quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Que Há Por Trás das Festas Juninas Escolares


Todos sabem que festa junina é uma manifestação cultural , em que celebramos os seguintes santos : São João , Santo Antônio e São Pedro . Neste tipo de festa , são vendidas guloseimas , como : pamonha , pinhão , batata quente e bolo de milho . Sem falar , que existem brincadeiras , como : pau – de- sebo , pescaria e quadrilhas . Bem , as festas que sempre me causam desconfianças são : as festas juninas realizadas em escolas particulares . Pois , sempre desconfiei que estas instituições lucram muito com este tipo de festa . Afinal , as prendas e as doações dos alimentos são feitos pelos próprios alunos . Eu estudava num colégio particular de freiras e gostaria de relatar alguns fatos a este respeito :

1982 : 2 º Série : Mês de Maio
A professora falou :
- Mês que vem teremos festa junina . Portanto : crianças, tragam prendas e alimentos . Afinal , a turma que trouxer mais prendas e alimentos ganhará um troféu de honra ao mérito .

Como eu tinha 8 anos e era inocente , me esforcei ao máximo para trazer prendas e alimentos . Afinal , eu gostaria que a minha turma ganhasse o troféu . A festa junina passou ... e nada do prêmio !

As férias de julho passaram ... e nada do prêmio ! O dia dos pais passou ... e nada do prêmio ! Então , perguntei para a professora :
- Professora , a nossa turma foi a vencedora das doações da festa junina ... Então , onde está o troféu ?
A professora , respondeu : - Bem , este assunto pertence à direção . Então , passou setembro , outubro e novembro . Porém a nossa turma nunca viu o prêmio .

1983 : 3º Série : Mês de maio .
A outra professora disse :
- No próximo mês , a nossa escola realizará mais uma festa junina . Assim , a direção da escola pede para que vocês tragam : prendas e alimentos . Pois a turma que trouxer o número maior de prendas e alimentos , ganhará uma viagem para Foz do Iguaçu .

Então , como eu tinha vontade de conhecer Foz do Iguaçu , eu me esforcei para trazer muitas prendas e alimentos . Novamente , a minha turma foi a vencedora no número de doações . Assim , a festa junina passou ... Vieram as férias de julho ... Chegou o dia dos pais ... Surgiu a primavera ... E o prêmio da turma continuava em silêncio . Até , que em outubro , eu perguntei :
- Professora , quando a turma receberá o prêmio pelas doações de festa junina ? Quando viajaremos para Foz do Iguaçu ?
A professora respondeu :
- Por favor , não atrapalhe a aula !

1984 : 4 º Série : Mês de Maio : A mestra comentou :
- Alunos , estamos próximos da festa junina . Então , tragam muitas prendas e doem muitos alimentos . Afinal , o dinheiro arrecadado com as doações do evento , servirá para a construção de um grande ginásio de esporte e a turma que trouxer o maior número de doações , ganhará um diploma de “ Honra Ao Mérito “ .

Então , mais uma vez eu me esforcei para trazer o maior número de prendas . Assim , novamente , a minha turma venceu . A festa junina passou ... Passou agosto ... Passou setembro .... Passou outubro ... Então , perguntei para a mestra :
- Professora , quando irão começar a construir o ginásio de esportes ?
A mestra respondeu :
- Brevemente , brevemente ...

Bem , hoje estamos em 2009 , visitei esta mesma escola semana passada e não vi ginásio de esportes nenhum. Em relação ao diploma de “ Honra Ao Mérito “ , realmente eu ganhei um ... Ganhei um diploma de burra e de idiota , pois só agora notei que a escola em que estudei usou mentiras e ilusões para fazer que os alunos doassem prendas e alimentos , através de promessas fantasiosas . Então , me diga leitor :
- Você já estudou numa escola destas e já passou por algo semelhante ?

Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Anônimo disse...

Luciana, tinham de fazer uma auditoria nessa porcariada. E, na real, haviam até proibido a arrecadação de doações e venda de rifas. E o motivo nem era a exploração da ingenuidade infantil, mas sim o fato de uma menina, na região metropolitana de Curitiba, ter sido violentada e morta ao vender uma rifa na vizinhança. Como estamos no Brasil-il-il poucos lembram do fato e tudo voltou ao normal. Na entidade onde atuo como voluntário, as crianças e adolescentes estão vendendo rifas de MP3 a rodo. Lamentável.
Beijo.

Mario