domingo, 11 de abril de 2010

Mudanças


Às vezes precisamos abrir mão de pessoas, coisas ou momentos por um bem maior.
A natureza humana é possessiva, egoísta, encostada e não se permite sofrer ou se sacrificar pensando a longo prazo.
Por conforto ou comodismo... sei lá, preguiça, seja o que for, as pessoas são capazes de deixar as coisas como estão para não se comprometer com a mudança, a surpresa, a dificuldade.
Um trabalho que não te faz feliz, um relacionamento que não está como poderia, um amigo que já não se mostra tão amigo assim. Podem ser várias as situações, a questão é se temos força para mudar o que não nos agrada.
Se temos coragem de mover as coisas de lugar para que realmente tenha um efeito positivo.
Sim, porque ninguém mexe em nada sem ter objetivo. Não é por hobby ou diversão, mesmo porque, dependendo do assunto, dói.

Creio que valha a pena avaliar. Colocar na balança e sentir se a parte boa tem mais peso que a ruim. Pode ser até que empate, aí pode ser interessante rever mas talvez não seja necessário fazer grandes alterações.
Mas, se a parte ruim se sobressair, pára e pensa. Não precisamos e nem devemos sofrer de uma forma que nos destrua aos poucos, que nos faça esquecer de nós mesmos, seja o motivo que for.
Nos anulamos sem perceber e não damos a devida atenção a quem é mais importante e move toda nossa história: nós mesmos. Nós somos responsáveis por nossos atos, sentimentos, atitudes e as consequências que elas trazem. Precisamos nos sentir bem dentro do cenário que participamos. Se isso não acontece, é hora de movimentar.
Pode ser uma decisão difícil, dolorosa, mas é só respirar fundo e ir em frente. Se é por uma boa causa, não importa se vai doer, a gente sobrevive, fomos feito pra isso. Somos fortes, aprendemos, nos adaptamos, conhecemos, crescemos, nos acostumamos. É só ter coragem, tirar energia lá de dentro e agir.

Poder dar oportunidade às mudanças é o que vale. Nunca saberemos se dará ou não certo sem tentar. Com toda certeza o desenrolar da história fará diferença na vida de todos os envolvidos. Se a intenção é melhorar, bora, não se amarre, um novo tempo pode apresentar várias possibilidades. Temos que passar pelas novidades, enfrentá-las e sair mais preparados delas. A experiência de vida resultante dessa vivência dará muito mais energia, sabedoria e segurança para viver e sobreviver aos episódios que nos acontecem.
É essencial que tenhamos o controle em nossas mãos. Não podemos controlar o mundo, mas podemos escolher como construir nosso castelinho.

Será que aquele sofá não ficaria melhor naquele outro canto? Será que não é hora de mudar o cabelo? Ou quem sabe partir pra outra e deixar a fila andar?

E aí, já fez alguma mudança hoje?


Liliana Darolt

2 comentários:

Anônimo disse...

Na primeira linha eu já sabia que esse texto tiha a alma dos Darolt...

:-)

Felicidades hoje e sempre !!

Beijos Ange

Karime disse...

Lili, show de bola teu texto. Providencial! Vou enviá-lo para uma amiga!

Beijão!!!!