer controlar tudo, inclusive os sentimentos... Usa formas, palavras, atitudes, súbitas, até gritos, para diminuí-la, dominá-la, submetê-la, tolhê-la. Reprova-a.
... começou a convidá-lo pra sair... Geralmente é ela que convida sim... Ele todo o tempo (a não ser bem no início), faz de conta que não faz questão, outras podem chamá-lo...etc. Deixa ela sentir isso.
... Marcus andava tão cansado e já acostumado com Vivian, que virava pro lado e dormia... Mentira! É o jogo dele. Torturá-la para que ela se sinta com menos valor, até como fêmea. Típico.
... ele não tinha nada em especial, que era cheio de defeitos... E geralmente é mesmo!
Nada de especial e cheio de defeitos e ele sabe disso. Poucos misógenos dão conta de sua própria vida sozinhos. Precisam ser cuidados. E conseguem mulheres que façam isso. Mas gastam a maior parte do tempo administrando esses relacionamentos. A vida passa e eles nada constroem. E a culpa é sempre de algo externo, ou Delas, as que passaram em sua vida...

Toda a descrição que fez do desespero dela é bem real, e de suas muitas tentativas, e de seus muitos surtos e loucuras. Que nunca dão certo... só mais agressões, até que a mulher, derrotada, desiste. Ele a agride até o final.
Eles não são terríveis assim com todas as mulheres. Apenas com as que mantêm intimidade.
Não, ele não é um criminoso, geralmente não tem total consciência da sua crueldade, sofre muito também e sente muita culpa. Mas não sabe agir de outro jeito. Distância dele! Psiquiatra nele! E nela também...
Ufa!!! Eu me empolguei, ficou enooorme! Bem espero que Vivian seja feliz com seu deus grego... pois relacionamentos assim se repetem por padrão. Sorte a ela!
Beijos
MAGA

Anônimo disse...

Mazé,
Seja essa descrição real ou imaginária, sejam essas pessoas do nosso mundo ou não, morem elas em Cascavel, Curitiba ou qualquer cidade imaginária conseguiu-se criar a distensão, a troca de opiniões, a disputa a que Andy e Maga se referem ... Parabéns pelo desaforado texto.

W.Allen

PS: Tem uma expressão que a minha mãe me ensinou no passado " limpa trilho" que é auto-explicativa mas ela se referia a gente que comia demais.
Vou ficar atento para que sempre que identificar o perfil Marcus, escondo a minha filhinha de 7 anos e possíveis prospects... o cara é violento ... uma reencarnação do Don Juan com Marques de Sade incluído... rsrs

Anônimo disse...

Mário, que bom...rs
---
Andy, isso me soa assustador...rs
---
Verô, tenho certeza q a mesma fonte de inspiração pde dar a luz à muitos textos. Adoraria ler sua versão.
---
Valeu, lady A.
---
Maga, fiquei pasma. Muito obrigada pela sua explicação detalhada da situação, nunca imaginei que meu protagonista poderia ser misógeno...rs Realmente é engraçada a visão que cada pessoa pode fazer do mesmo texto.
---
W. Allen, obrigada.

Beijinhos pra todos.
Mazé

Anônimo disse...

Não se preocupe W. Allen. Não tanto, rsrs. Se sua filha for amada agora apenas por ser sua filha, sem precisar pedir ou ter atitudes para chamar sua atenção, ela aprenderá o padrão "eu mereço". E quando um misógeno de plantão se aproximar dela, na primeira agressão, horrorizada, ela sairá correndo. Não vai reconhecer a agressão, a tortura, a negação, a dor, como algo familiar, comum ao amor.
Beijo
MAGA

Anônimo disse...

Ah, e não reconhece mesmo, nem imagina, Mazé. No dia a dia, o misógeno é doce, sensível, extremamente sedutor, cheio de problemas... coitado! Parece incapaz de fazer mal a uma mosca, a não se por alguns rompantes ocasionais. Sua agressão é direcionada.
Olha a diferença do típico cafajeste normal:
Este realmente não se envolve!
Diz que está procurando sua companheira, mas ainda não encontrou... não é você, então.
Não atende seus telefonemas.
Não envolve a mulher nos seus projetos e problemas, nem os conta... raramente se faz de vítima.
Não prosegue a relação. Até destruir a mulher.
Nenhuma mulher surta por causa de um cafajeste normal... não se cria uma relação para que se chegue a tanto nunca.
PERCEBE? Não é uma questão de visão! É a doença mesmo!!
Beijo.
MAGA
Amei o blog de vocês, interessantíssimo, instiga debates! Voltarei sempre se permitirem, RSRSRS.
Novo beijo

Anônimo disse...

MAGA, please seja sempre muito bem vinda! Aliás adoraríamos até que vc um dia participasse como desaforada X. Escrevesse um texto pra colocar no blog e assim que uma das meninas não puder escrever (o q não é raro), vc entaria.
Fiquei curiosa em perguntar mais sobre o mesmo tema, pois vc realmente parece conhecer bem o assunto, mas pode ficar chato se alguém se identificar com o Marcus ou a Vivian...rsrs
Beijo

Anônimo disse...

Oi Mazé, agora que vi esse comentário. Estava concentrada no texto da Ver^^onica de hoje. Sim, adoraria participar como Desaforada X, se eu souber algo sobre o tema proposto, rsrsrsrs. Bem, posso tentar!
Em relação às perguntas que desejaria fazer, onde encontro seu email? Podemos nos corresponder, este nome MAGA é um psudônimo. Se eu souber responder... às órdens!
Beijo
MAGA

Anônimo disse...

Ué, quer dizer que não é a Maga amiga da Ale?
Também fiquei interessada em mais informações sobre o seu vasto conhecimento do misógeno. Vc explicou muito bem. A única coisa que faltou é: Existe antídoto?
Os meus contatos e o da Mazé vc acha aqui no site na pg inicial. Procure-nos.
bjs
Verô

Anônimo disse...

Muito boa a história Mazé, real sem dúvida.
Quando nos envolvemos com o homem errado, as pistas sobre esse erro estão lá desde o princípio, nós é que queremos a ilusão e iludimo-nos sobre elas, arranjando justificações para o comportamento do homem cada vez que a campainha toca dentro da nossa cabeça a avisar: ooops, isto não está certo !
Um homem que se envolve com uma mulher comprometida (e vale para o contrário) é porque obviamente não quer compromisso !
Quem quer um amor a sério procura alguém disponível para o viver.
O misógino só é bem sucedido porque há mulheres que duvidam do seu próprio valor (e da sua capacidade de despertar amor) e inconscientemente atraem homens que acabarão por confirmar que realmente elas não merecem ser amadas.
Só há espaço para o vilão onde existir uma vítima em potencial...
Por isso o melhor antídoto para o vilão é parar de ser vítima dos homens e se dar o devido valor.

beijo
BrancaAurora

Anônimo disse...

MAGA, o link pra cia de teatro que trabalho está na primeira página: Serial Cômicos, lá tem um email. Aí te respondo pelo meu email pessoal. Só por uma questão de privacidade...Obrigada.
----
BRANCA, sem dúvida a auto-estima é o segredo pra evitar vários males sob todos os aspectos.
É como a a Maga tinha falado, terapia nela e nele...rs

Beijjos.
Mazé