terça-feira, 20 de julho de 2010

O que fizeram para merecer sofrer?



Merecer não é querer e nem poder: é uma questão de recompensa pelos seus atos. Mas, porque alguns merecem ser tão agraciados e outros tão desgraçados, quando nada fazem para nem um nem outro?
Isso é inevitável. O filho rico não pediu para nascer em berço de ouro. A menina doente não pediu para nascer com leucemia. Então como pensar que merecimento é apenas uma reação diante de suas ações?Certas vezes, pensei nos doentes que estavam no hospital. Pensei nas tantas lágrimas que estariam escorrendo nos olhos daquela mãe, vendo o filho leucêmico definhar aos 10 anos de idade. Ou então o pai vendo o filho perder a juventude, nos seus dezenove anos. A infância, e a juventude, que muitos querem voltar, que muitos julgam passar rápido demais, eles ao menos teriam o prazer de vivê-la da melhor forma, isso se cada um deles fosse vivê-las.
Já ouvi diversas explicações para este tipo de sofrimento: alguns dizem que é os pais que pagam por erros cometidos no passado ou que os doentes foram ruins em outras vidas e até que eles só passam por isso porque podem carregar essa dor. Quanta hipocrisia!Se perguntar para um doente se ele realmente acha isso, você entenderá a hipocrisia que há nessas explicações.
Da mesma forma acontece em muitos outros casos, como com os animais. Não escolheram serem torturados, morrer aos montes diariamente, só para alimentar um ser, o humano, que não come mais por necessidade, e sim por gula. Sim, o sistema mata mais do que o homem precisa. E ouço explicações do tipo “precisamos deles para viver”. Mas para isso, eles sofrem. E tem muita gente hipócrita que diz não gostar de maus tratos aos animais e come carne, por exemplo. Mas a vaca, a galinha e tantos outros tem merecem sofrer desnecessariamente né?
A questão de tudo isso é que na verdade muita gente e seres têm o que aparentemente não mereciam, não fizeram nada para merecer. E por isso, os que tem oportunidade de ter uma vida boa, devem agradecer. Agradecer por não terem algo que os impeça de continuar a vida, de vivê-la bem. E mais que isso: devemos não só agradecer como também nos conscientizar que o mundo é feito por pessoas e seres injustiçados, que sofrem, e que mais do que tudo, precisam de nossa ajuda.




Bianca Nascimento

Nenhum comentário: