sábado, 6 de setembro de 2008

A GRANDE MENTIRA!!

Fingimentos necessários. Este tema me deixou muito confusa e passei dias pensando no que escrever. O fingimento é a forma “bonitinha” para expressar uma mentira. Pensei em inúmeras mentiras contadas por necessidade como aqueles dias que falamos para a mãe que estamos bem só para não preocupá-la, quando bebemos todas e falamos pro chefe que estamos com dor de estômago e coisas assim...
Pensei em até algumas mentiras bem cabulosas que já ouvi de muita gente mas mentir para a família, namorado, amigos não chega aos pés de mentir para um país inteiro. Então vamos a história:

Imagine um país que...
vivia sobre repressão militar a mais de 21 anos. Quem estava no poder eram eles e eles escolhiam que assumia o posto maior de um país – a presidência.
Um político que foi preso por eles decidiu fazer alguns acordos e assumiu o papel de primeiro-ministro, conquistando a confiança dos militares. A única coisa que faltava agora para esse homem era ser presidente.
O sonho teve que esperar alguns anos pois os militares insistiam em ficar no poder. Mesmo derrotado ele continuou sendo a esperança do povo e fez alguns acordos. Aliou-se ao ex-presidente do partido do governo e venceu por 300 votos. Eleito, viajou pelo país e pelo mundo. Voltou a capital do país para montar o gabinete, mas é apanhado pela doença que insistiu em esconder. Ele escondeu da população sua doença alegando que o mais importante é que em poucas horas a esperança vai assumir o posto de presidente e os militares vão sair do poder.
Médicos insistem para que ele faça uma cirurgia as pressas mas a resposta é “Antes da posse, nada de cirurgia. Depois da posse no Congresso, que é a posse oficial, a posse legítima, eu vou para o hospital com vocês”.
A imprensa não sabia de nada, a população menos ainda e o país continuava em festa! A poucas horas da posse o presidente eleito passa muito mal e vai ao hospital. O país descobre e em poucos minutos o hospital é invadido por uma multidão. A confusão é tamanha que a equipe do hospital se confunde e leva o eleito para o centro cirúrgico errado, na hora da operação. Nessa hora sai o primeiro boletim médico divulgado pela imprensa.

“O presidente acaba de entrar na sala de cirurgia. Repito: o presidente acaba de entrar na sala de cirurgia, para ser operado de apendicite aguda”, informou o repórter.

A confusão estava armada. Pessoas chorando. Políticos preocupados com os novos rumos do país pois se o presidente não assumisse os militares poderiam quere novamente o poder.
Poucos minutos um novo boletim médico saiu: “O presidente passa bem. A cirurgia foi um êxito e o país pode suspirar aliviado. O presidente deve tomar posse amanhã". Não foi o que aconteceu e quem jurou assumir a presidência foi o vice. Mesmo assim o país achava que o presidente estava se recuperando. Quando, na realidade, ele estava piorando e já tinha passado por duas cirurgias. A mentira continua a ser mantida mesmo quando o presidente morre. Só alguns dias depois a verdade é anunciada! Morreu a esperança do país e só depois de alguns dias a população soube.

A grande mentira é verídica
O país é o Brasil
A data é 21 de abril de 1989
O presidente Tancredo Neves
Quem contou a mentira? Aécio Neves, na época, secretário do presidente, que era seu avô, e os médicos
Os enganados? A população brasileira

E agora pergunto eu: essa mentira foi necessária?

Josiany Vieira

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Josi,
Muito legal a sua reflexão e trazendo um tema político para um blog que discute mais comportamento, sexualidade e situações limite não deixa de ser um arejamento pontual (ainda que os outros temas sejam instigantes).

Bom dessa época me lembro pré-adolescente e começando a formar minha consciência política. Participei como um meninote das manifestações que pude relacionadas ao Diretas Já (morava em SP) e tenho boas lembranças. Acho que pela primeira vez, e não foram muitas desde então, vi um país quase inteiro ansioso por mudanças, crédulo em novas possibilidades políticas e otimista com seu presente-futuro.Vai ser difícil recuperarmos essa auto-estima enquanto nação...

Por outro lado não é demais lembrar que o vice de Tancredo era uma pessoa que teve atuação política muito comungada com os militares. Então acho que, nesse sentido, o mineiro Tancredo e a cúpula em volta foram sensatos. E acabo de descobrir hj que a Diverticulite era na verdade um tumor benigno que poderia ser confundido com um Câncer e tudo que foi planejado (o retorno à Democracia) poderia ser colocado em risco caso os militares não topassem o nosso bigodudo do Maranhão.

O François Miterrand escondeu um Câncer genuino durante mais de 10 anos acredito. Isso não o impediu de ser o que foi.Um grande e carismático estadista.

W. Allen

Josiany disse...

Obrigada pelas suas reflexões. Beijos