segunda-feira, 28 de junho de 2010

Semana de Tema Livre

Lapso Temporal

Quando paramos para pensar, percebemos como o tempo passa, as vezes rápido, as vezes devagar e as vezes apenas passa. Percebemos quantas coisas ocorreram nas nossas vidas, coisas boas e ruins, ou apenas coisas, mas sempre temos a certeza das lições que pudemos tirar com tudo que nos aconteceu, de bom ou ruim ou que apenas aconteceu.
Se analisarmos o lapso temporal de um ano em nossas vidas, ou seja, 365 dias, percebemos melhor ainda como o tempo passa, ele voa!
Há um ano atrás estávamos diferentes, tínhamos amigos inseparáveis diferentes, amigos separados diferentes, amores, amor ou a solidão, contávamos com pessoas, desprezávamos pessoas, tínhamos um ou outro trabalho, ou nem trabalho tínhamos, tínhamos família, não havia família, e por ai vai... Hoje aqueles amigos já são colegas, os colegas nem existem ou são melhores amigos, o emprego pode ter mudado, o ramo, a profissão, o sexo, os amores, casamos, descasamos ou permanecemos sozinhos, o cabelo já muito dezoito vezes, até de cor se pode mudar em um ano.
Tão pouco, só um ano e nossa vida pode dar uma super guinada, pra lá ou pra cá seja como for. Em um ano, conhecemos pessoas maravilhosas, as quais gostaríamos de carregar por toda a nossa vida, mas nem sempre será possível, nesse tempo também perdemos pessoas não só maravilhosas, mas essenciais, basilares à nossa formação e ao nosso modo de ver o mundo, e por vezes ficamos apenas com a saudade e a espera por um plano superior. Temos decepções, que hoje nos parecem mínimas perto das atuais e que certamente nos parecerão mínimas diante das que estão por vir. Apaixonamo-nos, nos desiludimos, amamos e erramos. Em uma ano aprendemos a perdoar, aprendemos a reconstruir laços, fraternais, de amizade, maternais, amorosos...
Em um ano muito coisa acontece. Pulamos sete ondas, comemos lentilha, fazemos promessas, engordamos e emagrecemos, aprimoramos nossos conhecimentos e aprendemos cultura inútil. Nesse tempo acontece tudo, e ao mesmo tempo não acontece nada. Por vezes imaginamos que dentro do espaço de tempo de um ano, nossa via não mudou em nada, mas basta olharmos a nossas volta para verificarmos tudo àquilo que cultivamos, ou perdemos, e o ciclo continua.
Em uma não, apenas esse tempo, olhe a sua volta, perceba e analise, faça um balanço veja tudo que ganhou tudo que perdeu, mas principalmente, veja em um ano tudo que pode cultivar, afinal, o que nos vem fizemos por merecer.


Fernanda Bugai

Nenhum comentário: