segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tema da semana: Menarca

Mulher eu?


Marcella estava na casa de uma amiga quando percebeu que algo de errado havia acontecido, aos 11 anos e meio. Era uma menina bem moleca, gostava de jogar bola, falar mais que a boca, vídeo-game, comer muito e dar muita risada. Todos os seus amigos a chamavam de amigão, e ela mesma acreditava ser uma menina meio menino. Estava vendo filme e conversando quando chegou à conclusão de que havia feito o número um, como pode? Uma menina de 11 anos e meio fazer xixi na calça? Ainda mais na casa de uma amiga. Indignada e envergonhada, Marcella levantou da cama e foi ao banheiro na ponta dos pés, mas uma coisa diferente aconteceu, ela verificou e não era xixi, era sua primeira menstruação. Chorou e não sabia o que fazer, nenhuma de suas amigas tinha passado por isso, para quem ela ia pedir ajuda? Enrolou papel higiênico e decidiu fingir que nada havia acontecido. Passou a tarde conferindo e conseguiu chegar até o fim do dia sem nada dar errado. Chegou em casa e não sabia mais o que fazer, contou para sua mãe e pediu segredo absoluto. Sua mãe chorou muito e disse que agora ela era uma mulher. Marcella foi dormir e decidiu tentar levar sua vida normalmente, no dia seguinte toda a sua família sabia, e todas as suas tias ligaram para dar os parabéns para a nova mulher da família. Marcella decidiu abandonar a tentativa frustrada de se esconder, e tentar conviver com essa nova fase de cólicas, e TPM. A única coisa que não conseguia era entender se agora só por isso tinha realmente virado uma mulher.


Ingrid Moraes

2 comentários:

Anônimo disse...

É um ritual de passagem natural, né, Ingrid. Mas, de fato, sentir-se mulher só por conta desse fato é acreditar que a transição física é mais importante do que a psicológica e a social. Eu vou por aquela frase do Yves Saint Laurent, de que a mulher mais elegante é aquela envolta nos braços do homem que ama - acho que este sim é o verdadeiro ponto de mutação. E vale para ambos os sexos.
Beijo, Ingrid. Mandou bem para abrir a semana com este assunto meio cabuloso. :-)

Mario

Anônimo disse...

Somos mulheres desde que nascemos mas necessitamos dessa "passagem". O pior é que para o homem adolescente para provar que é homem tem uma "passagem" que é perder a virgindade...Injustiça!rsrs

Beijos e parabéns!

Bia