terça-feira, 2 de setembro de 2008

MENTIRAS BRANCAS OU INOCENTES.

Desde o início para provar que em geral eu não minto e destesto mentiras, não vou fingir que a maioria das frases abaixo é minha. E confesso que dentro de várias idéias sobre o assunto não consegui fechar em nenhuma por falta de tempo ou inspiração...

O cinismo da raça humana tenta acolher a mentira como um recurso válido. Criaram-se assim as mentiras brancas, tidas como leves, em contraste com as mentiras grosseiras. A mentira de conveniência ou social, onde se ajusta a mensagem ao gosto do patrão. A mentira piedosa tenta diminuir o impacto da verdade. E a mais execrada de todas é a mentira deslavada, tão grotesca que não convence nem a quem fala.

Há até quem afirme: “Vou fingir que acredito”, ou, “Engana-me que eu gosto”! Vivemos tempos tão confusos que por vezes até preferimos ser enganados a enfrentar a verdade!

Aliás, mudando de idéia, eu minto sim e muito. Minto alucinadamente, afirmando e acreditando que sou outra pessoa nos palcos ou na frente das câmeras... Mas não me viciei nisso, sinto tesão em ser eu mesma na vida real, por mais confusa que seja. Ao contrário de várias pessoas que se vêem presas à mentiras leves pela necessidade de serem sempre agradáveis...

É por esta razão que existem pessoas idolatradas, consideradas perfeitas e no entanto, são tão infelizes! Estão manchadas de más intenções que embora não reveladas e nem denunciadas, estão escritas em cada célula do seu ser. Outras há que não são nada populares, até podem ser consideradas inconvenientes pela sua transparência, mas dormem em paz.

Provavelmente o leitor duvida da minha palavra, pois é impossivel você conviver bem em sociedade sendo absolutamente sincero e falando as coisas na cara do sujeito no calor da emoção.
A verdade magoa quase sempre, incomoda, é desagradável, irritante, espelha-nos e denuncia-nos a cada instante, mas o pós-operatório também e a verdade é a única cirurgia libertadora, o único antídoto eficaz para este “ópio” desgastante.


O leitor tem razão, já fui considerada inconveniente em vários meios, mas com o tempo aprendi a importância de algumas mentiras brancas, ou o melhor: de um silêncio. Este sim é verdadeiramente necessário. Usado sabiamente para pensar e escolher as melhores palavras e melhor maneira de falar a verdade sem machucar.


Palavra de psicóloga: "No relacionamento amoroso, as mulheres são consideradas as rainhas dos panos quentes, pois buscar contornar as situações, mas em alguns momentos, mentir pode se tornar uma solução paliativa para um problema que, futuramente, pode ficar ainda maior".
Mesmo as consideradas mentiras "brancas" ou de "piedade" podem degenerar em perigosas espirais de mentira, arrastando-nos e prendendo-nos a uma realidade falsa.


Um comentário:

Anônimo disse...

verdades e mentiras... ambas dóem, depende do caso.