sexta-feira, 5 de junho de 2009

Relacionamento entre pais e filhos é...


Escrevi essa frase e pedi para que algumas pessoas concluíssem:
“O relacionamento entre pais e filhos é...”.
Responderam-me: Legal, importante, ruim, complexo, complicado...
Com isso percebi que o resultado estava diretamente ligado ao contexto de vida de cada um.
Citarei um caso que me chamou atenção:
Meu cliente, Pedro (chamaremos assim), homem culto, inteligente, moderno, de classe média alta, com mais de sessenta anos, viúvo, não fala com a filha do meio, a mais de três de anos. Detalhe, ela mora com ele (junto o genro e a neta).
Quando me contou pela primeira vez que não falava com ela, pareceu-me frio, rigoroso, insensível, cruel... Mas respeitei e não opinei.
Depois, um outro dia, detalhou-me a história... Ele começou a namorar uma mulher muito mais nova que ele, a filha enciumada passou a ofendê-la, até que ele, já irritado com aquilo, começou a revidar dizendo: “Putas são essas suas amigas, meus amigos já falaram...” E começou dar nomes e fatos... Ela perdeu o controle e jogou um tamanco nele, que se defendeu e disse: “E tem mais, você que sai daqui e vai lá dar para aquele vagabundo do seu namorado (hoje marido dela)”. E partir daí começou a baixaria, partiram para agressão física. Ela o arranhou, o empurrou... E ele a derrubou com um tapa. A filha disse que ele não era mais seu pai. E não se falaram mais.
Ele concluiu a história dizendo: “Ela me renegou, tenho apenas duas filhas”... “Se ela morrer amanhã não vou nem no velório.”.
Fique sem energia diante de uma confissão tão agressiva, tão sem amor, sem valores... E passei dias pensando nisso. É contra tudo que acredito. Um pai falar desta forma da filha. Que triste! Que assustador!
Quando soube do tema da semana, contei a ele a minha intenção de escrever sobre o assunto, ele permitiu que eu citasse a sua história e sugeriu que o chamássemos de Pedro. E começou a relatar-me novamente. Porém dessa vez, notei que ele estava magoado, senti tristeza, solidão...
De homem insensível, incapaz de amar, passou a um pai magoado e orgulhoso, aos meus olhos.
E perguntei: “Se ela pedisse desculpas, você a perdoaria...” Ele me respondeu um “CLARO!” com muita empolgação. Voltei a acreditar na humanidade! Percebi que era apenas um Pai ferido. Não justifica qualquer atitude agressiva, no entanto consigo entender, não aceitar.
Fiquei pensando o que a filha pensa sobre o pai, será que ela tem a mesma impressão que tive no início ou consegue perceber sua fragilidade?
Confesso que por um momento pensei em conhecê-la e tentar ajudar de alguma forma, mas não tenho esse direito.
Através desta história lembrei do meu pai, o quão rígido e insensível ele era aos meus olhos. Até que uma única atitude dele surpreendeu-me e marcou-me por toda vida. Percebi que ele me amava incondicionalmente quando o vi chorando. Não queria me ver infeliz - era como eu estava naquele momento. Talvez ele tivesse se sentido impotente diante da situação, pela qual eu passava.
O conflito entre meu pai e eu era de poder. Ele não valorizava as minhas coisas, por conseqüência eu não concordava com as dele, por pirraça ou sei lá... Com o tempo percebi que essas coisas são insignificantes e que fiz papel de tola por um longo tempo.
Minha perspectiva de vida começou a partir do momento em que sai de casa. Porque tive todos os ensinamentos colocados à prova. Percebi que todas as vezes que meus pais me podaram, eles tinham razão. Queriam me proteger. Porém só pude aprender, vivendo cada situação e não ouvindo como seria.
Já fiz muita “CACA”, mas graças à base que me foi dada, voltei e construí tudo de novo.

Sou grata e APAIXONADA por meus queridos MESTRES.
MARIA E JOSÉ.

Relacionamento entre pais e filhos é... REPLETO DE AMOR, ERROS E ACERTOS.
Se eles erram, nós também. É próprio do ser humano.

Beijo Mãe...
Beijo Pai...


Ariam Quejaneli Machado

20 comentários:

Anônimo disse...

O relacionamento entre pais e filhos é... fundamental.
Como eu não tenho filhos, vou sugerir como próximo tema "relacionamento entre tio e sobrinhos", hehe.
Beijo, Ariam, bem-vinda ao time. ;-)

Mario

Anônimo disse...

Relacionamento entre pais e filhos é... REPLETO DE AMOR, ERROS E ACERTOS.
Se eles erram, nós também. É próprio do ser humano.

Não preciso nem comentar, nem dizer nada Ariam, você nessas poucas palavras disse tudo!!
Amei o Texto e me emocionei tambem, todos nos ja passamos por isso algum dia e no final percebemos que a vida é curta e nossos Pais não são eternos, um dia nos damos conta que eles se foram, e aquele "Eu Te amo" que poderia ter sido digo todos os dias acabou sendo esquecido por simples capricho ou egoismo das duas partes , por pirraça e por brigas Bobas..
Parabens Ariam pelo seu primeiro texto e que venham muitos por ai...
Beijos em seu coração !!
Ca ( Sua fã )

Anônimo disse...

Mario

Realmente é fundamental. O crescimento é feito de relacionamento isso inclui pais e filhos, tios e sobrinhos...


Camila

É impossível colocar aqui todas as vezes que discuti com meu pai. Com a minha mãe eu discutia muito também, mas não lembro de nenhuma das vezes, acho que ela é mais terna ou estava certa todas as vezes. Meu pai era injusto quase sempre e isso me machucava. Mas hoje eu o entendo e o amo, sinto falta. Hoje eu vejo seu valor e ele o meu.
Obrigada Cá... minha fã (kkkkkkkk)
Vc é mto doida! ADORO!

Beijos...

DIA FELIZ!!!

Anônimo disse...

Esqueci de assinar.


ARIAM

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Como seres humanos, é IMPOSSÍVEL não se cometer erros durante a trajetória da vida. Temos direito a isso, inclusive.

Só que a este mesmo ser falta tolerância, respeito e consideração, principalmente c/ as pessoas de quem ele diz gostar (ou amar).

... o ser humano ainda precisa aprender a deixar de lado o egoísmo, a intolerância, a impaciência, as mágoas, o maldito ORGULHO e desenvolver a capacidade de PERDOAR.

PARABÉNS!
Beijo,
Camila.

PS: MENSAGEM ANTERIOR APAGADA POR ERRO DE DIGITAÇÃO.

Unknown disse...

[Continuação]

Às vezes a pessoa quer e está aberta p/solucionar um determinado problema/situação. Está disposta a ter uma conversa franca e a colocar os "pingos nos is". Contudo, por medo, vergonha ou mesmo orgulho (MAIS UMA VEZ!), ficam esperando que a outra parte tome a iniciativa de procurá-las. O tempo passa, nada é resolvido e a tendência é que o problema vire uma bola de neve. Um círculo vicioso do qual ambos querem sair, mas não conseguem porque não admitem pensar na possibilidade de ter que engolir o orgulho p/dar uma chance de cortar o mal pela raiz.

Oor estas razões é que muitos casos precisam da intervenção de terceiros.

Não sei se consegui me expressar bem, enfim...

Beijos,
Camila.

Anônimo disse...

Ps: Ca ( Carolina )
( fã da Ariam )
Pra não confundir com a Camila
Irei assinar Carol
sou doida doida doida simmmmm :)

Bjus Ariam

Anônimo disse...

Meu Deus... kkk

Q gafe!

Até agora estava pensando que a Camila era Cá e vice-versa... kkkk

Desculpem Camila.
Desculpa Carol.

Agora já aprendi... kkkk

Beijos

Anônimo disse...

Boa - tarde !
Ariam , você é psicóloga ?
Tenha uma excelente semana !
Com carinho ,
Luciana do Rocio .

Anônimo disse...

Hã... Não Lu.

Por quê?

Beijos

Ariam.

Unknown disse...

Ariam, não é só a Luciana que acha que você tem jeito p/psicóloga. Eu também acho. rs
Beijos,
Camila.

Anônimo disse...

Mas por q gente?

kkkkkkkk

CAPAZ!

Anônimo disse...

Não assinei a anterior...

Ariam

Anônimo disse...

Bem se for analisar, sou quase uma psicóloga sou dona de "boteco"... kkkk um bar noturno...

BEIJOS...

Ariam

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OoOoOps, sério? Bar, já fiquei interessada. A propósito, curiosidade... qual bar é?
... sabe o que é, a semana do dia dos namorados está chegando e preciso afogar as mágoas! hahaha

(... se meus pais souberem isso, estou frita! rs)

Beijos,
Camila.

Anônimo disse...

Hum...

Sei como é... Dia dos namorados...
Q dia ruim não é?

kkkkk

Camila adiciona meu msn ariam.quejaneli@hotmail.com

Beijos

Anônimo disse...

hehehehe

Unknown disse...

Tá adicionada.
Big beijo! ;-)