terça-feira, 23 de junho de 2009

Superação


“Ninguém acreditava que um anão ia ter tanto trabalho assim no teatro”, diz Cláudio Castro.

O ator Cláudio Castro, famoso “Claudinho”, artista do teatro Lala Shenaider, em Curitiba, teve o ápice de sua carreira em 2008, mesmo tendo começado a atuar há 16 anos. Não fez do nanismo uma barreira para crescer como profissional. É vencedor do prêmio VMB, como webhit do ano de 2008, dado pela MTV Brasil com o clipe “A Dança do Quadrado”, vídeo com mais de 14 milhões de acessos no Youtube. Em 2007, junto com um grupo de sete amigos, gravou o vídeo “Perigos do Orkut”, que ficou entre os 30 melhores no Festival do minuto Brasil. Agora, juntamente com Cadu Scheffer, realizou o sonho de montar um grupo dedicado a essa atividade; nascendo assim a produtora Mama Djo Djo. Segue uma entrevista com este pequeno grande ator.

Como você iniciou sua carreira?

“Iniciei minha carreira em 1994, digamos que por acidente. Estava em uma reunião acompanhando um amigo e o produtor me viu e perguntou se eu gostaria de fazer teatro.Topei na hora e estou até hoje. Já se passaram 15 anos” .

O nanismo foi uma dificuldade no início dela?

“Sim, ninguém acreditava que um anão ia ter tanto trabalho assim no teatro a não ser em peças infantis. Usei isso como incentivo e venci tudo e todos. Hoje sou um dos atores que mais trabalha com teatro no Paraná e no Brasil”.

Quais e quantos trabalhos você já fez?

“Já fiz mais de 53 peças teatrais e cinco programas de televisão, incluindo uma mini-serie na rede globo com Selton Mello e Ney Latorraca. Também atuei na inesquecível “Dança do Quadrado”, no Youtube, com mais de 14 milhões de acessos”.

Ganhou prêmios com algum deles?

“O Premio MTV de melhor webhit 2008 com a “Dança do Quadrado”.

Como foi contracenar com artistas como Selton Mello e Ney Latorraca?

“Não é porque você é famoso que você tem que pisar na cabeça do ator desconhecido e eles foram muito legais comigo, sabiam que era a primeira vez que eu trabalhava na Globo e que ainda estava em estado de choque pela novidade e a grandeza do projeto”.

O que aprendeu?

“Humildade é tudo na vida de um artista”.

E destas tantas atuações, quais mais te marcaram?

“'O Sistema', na Rede Globo aonde cheguei no ápice da minha carreira como ator e com reconhecimento nacional. A peça “A gorda e o Anão”, o vídeo “Ah, não! War?”, no Youtube, com esse vídeo fiz a Dança do Quadrado e conheci o Antonio Tabet, do site Kibe Loco, e também minha participação na serie "O Sistema" que foi aumentada”.

A Peça “A gorda e o Anão” te marcou por quê?

“Foi nela o meu grito de liberdade através da comédia. Consegui dizer o que sinto e do que gosto ou não gosto sem perder a razão, falei o que sempre quis dizer, mas através da comédia e sem ofender as pessoas”

E no site Kibe Loco, qual foi o segredo do sucesso do vídeo?

“Trocando e-mail com o Antonio Tabet, dono do site, pedindo para ele ajudar em uma votação do vídeo “Ah não! War?”. Ele não ajudou, mas adorou o vídeo e cinco meses depois entrou em contato para eu produzir a Dança do quadrado”.

E produções próprias, têm vontade?

“Talvez um dia eu dirija uma peça, mas não sei quando e o que. Prefiro ser apenas ator. A vida de produtor e diretor não é minha praia”.

Então, como ator, qual mensagem deixa para os iniciantes no mundo artístico?

“Não desista nunca! Não seja um cabeça dura e faça o que pintar pela frente desde teatro na igreja até A Paixão de Cristo. Também não seja um fanático por uma causa ou classe. Lute pelos seus sonhos mesmo que 99% das pessoas digam que é burrice. Quebre sua cara, mas nunca se arrependa dos seus erros e sim das coisas que você não tentou fazer ou lutar. Se por um acaso você seja agraciado pela fama rapidamente, cuidado: todas as nuvens um dia acabam e o chão da terra é muito duro. Para eu estar onde estou hoje tive que ralar muito e me levantar de muitos tombos que a vida me deu. Seja um sonhador e realize seus sonhos sempre, e nunca odeie o Teatro Lala Schneider, pois um dia você ainda vai deixar seu currículo lá!”.

Esta foi a entrevista que fiz com o ator Claudinho, um exemplo de que não importa quão pequeno você se ache, sua força sempre pode ser maior.


Bianca Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Bia, muito legal a entrevista. E parabéns ao Claudinho também, claro.
Beijo, Vamb.

Mario