quarta-feira, 17 de junho de 2009

O ritual


O dicionário define menarca como a chegada da primeira menstruação na adolescente . Mas toda mulher sabe que a menarca possui um significado mais profundo . Afinal , ela é um tipo de ritual de passagem da infância para a adolescência , uma espécie de fim de ciclo que causa temores e expectativas .
Dias atrás , eu estava conversando com um grupo de amigas sobre o dia da nossa primeira menstruação . Cada garota reagiu de uma forma diferente . Por isto , elas acharam interessante que eu fizesse um texto sobre este assunto e colocasse na Internet , desde que mudasse os nomes reais delas . Achei uma boa idéia e resolvi escrever esta matéria .
Desde os meus cinco anos de idade , minha mãe fala sobre menstruação comigo . Ela sempre me mostrava os seus absorventes higiênicos e dizia que as “ regras “ trazem cólicas e sensação de cansaço . Minha mãe explicava que um dia estas “regras” chegariam para mim , que eu deveria estar preparada e que a idade para este sacrifício chegar , pela primeira vez , seria dos 10 aos 17 anos .
Aos 10 anos de idade assisti a primeira versão do filme Carrie , a Estranha e a cena que mais me marcou foi a parte em que a protagonista menstruou na escola , não entendeu o que aconteceu e que por isto virou motivo de chacota no colégio em que estudava . A partir deste dia , passei a rezar para que a minha menarca não viesse na escola .
Em abril de 1986 , aos 12 anos de idade , num domingo , após brincar de bonecas fui ao banheiro . Lá notei que a minha calcinha branca apresentava uma mancha cor de terra . Logo pensei que isto fosse resultado de uma dor de barriga , talvez eu tivesse defecado e não percebido nada . Naquele exato momento minha mãe abriu a porta do toalete e percebeu que se tratava da minha primeira menstruação . Ela me deu um absorvente higiênico e tratou de telefonar para os parentes mais próximos contando a novidade .
Dei graças a Deus por minha menarca não ter vindo na escola . Porém difícil mesmo foi colocar o meu primeiro absorvente higiênico . Como estava nervosa , não li o manual de instruções e coloquei a parte “autocolante” em meus pêlos pubianos . Na hora de tirar o absorvente , doeu muito e tive alguns pêlos arrancados . Depois , tratei de ler o manual da embalagem com mais cuidado e aprendi como se coloca uma “modess” corretamente .
O pior foi a sensação que veio depois que coloquei o meu primeiro absorvente , pois chegou uma sensação de medo . Fiquei com temor de perder a minha infância , de não poder mais brincar de bonecas e de ser obrigada a me comportar de uma forma adulta . Comecei a chorar desesperadamente . Mas conversando com minha avó notei que isto era tremenda besteira e que eu não deveria parar de fazer as coisas de que eu gostava só porque tive minha primeira menstruação . Também pensei que seria difícil andar de absorvente naqueles dias dentro do colégio e tive medo de que as pessoas percebessem . Porém logo notei que isto era besteira também .
Quando veio a menarca da minha amiga Márcia , ela estava numa aula de ginástica, vestida com lycra branca . No meio do exercício suas colegas falaram :
- Márcia , sua menstruação vazou ...
Assim a menina foi correndo ao banheiro . Primeiramente ela pensou que aquilo fosse resultado de alguma espécie de machucado , pegou um “modess” emprestado e depois percebeu que tratava – se da menarca mesmo . Ao contar para a sua mãe do fato , aconteceu a mesma coisa que ocorreu comigo : sua mãe telefonou para os parentes mais próximos e contou a novidade .
Quando Paula teve sua primeira menstruação aos 13 anos de idade agiu com naturalidade . Num dia ensolarado , logo ao acordar , viu uma mancha vermelha em sua cama . Desde os seus quatro anos de idade , ela sonhava em ficar menstruada . Uma vez , aos cinco anos , ela chegou a colocar um absorvente higiênico escondido da sua mãe e foi ao jardim de infância assim .
Através deste texto percebemos que a menarca é algo importante para toda adolescente . Por isto a garota deve receber a orientação necessária em casa e na escola para que ela esteja preparada para enfrentar esta nova fase .


Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa situação das mães ligarem para amigas e familiares a fim de contar a novidade é o mais engraçado, Luciana. Discrição zero. hehe Claro, é uma novidade bonita, mas daí a sair anunciando para os quatro cantos... Só faltou criarem a festa da menarca. :-)
Beijo, Luciana, bem interessante a diferença nas situações de cada relato e no entendimento e aceitação do "ritual de passagem".

Mario