quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Falando Bem




Sobre as diferenças entre amor e sexo, a cantora Rita Lee soube falar muito bem. Mas como faço parte do blog chamado Desaforadas e o tema da semana é este, darei a minha opinião sobre o assunto.

Segundo o dicionário, amor é o sentimento que faz alguém querer o bem do outro com afeto. Já sexo é a prática da cópula.

É difícil falar sobre amor entre casais, pois este tipo de sentimento é sempre questionável. Amor verdadeiro é só o de mãe, mesmo assim temos algumas exceções, como é o caso das mulheres que jogam os filhos na lixeira.

O que muitas pessoas sabem é que existe sexo sem amor, mas o que muita gente ignora é que, também, há amor sem sexo, como é o caso da paixão platônica. Outro exemplo de amor sem sexo é a história da moça que casou-se com um tetraplégico, que por causa de um acidente na infância nunca poderia ter relações sexuais na vida.

Amor é um sentimento que costuma vir com a convivência, quando você conhece o outro no dia-a-dia. Já no caso do sexo, uma criatura pode conhecer a outra hoje e já terem relações íntimas, sem o compromisso de se verem no dia seguinte.

A coisa mais brega que existe por aí é a expressão “fazer amor“, pois este sentimento não se fabrica, apenas se sente. O que existe, realmente, é o ato de fazer sexo. Afinal através dele é possível fazer filhos e até contrair doenças, mas não é possível fazer amor.Uma vez um poeta afirmou: “sexo é totalmente diferente de amor, pois o governo me fode há 50 anos e nem por isto sou apaixonado por ele“. Esta expressão me fez lembrar de uma outra frase da comediante Dercy Gonçalves que disse: “ Se sexo fosse muito parecido com amor, ninguém falava ao seu inimigo "vá se fuder'".

Para discutirmos as diferenças entre amor e sexo de uma forma lírica, iremos analisar a letra da cantora Rita Lee, estrofe por estrofe:


Amor E Sexo



Composição: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor

“Amor é um livro

Sexo é esporte

Sexo é escolha

Amor é sorte...”


Aqui a autora está afirmando que as pessoas podem escolher os parceiros para fazer sexo, mas não escolhem as criaturas que irão amar. Afinal o amor depende de sorte, é como aquele ditado que afirma: “casamento é uma loteria“.


“Amor é pensamento

Teorema

Amor é novela

Sexo é cinema.

Sexo é imaginação

Fantasia

Amor é prosa

Sexo é poesia...“


Nesta parte fica claro que o sexo é algo mais livre do que o amor.


“O amor nos torna

Patéticos

Sexo é uma selva

De epiléticos...

Amor é cristão

Sexo é pagão”


Aqui existe a referência ao ditado que afirma que ficamos bobos quando amamos ]. Também fica nítida a relação do amor com a religião e do sexo com o pecado.


“Amor é latifúndio

Sexo é invasão

Amor é divino

Sexo é animal

Amor é bossa nova

Sexo é carnaval“


Nesta parte fica claro que o amor traz segurança e o sexo não .


“Amor é para sempre

Sexo também

Sexo é do bom

Amor é do bem...

Amor sem sexo

É amizade

Sexo sem amor

É vontade...“


Nesta seção fica nítido que é possível amor sem sexo e sexo sem amor. O único pecado foi falar que amor sem sexo é amizade, pois isto vale apenas para a amizade comum, mais conhecida como amizade em preto-e-branco. Porque na amizade colorida o caso é outro. Pois, neste tipo de relação existe sexo sem compromisso e sem ciúmes. Afinal, esta situação trata-se de um relacionamento aberto.




Luciana do Rocio Mallon

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom, essa mulher já é genial, juntou ela e o Jabor só podi dar nisso. :-)
Beijo, Luciana.

Mario

Anônimo disse...

Noooossa, que coincidência... lembrei exatamente da música quando vi o tema.. meu post de amanhã fala bem disso... :-)

Parabéns pelo texto..

beijão

Anônimo disse...

Amo os textos do Arnaldo Jabor, adorei a sua analise da musica e o trecho sobre amizade preto e branco e colorida!!!
Bjs
manu