segunda-feira, 5 de abril de 2010

Semana de Tema Livre

Pare, agora!



Às vezes me sinto como o personagem de Kafka, sujeito agitado, massacrado pela correria do dia-a-dia que acabou virando uma barata. Em função da falta de tempo e da superficialidade com a qual encaramos nossas tarefas diárias, para que possamos ter tempo de fazer tudo e agradar a todos, esqueço o real motivo de estar fazendo o que faço.
Nosso dia tem 24 horas, mas se tivesse 48, tenho certeza que ainda faltaria tempo para fazermos tudo o que precisamos, queremos ou para dar atenção para todas as pessoas que precisam da nossa atenção.
Nos últimos dois meses, estou em falta com tantos amigos que tive que fazer uma lista mentalmente, e a cada check-list, vou riscando-os num suspiro de “ufa! mais uma tarefa cumprida”. Minha família tem minha atenção nos poucos 120 minutos dos finais de semana, que dedico a eles. Queria poder fazer tudo com mais calma, mais bem feito, mas principalmente, saber dizer não.
Esta sim é uma tarefa difícil: dizer não aos outros, sem medo de magoá-los, ou de não ser uma pessoa querida. Mas, com certeza, antes de dizer não aos outros, é preciso aprender a dizer não e a impor limites a mim mesma; saber discernir o que realmente será relevante no meu dia, na minha rotina e organizar meu tempo de forma que todas as atividades sejam executadas da melhor maneira, e de forma que eu possa dar atenção às pessoas queridas e, principalmente, a mim mesma.
A idéia de estar sempre disponível para os amigos, pronta para qualquer programa, é simplesmente mea culpa. A mensagem que passo para meus amigos e família, me disponibilizando para qualquer coisa, a qualquer hora, faz com que eu deixe a porta sempre aberta para que tudo fuja ao meu controle. É o medo que tenho de desapontar, de magoar os outros. Eu sempre sou a parceira, a agregadora, a que diverte todo mundo... E na hora de dizer “não, obrigada”, eu empaco.
A cada dia que passa, tenho certeza que preciso cansar. Preciso saber quando parar e quando continuar, como continuar. Saber dizer simplesmente “não”, sem dar muita explicação, o que para as mulheres é quase uma missão impossível, já que adoramos dar justificativas para tudo.
A palavra mágica é limite às nossas atitudes, às minhas atitudes. Não impor limites a mim mesma, permite que os outros sintam vontade de invadir meu espaço e que eu não tenha a menor responsabilidade (e vontade) de provocar mudanças na minha vida.
Eu preciso de limites. Todo mundo precisa de limites.
A única coisa que não deveria ter limite na nossa vida é sermos felizes, né? A cada conquista profissional, a cada conquista amorosa, a cada presente ganho ou prêmio conquistado, deveríamos poder comemorar sem limites!
É engraçado e de certa forma triste, como existem pessoas que possuem amigos ou familiares que não estão vivendo um momento de felicidade, e por este motivo, não demonstram sua alegria diante de alguma coisa, com medo de magoá-los.
Mas isso seria tema para outro post.
O lance agora é aprender a dizer não, organizar meu tempo e a dispor de um pouco mais dele em prol das pessoas queridas.
O lance agora é impor limites a mim mesma, à correria do dia-a-dia, procurando descobrir o sentido de tudo isso.
E a senha? A senha é ser feliz. Sem limites.


Karime Abrão

5 comentários:

Anônimo disse...

Quanto mais eu falo que não tenho tempo, menos eu tenho. Na real, é muito ruim nós nos dedicarmos a maioria do tempo em uma coisa em nossa vida e não ter tempo devido para nos dedicar à coisas que queremos também mas deixmaos para segundo plano.Às vezes o trabalho e estudos fazem isso: a gente deixa família, amigos, eventos tudo para depois, tem gente que fica "abitolada" (um pouco como eu, rs) e esquece que o primordial são nossos familiares, amigos e amores. Acho que no fundo a gente consegue se organizar...só falta um pouquinho de mais vontade. Beijos gata, preciso ver um tempo este ano pra ir te visitar ;)


Bia

soninha disse...

Karime,
adorei o texto e espero que vc consiga (e eu tbem) colocar limite para os demais e ser feliz sem limites... bjo

soninha disse...

Karime,
espro que vc consiga (e eu tbemmm) colocar limetes para os outros e ser feliz sem limites ... adoreiiii
bjos e otima semana

!lili! disse...

Oi Ka.... gostei do seu texto, isso tudo realmnete tem sentido, mas, discordo de uma coisa, NÃO temos que agradar a todos. Talvez seja essa parte que deva prestar atenção.... tentar agradar a todos deixa espaço para que você não agrade quem é mais importante nessa história: você. E como pode proporcionar momentos bons pras pessoas se não estás bem? Hã?
As pessoas que realmente gostam de ti respeitarão e entenderão sua ausência. Siga seu coração e faça o que gosta... o que te fará bem. Tenho certeza que saberá avaliar a hora certa... das pessoas certas... bjs.

Karime disse...

Bia: te espero e te recebo aqui com o maior prazer, tu sabe!

Soninha: que honra ter uma nova leitora! Obrigada pela participação no blog e pelo elogio ao texto!

Lili: estou no caminho! Força na peruca e potencia no laquê!

Beijos a todas!