quinta-feira, 4 de junho de 2009

Você culpa seus pais por tudo


Para entendermos a relação pais e filhos, devemos fazer uma analogia da nossa evolução e que acabamos encontrando um resultado que se expressa em um círculo, vou explicar:

Na Idade Média, a família (pais) eram responsáveis pela transmissão da vida, dos bens e dos nomes, sem uma função afetiva. Logo que dispensavam os cuidados das mães ou amas, por volta dos sete anos, as crianças iam participar dos jogos e trabalhos do dia-a-dia com jovens, adultos ou velhos, sendo muitas enviadas para receber educação em outras famílias. A partir do século XVII, a família começa a manter a sociedade à distância, a valorizar a intimidade da vida privada e a ter necessidade de uma identidade, passando a se unir também pelo sentimento (unificando o todo, em uma relação mais intima, pais/filhos). Assim, a insituição "família" (que nada mais é que a junção de dois diferentes, que se fazem um, que se une a mais outro e se faz outro) foi se responsabilizando pela transmissão de valores e conhecimentos e pela socialização da criança, tornando-se fundamental pelos laços afetivos para o processo de subjetivação desta ( Ferrari e Vecina, 2002). Ainda hoje os pais sao os responsáveis por nos inserir na sociedade, nos ajudar a desenvolver nossas estruturas psicológicas, nossa identidade, nosso emocional e, com eles, aprendemos os limites, a controlar nossos impulsos. E com eles que aprendemos:

Onde?

Como?

Quando?

Todos os Porques!

O certo e errado!

E neles que nossos primeiros sinais e instintos são aflorados, e as primeiras sensações que sentimos e através deles...

Os pais contemporâneos não querem mais apenas que seus filhos sejam repetidores de seus ideias, repetidores de resultados, hoje os pais desejam que nos façamos diferentes do que eles fizeram, e que tenhamos nossos pontos de vista.

Como foi mostrado nos posts anteriores, não é uma questão muito fácil de solucionar quanto a essas gerações, ainda que exista um grande amor, entra em choque.

Freud e Osho falam muito sobre a relação de pais e filhos, a essência, e talvez o grande segredo do sucesso, vale a pena conferir.

Renato Russo diz algo muito valido:

"...Você culpa seus pais por tudo

Isso é absurdo

São crianças como você

O que você vai ser

Quando você crescer?"

Beijos...


Maria Jaqueline

18 comentários:

Anônimo disse...

Essa música do Russo é uma relíquia, Maria, muito bem lembrada, perfeita para o tema da semana.
Beijo, Desaforada, com inveja de aí em NY estar quentinho. hehe

Mario

Anônimo disse...

Ótimo texto Maria...

Muito bem lembrado, eu até q lembrei da música, mas não soube como falar sobre ela... Pareceu-me óbvio... Mas você mostrou além dela...
Fez uma ótima pesquisa... E fez um excelente texto!


Beijos

Ariam.


NY?
Que chic bem!

Anônimo disse...

Esse verso do Renato fala tudo mesmo...
Nao sao so porque sao pais e adultos que nao tem vontades , sonhos, desejos perdidos....
enfim....
muito legal o texto sobre a evolução das famílias, bem informativo!


Beijos da Bia


ps: eu também concordo com o mário, que inveja de voce ai no quentinho...e acrescento mais: queria estar ai por estar quentinho e também pela cidade em si hahaha

;)

Anônimo disse...

MARIO DIZ: Se um dia eu pegar meu sobrinho "fingindo" que dança ballet, trago ele no ato pra Curitiba fazer um intensivão de karate, aikido e outras atividades pra macho-cho-cho

MARIO DIZ: Ser acusado de ser gay, não me aborrece. Primeiro porque ser gay não é defeito;

Ser gay não é defeito ??( para mim não é e nunca sera , pois amoooo os gays e lesbicas são melhores amigos e amigas que uma pessoa possa ter mas para você esta parecendo que é pelos comentarios ) você esta se contradizendo com os dois comentarios que você deixou...
, alem de apagar os comentarios tambem que as pessoas deixam...
aprenda a receber criticas e nao somente elogios Mario isso é uma forma de aprendizado. se não quer que ninguem deixe comentarios anonimos então bloqueia esse blog e fique recebendo somente elogios das desaforadas para acariciar seu ego, e eu somente coloquei Mario sai do armario numa referencia a um outro texto que tem aqui falando sobre apelidos .. e nao foi comentario denegrindo sua imagem ou coisa parecida, se você se queimou é porque ai tem.. muitos macho-cho-cho como você diz. tambem adoram dizer EU NÃO SOU GAY!!

Assim como deve ter algumas desaforadas aqui que são homossexual na qual eu dou meus parabens por serem o que são e amarem o que são e nao se importarem com que outras pessoas preconceituosas falam
porque devemos ser o que somos e nao vivermos somente de aparências...
Por isso Mario sai do Armario ....

Anônimo disse...

Precisamos mesmo disso?

Eu sou homossexual e não me sinto atingida pelo comentário do Mario...

O texto da Maria não tem nada a ver com isso...


Beijos...


Ariam

Anônimo disse...

Crendios, pelo português pra lá de sofrível e pela covardia do anonimato já descobri de quem é o texto. hahahahaha
Olha, anônima (hehehe), tenho vários amigos gays e lésbicas e você sabe bem disso. Os únicos comentários que eu apago aqui são aqueles que denigrem as Desaforadas. Os seus contra mim, pode mandar à vontade, que eu mato no peito e devolvo na boa. Já fiz isso contigo quando você assinava os comentários, não é agora que vou deixar de fazê-lo só porque você se acovardou ainda mais, né?
Aguardo seu próximo comentário, porque tá bem divertido. :-)
Beijo.

Mario

Unknown disse...

Êta! O circo resolveu "abrir" de novo.
... êeeeeee laiá! rs

Beijos!

PS: Maria, ótima análise, profunda... meus parabéns!

Unknown disse...

[chegando agora]
... até que é bom ver um barraco de vez em quando. Tem gente que adora dar uma de palhaço. Aff, ninguém merece.

Beijos!

Anônimo disse...

Cada coisa não é Cá?

Falta do que fazer.

Beijos...

Ariam

Anônimo disse...

hehehe Eu confesso que tenho uma quedinha por um bom barraco. Ainda mais por gente covarde que não merece dó. É uma das poucas vezes em que a gente pode agir com crueldade e sem sentimento de culpa. ;-)
Beijo, Camila.

Mario

Unknown disse...

... é verdade, Mário. A única coisa ruim é que eu fico com uma baita curiosidade de saber quem é esta figura (o anônimo). rs

Anônimo disse...

Tudo por causa do Ballet ou do Tchan... kkkk .... SEI LÁ...

kkkkkkk

Beijos

Ariam...

P.S. Camila, ainda não consigo tirar a imagem da cabeça... kkkk...
"Segura o tchan, amarra o tchan..." (Deus q me livre)

Anônimo disse...

Ariam você esta se achando... aqui ninguem quer saber se você é Homossexual, Bissexual. Travesti, Drag Queen.... menos minha querida menos, e para de puxar o saco do Mario e concordar com tudo que ele diz , mas com relação ao texto eu concordo com Camila ótima análise, profunda... meus parabéns Maria
Beijinhos
Flavia

Anônimo disse...

rsrs A Ariam tá se achando, né? Quem disse que ela falou contigo, Flavia? rsrs Aliás, que Flávia? Bom, pela péssima construção verbal e ausência de pontuação, ficou óbvio que a anônima e a Flávia são a mesma pessoa. ;-)
Capricha na ortografia que de repente você consegue enganar alguém.

Mario

Anônimo disse...

Flavia, você foi infeliz em seu comentario. Espero que se retrate e peça desculpas a Ariam, eu concordo com você mario flavia e anonima devem ser a mesma pessoa...
Maria , eu li seu texto e achei muito lindo - Parabens -

Ass: Ca ( fã de Ariam )

Priscila disse...

toc toc...


Adorei o texto!
Te cuida.
Bjo.

Anônimo disse...

Acho q não preciso falar nada, não é?

Obrigada pessoal!
Q vuco-vuco!

Mas deixa quieto!

Beijos desaforadas...
Beijos Cá...


Ariam

Anônimo disse...

Beijos para você tambem Ariam, estou no aguardo para ler seu texto, espero que saia logo
Ass; Ca ( fã da Ariam )