terça-feira, 15 de junho de 2010

Estrelas Terrestres


Certa vez, de tantas vezes, observei as mesmas estrelas. Eu sabia que eram sempre as mesmas, pois rodeavam a lua de uma forma estratégica todas as noites. Minhas indagações e sentimentos também eram os mesmos. Por que estou aqui? Quem fez tudo isso ai?E ao mesmo tempo, sentia a beleza daquelas estrelas e a luz lunar entrarem em meu peito, a ponto deu pensar também se não estava tudo ao contrário, se minha casa não era lá, pensava eu do quintal de minha casa terrena. Meus pensamentos, por mais limitados que fossem pela minha condição humana, tentavam imaginar o que aquelas estrelas e a lua observavam no mesmo momento em que me viam também. Quantas lágrimas, perdas, mortes, vitórias, injustiças, fome e doença não estariam vendo neste exato momento. E mesmo vendo tudo isso, elas continuavam brilhando, a lua às vezes sorria quando minguante, e eu chegava a ter inveja de tamanho brilho e beleza em meio de tanta dor e injustiça que estava tendo no mundo. Queria ser como elas, brilhar como elas ou estar com elas? Na verdade, queria voltar para casa, longe disso tudo, ser abrigada novamente por um além em que eu pudesse ser outro tipo de ser, que não o humano. Ao mesmo tempo, me dei conta que eu já era como as estrelas: quantas vezes observei, em meio a escuridão, pessoas dormindo na rua, crianças pedindo moeda, doentes terminais, das guerras e crianças morrendo de fome, governos tiranos que construíram parte de nossa história. E eu nunca pude fazer nada, apenas assistir. Porém, a lua e as estrelas viram todas as desgraças desde o começo da humanidade, quando eu ainda nem sabia o que era o viver. Quantas vezes queriam emitir sua luz e invadir o coração dos desesperados. Mas não dependia delas e sim das pessoas que não as viam com tamanho poder e beleza. Mas assim como eu, um ser dentre outros bilhões de humanos, as estrelas ao lado da lua, em meio a trilhões de outras como elas, não deixaram de brilhar, não deixaram sua luz apagar e como a lua, em meio de tantas fases, não deixou a sua fase de sorrir.


Bianca Nascimento

Nenhum comentário: