sábado, 27 de junho de 2009

As Desaforadas estão completando hoje 500 posts. E a marca vem acompanhada de uma postagem dupla: a debutante Mary Palaveri e a Desaforada X Camila Souza. Um brinde ao blog e que venham mais 500 posts pela frente.

Até que ponto as novelas são ficção?



Para sobreviver hoje em dia, precisamos viver um pouco na ilusão, sonhar mais, porque a realidade às vezes machuca. Por isso, muitos vivem em um mundo de ilusão, não 100% do tempo, mas vivem, por medo de encarar a realidade. Mas a questão é saber qual a relação que as novelas têm com esse momento de cada um.

As novelas foram feitas para entretenimento, ficção, mas não é o caminho que elas percorreram. Hoje é possível ver como os temas abordados fazem parte do cotidiano da nossa sociedade, vamos ressaltar o tema da esquizofrenia do Tarso (personagem do Bruno Gagliasso na novela “Caminho Para As Índias”). O comentário é geral, seja na roda de amigos, no ponto de ônibus ou nas emissoras de rádio e TV: todos falam sobre o assunto, uns com mais conhecimentos, outros nem tanto, uns sobre a doença, outros sobre a reação da família, outros sobre o preconceito, outros questionando se a doença é mesmo assim, mas todos comentando e se envolvendo com o assunto.

A novela ajudou a esclarecer sobre a esquizofrenia, tornando-a mais acessível à sociedade, exibindo o tema com clareza para os pacientes e as famílias, para que possam agir juntos. Hoje encontramos famílias mais esclarecidas, digo isso porque minha família está passando um desses momentos, por causa de uma tia. Os próprios médicos explicavam com receio a doença, falavam em particular com as famílias. Hoje a mídia está aberta para um diálogo total, graças à novela “Caminho das Índias”, que aborda o tema e abre espaço para chegar com mais clareza aos telespectadores. E aos médicos, esse crescimento das informações os levou para os meios de comunicação, para falar e explicar sobre a esquizofrenia.

A doença não tem cura, mas tem controle seguindo o tratamento correto.
Vemos então a importância que essa novela tem, em dialogar com a sociedade, a preocupação da autora em informar em ricos detalhes o assunto.

Se é ficção ou realidade, isso depende da forma que assistimos à novela, muitos assistem apenas como diversão ou passatempo, outros assistem como forma de aprendizado e informação. É evidente que não podemos afirmar que as novelas são 100% ficção, nem 100% realidade, como tudo na vida, depende do ponto de vista de cada um, eu assisto de uma forma e vocês assistem de outra.


Mary Palaveri

3 comentários:

Anônimo disse...

Caracas! Confesso que agora me senti suuuuuuuuperporfora. hehe Realmente não sabia desse lance da novela, muito menos que estava tão assim na boca do povo. A autora (nunca lembro o nome, só sei que é Perez - também não sei se é com "z" ou com "s", hehe) sempre tem essas ideias de jogar temas sociais e de utilidade pública em seus folhetins, como daquela vez em que colocou na telinha a imagem de pessoas desaparecidas e seus familiares (também não vou recordar em qual novela foi isso). Mas, sobre o tema da esquizofreina, gosto muito da abordagem dada em "Uma Mente Brilhante", por um motivo que acho fantástico: o roteirista escreveu a história de tal forma que a audiência se torna esquizofrênica. Por duas horas, você sabe exatamente o que é ser acometido por este problema. Com isso, o filme consegue aquilo que toda obra ambiciona: fazer a audiência realmente se perceber participante da trama ao ponto de não apenas sentir empatia pelo personagem, mas sim de se sentir o próprio personagem.
Beijo, Mary, e parabéns pela estreia.

Mario

Anônimo disse...

Realmente hoje em dia as novelas estao procurando demonstrar parte da realidade... afinal muitas pessoas se baseiam nos pernagens...
A novela Paginas da vida tambem trouxe um tema importantissimo que foi a sindrome de down, retratou muito bem a realidade da doença...
Devemos estar sempre atentos aos sinais que nossos filhos, amigos, ou parentes demonstram e procurar o tratamento mais adequado para ajudá-los a encontrar a cura.
Parbnes pela estréia Mary... adorei o artigo... beijos

Aline M.

Anônimo disse...

É importante enfatizar a relação que as novelas têm com a realidade, pois muitas pessoas não prestam atenção nos asuntos que são discutidos. Parabéns pela postagem Mary, por ressaltar um assunto que gera discussão e é de tanta importância como esse...Bjsss!!!