sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Chá de Cadeira





Quem nunca usou a expressão “chá de...” pra expressar algum tipo de demora ou de espera? Por exemplo: chá de cadeira, pra dizer que ficou com a bunda quadrada de tanto esperar sentado; quem nunca recomendou a amiga que desse um chá de buceta no namorado: “dá um chá de buceta nele que ele para de olhar pro lorão do escritório”. Quer dizer, vai dar tanto que o cara não vai querer ver a “flor” por um bom tempo. Enfim, o tema da semana me fez parar pra pensar e me perguntar: de onde vem essa expressão? Chá de... Fiquei curiosa e fui pesquisar...

Tudo começou com a expressão Chá de Cadeira,ainda na época de súditos e fidalgos... Quando rolava os festejos, os súditos eram obrigados a chegar por primeiro nas festas, pra encher o salão. Eles chegavam e ficavam como uns patos esperando os convidados ricos. Nobreza e fidalguia consideravam-se superiores e procuravam chegar com atraso, afinal, nobre é nobre, né? Que graça teria ser nobre e chegar no horário? Enfim, enquanto os nobres não apareciam, os súditos (povão) eram obrigados a sentar e esperar. Para a espera ser menos dolorosa, ou mais saborosa, o chá era servido pro povo que esperava, por isso, hoje falamos chá de cadeira para designar espera demorada.



Mônica W. – A Desaforada que ensina cultura inútil (há há há)

2 comentários:

Anônimo disse...

hahahahaha Boa, não sabia dessa do chá de cadeira, achava até que era "recente". Sobre o chá de buceta, te cuida, porque existe também o chá de pirosca (que eu acho que está mais para infusão hehe).
Beijo e banhe-nos de vossa cultura inútil, oh, Desaforada.

Mario

Anônimo disse...

Mopi querida você voltou hehehehehe...Pois então, que doidera né, imagine, eu escrevendo.
Estou adorando ficar pensando no que escrever, uma delicia...
Saudades de tu...Como foi lá em Toledo??? Era lá né?

Afff chá de cadeira, já levei vários, mas nunca parei pra pensar na origem dessa chatice. Adorei saber que somos "feitos" de escravos hahahahaha
Bjks