sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira

“Como um anjo caído
fiz questão de esquecer
que mentir pra si mesmo
é sempre a pior mentira...”
Renato Russo

Depois de ter mentiras de diversas espécies em meu currículo e, conseqüentemente, muitas decepções, resolvi mudar. Nossa, que super clichê... Mas, essa é a mais pura verdade (outro clichê?!).
Mentira machuca. Desde as mais bobas até as mais elaboradas. Quando você mente, sempre envolve mais alguém... Você decide pela outra pessoa. Decide esconder algo sem consultar. E não há nada mais triste que mentir para pessoas. Sinceridade dói e é difícil. Contar pro namorado que não gosta mais e quer acabar, contar que apareceu outra pessoa, contar pra amiga que ela está gorda com a roupa nova, contar que a comida que o amigo preparou para o jantar está ruim, contar que não conseguiu gozar. Contar qualquer uma dessas coisas gera desconforto tanto em quem conta como em quem escuta. Daí, as pessoas inventam. Inventam pra se poupar e pra poupar o próximo (poupar da verdade?! ).
Quem nunca passou pela clássica situação... Você está com o menino faz um ou dois meses, toda apaixonada, jura que achou o homem da sua vida e ele chega com a história: “acho que me precipitei. Não quero nada sério. Me machuquei demais no último relacionamento. Não estou pronto para namorar novamente...”. Um balde de água fria com gelos em formato de iceberg. Ele conta essa e some. Depois de duas semanas sua melhor amiga te liga: “você não sabe quem eu vi no cinema. Pior, amiga, ele tava com uma loira tipo Ana Hickmann, a desgraçada tinha 1,20m só de perna”. Um mês se passa... Você continua enfurnada em sua kitnet, sete quilos mais gorda de tanto chocolate que já comeu e, como represália contra si mesma, resolve entrar no Orkut e fuçar na vida dele. Abre o perfil e ta lá: namorando. Desgraçado. Não era mais fácil contar a verdade? Ter dito: “olha minha filha, eu até tava te curtindo, mas, uma loira de parar o trânsito apareceu na minha vida. Estou tão apaixonado, tão apaixonado, que seria capaz de casar com ela no próximo mês”. Claro, a situação toda seria horrível. Contar isso não é fácil. Mas, é honesto. É verdadeiro. É sincero. E pra mim, a verdade não tem preço. Por mais dolorosa que seja.
Pior de tudo é que, quando você mente pra alguém, o primeiro a ser enganado é você mesmo. Você inventa pra ter a sensação de conforto. Pra parecer que não é tão malvado. Afinal, depois que você já contou qualquer coisa pra pessoa, ela não é mais responsabilidade sua, você não deve mais nada pra ela. Não é? Nessas horas, sempre tento me lembrar da frase do Pequeno Príncipe: “você é eternamente responsável por aquilo que cativa”. Então, a melhor saída, na minha opinião, é: ser honesto sempre, por mais difícil que seja a situação... Por mais que você saiba que a pessoa para quem irá contar aquilo terá um ataque e jogará o que encontrar pela frente em você. Seja corajoso. Assuma assim mesmo. Pague o preço das suas atitudes. Isso é tão nobre. Tão gratificante, que você nunca mais terá coragem de SE ENGANAR NOVAMENTE...



Mônica Wojciechowski

7 comentários:

Anônimo disse...

Amei Mô! Concordo linha por linha, mas... A teoria é linda, já na prática é um pouquinho mais complicado. Como vc falou a chave da questão esta em ter peito e enfrentar tudo e todos para não perder o eixo. A prática leva a perfeição.
;) bjocas

Danielle Krizanovski - CRP: 08/11045 disse...

Oi amiga!!! Para variar adorei o texto... sua maluquete, estamos morrendo de saudades de vc!!! Volta logoooo!!!! bjus

Anônimo disse...

Vêro,

É difícil sim. Mas, depois que você faz uma vez, não consegue mais fazer outra coisa. E com certeza, a prática leva a perfeição.... hihihi.

Daniiiiiiiiiiiii,

Tou com tanta saudades de casa. Hihihi. Fala pra Lele ir arrumando uma receita nova pra nossa super janta. Bjoooo.

Mô.

Anônimo disse...

Oi Mô,
Bacana o seu texto. Me senti até representado nele. rsrsrsrsrsrs

Sou adepto das relações transparentes com toda a dor e delícia que elas podem nos trazer. A gente se sente vivo e parte de uma história verdadeira...

Já que citaste o Le Petit Prince vou deixar outra preciosidade da conversa entre a Raposa e o Principezinho. Essa é para vc e as outras desaforadas não deixarem o mestre Mário na mão nas madrugadas a busca de um texto...

A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!

- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.

- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto...

No dia seguinte o principezinho voltou.

- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos.

- Que é um rito? perguntou o principezinho.

- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias!


W.Allen

Anônimo disse...

Nossa W. você não imagina como esse trecho chegou no momento certo. Mas oportuno impossível... hihihihi. Você sempre tem palavras certas nos momentos certos. Uhulll. Já ganhou. Já ganhou.

Beijos da Mô.

Anônimo disse...

Mo! Show, espetáculo, mandou muito bem!
Bjs
Fran

Unknown disse...

Mô...muito legal isto tudo que escreveu....talentosa com a câmera e também com as palavras!!!
Bjoooo
Rê.