domingo, 1 de novembro de 2009

Groove na multidão




Um dos fenômenos mais sensacionais, divertidos e impressionantes promovidos pela democratização da cultura, dos meios de captação audiovisual e do uso da massa como elemento de manifestação artística são os flash mobs. Na verdade, nem o termo nem o fenômeno são novos, datam do século XIX, e consistem em aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar alguma ação inusitada previamente combinada, e depois se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. Aqui está uma coletânea de dez eventos deste gênero, todos referentes a encontros com uso da dança como elemento essencial, sendo um melhor que o outro, assista e comprove.

Sound Of Music
A canção tema do filme “A Noviça Rebelde” é que embala os dançarinos. O arranjo inocente ganhou uma remixagem que permitiu coreografias mais contemporâneas. As pessoas na estação de trem da Antuérpia (segunda maior cidade da Bélgica) simplesmente não acreditavam naquela surpresa absolutamente imprevisível.






I got a feeling
A apresentadora Oprah Winfrey ficou de cara. Ela acompanhou no palco um show impressionante em Chicago, mas não propriamente do Black Eyed Peas e sim da multidão: um grupo de dançarinos desenvolveu uma coreografia e convocou 800 fãs que a ensinaram para mais de 20.000 pessoas. O resultado é adrenalina em altíssima voltagem.





Michael Jackson Tribute
Óbvio que o recém-falecido rei do pop não ficaria de fora dessa. Uma coreografia diurna e outra noturna, no meio de um calçadão e de um trânsito caótico, arrepiam até quem não era chegado no matusquela desbotado que conquistou o planeta. A música escolhida é provavelmente seu maior clássico: “Beat It”.






Beyonce
Cem garotas dançando “Single Ladies”. Fidelidade ao maiô usado por Beyonce no clip original, mantendo-se inclusive o PB. Contagiante.






Pregnant Women Breakdancing
Esse é para quem acha que mulher grávida tem de ficar em casa tomando chazinho e dormindo com as galinhas. Um grupo de gestantes tira uma boom-box de um carrinho de bebê e manda ver em coreografias audaciosíssimas. Ao som de Fat Boy Slim e trazendo consigo uma boa causa apresentada ao final.






Bounce
Um efeito dominó-humano na fila de um brinquedo de parque de diversões é o estopim para uma coreografia genial. Os dançarinos dão show deitados. Mais emocionante que montanha russa.






T-Mobile Dance
A estação de trem de Liverpool foi o cenário de um passeio dançante por hits que transitaram da dance setentista à valsa vienense. Repare nas pessoas tentando entender o que está acontecendo enquanto os dançarinos mandam muito bem nas coreografias. Uma ação da operadora T-Mobile, empresa alemã de telefonia móvel que está fazendo história com esse tipo de evento.





Fast food dancing
A praça de alimentação de um shopping center vira cenário para um número musical soberbo. E bem naquele estilo um pouco embaraçoso dos musicais, com as pessoas passando a cantar e dançar do nada, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Confira os olhares surpresos das pessoas que lancham sem entender.






Syncronized Swimming
Até avacalhação fica mais divertida quando feita em grupo. Achincalhando com o esporte olímpico, um grupo de fedelhos pratica nado sincronizado com água pelas canelas num chafariz. Bacana é também conferir o físico dos “atletas”.






JK Wedding Entrance Dance
Um clássico. Padrinhos de casamento muito animados fazem uma abertura para os noivos que tornou essa cerimônia muito mais famosa que a da enorme maioria dos superstars. Imagine como é que foi a festa.







Mario Lopes

3 comentários:

Karime disse...

Adrenalina pura para animar o domingo. Coisa mais boa, energia, movimento!
Contagiante mesmo! Deu vontade de estar lá no meio do show do Black Eyed Peas, dançando junto.Só podia ser coisa tua!
Muito a fu...
K.

Anônimo disse...

Triafu, Ka.
Então, convidada você foi pra ir num show, né, não do Black Eyed Peas, mas de coisa melhor ainda. ;-)
Beijo e, de repente, vê se vai aí no FNM que vale a pena.

Mario

Karime disse...

Tu sabia que a pessoa que ia comigo no FNM não vai mais ?
É.
E sabia ainda que pro show que fui convidada marcaram e remarcaram umas 3 x?
Pois é.
E para de imitar meu sotaque gaúcho, q é tão bonitinho.
Bjo

PS: Botei o vídeo do Black Eyed Peas no meu orkut.