quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Chá das cinco


É lindo e impressionante como cada lugar tem seu costume, sua cultura no mundo. O Chá das Cinco na Inglaterra ficou famoso pelos quatro cantos. Ele foi lançado por volta de 1830 pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá que fariam parte deste ritual que veremos a seguir:


O chá é um evento social familiar ou aberto a convidados, que tem como características o seu horário e o consumo do chá e de bebidas quentes ou refrescantes não alcoólicas, servidas junto com alimentos leves. Geralmente acontece em casa, sendo ótimo quando se tem uma boa varanda ou um jardim amplo para degustar esta especiaria.
Horário e duração. O Chá, que pode também ser o Café da Tarde, tem o seu horário próprio no roteiro das refeições diárias. É tradicionalmente um lanche consumido ao fim da tarde até o por do sol, e termina antes da hora em que será necessária a iluminação artificial. As duas primeiras horas do anoitecer, quando já é necessária a utilização de iluminação artificial, são as horas próprias para os Coquetéis, não mais para o Chá.
Hoje é mais difícil o Chá como evento social, porque o lanche da tarde é feito no trabalho, ou nas proximidades dos locais de compras das pessoas. O chá foi um hábito cultivado pelas pessoas que viviam de rendas e pelas mulheres, quando as donas de casa e suas amigas não trabalhavam. Dessa forma o Chá adquiriu características mais apreciadas pelas senhoras. Com a entrada das mulheres no círculo dos negócios, a preferência passou a ser por coquetéis, mais ao gosto dos homens, que geralmente apreciam mais as bebidas alcoólicas, e vão acompanhados das esposas.
O Chá é melhor servido em salão bem ventilado e claro, ou em uma varanda, com mesinhas, ou no gramado do jardim. A razão é o chá ser um "suador", ainda mais eficaz que o café e o chocolate quentes. Por isso, é bastante favorável ao conforto dos participantes que seja servido em local bem ventilado.
Os convidados devem usar roupas mais claras, leves e frescas, observando-se modelos e cores próprios para a tarde, menos formais que as que usariam em um coquetel ou jantar. Em época mais fria, o tailleur ou o conjunto de duas peças. Um chapéu pequenino é um acessório muito próprio para a ocasião. Maquiagem leve, poucas jóias, resumidas a um pequeno clipe de brilhantes ou de pedras semipreciosas.
Decoração. A decoração deve ser simples, a fim de criar um ambiente acolhedor e alegre, primaveril, e isto pode ser conseguido com folhagens em vasos suspensos na varanda, ou um ou dois vasos no chão, junto ao bufê, e um pequeno arranjo sobre a mesa do bufê.
Normalmente, a luz artificial só é usada no salão do Chá se o dia escurece mais cedo, como no meio do inverno, ou se o dia se tornou chuvoso e escuro. No entanto, as luzes da sala ou do salão podem ser acesas não por necessidade, mas como elemento decorativo.
O espaço para os convidados deve ser proporcional. A impressão de sucesso vem de uma relação ideal espaço-ocupação. Espaço muito amplo dá a impressão de que muitos convidados deixaram de comparecer, mesmo que todos estejam lá. Ambiente pequeno e com muita gente passa a impressão de despreparo e má organização. Se o espaço é grande para o número de convidados, a decoração abundante com flores e plantas contribuirá para melhorar a impressão de uma relação adequada.
Mesa do bufê. A mesa principal, que servirá de bufê, deve ser coberta por uma toalha farta, de modo a pender em cada borda da mesa, porém mantendo-se as pontas a no mínimo uns 20 cm do chão. A toalha da mesa de chá é uma peça mais delicada que as toalhas para jantar. Nas recepções luxuosas é preferido o linho branco bordado e com rendas. Nos chás íntimos, menos formais, a toalha pode ser de cor, lisas e ou em xadrez de estilo inglês.
Orquestra. A música proveniente de som, ou de um conjunto musical é preferivelmente só instrumental, com ritmo ou clássica, escolhida para alegrar e descontrair. O sistema de som ou o conjunto musical ficam onde possam ser ouvidos por todos, em um canto do salão ou na varanda.
Comestíveis. Bolos, o tradicional pãozinho miúdo francês, com manteiga; queijo cremoso biscoitos creme-cracker, biscoitos de aveia e mel, torradas com marmelada, geléia de laranja; sanduíches variados de patê de foie gras, de requeijão ou de maionese, canapés de caviar. O sanduíche multicor feito com pão de forma laminado com camadas de recheio em cores variadas, além de ser muito saboroso, também enfeita o bufê.
Modos de servir. Há pelo menos três maneiras de servir o chá; variam conforme o caso; Se os convidados ficam em uma mesa com a anfitriã; b) se há bufê com mesinhas; c) se há bufê, mas não há mesinhas e apenas cadeiras, ou os convidados ficarão de pé.
Para o chá íntimo para pequeno número de pessoas, pode ser sentado, e todas as regras de servir aplicam-se aqui. Se há poucos convidados, com lugar para todos em uma mesa longa, então os convidados são dispostos conforme indicado no item "Lugares à mesa" e cada um terá diante de si o seu pratinho, a xícara, talheres, guardanapo, poderá servir-se ou será servido em seu lugar.
Ao servir-se, o convidado coloca primeiro o quanto deseja do chá ou do café, depois completa com o leite. Para um café com leite claro, coloca pouco café na xícara e completa com maior quantidade de leite. O mesmo para o chá. Porém, se a anfitriã colocou bules e leiteiras em certa ordem de servir, essa ordem deve ser seguida naturalmente, para que ninguém faça seu caminho na contramão dos demais.
O papel da anfitriã deve ser o de procurar a cada convidado e estimulá-lo a se servir e ficar à vontade. Não pode estar excessivamente envolvida na tarefa de servir os convidados e, em um chá formal, sequer poderá fazê-lo.
Ajuda à anfitriã. Em um chá menos formal, porém com grande número de convidados, logo que decidir oferecer um Chá, a anfitriã deveria selecionar duas amigas que tenham maneiras sóbrias e gentis, e boa vontade para colaborar, para que a ajudem a cuidar dos convidados e servi-los junto ao bufê. Não é uma tarefa para adolescentes, mas se tiver filhos nessa idade, poderá pedir-lhes para passar as bandejas de comestíveis, mesmo que haja mesinhas. Isto dá um toque especial de graça ao encontro. Mas as meninas, ou mesmo os rapazinhos que ajudem, não devem parecer estar a executar uma tarefa além de suas forças.
É uma boa idéia escolher amigos que conheçam alguns convidados ou a maioria deles.
O papel da anfitriã é mais importante que o do anfitrião, seu marido, cuja ausência inclusive, não se tratando de um chá em homenagem a alguém, será perfeitamente desculpável. A própria anfitriã servirá o chá auxilia por uma filha ou por uma amiga.
Isto não impede o convidado de dirigir-se ao bufê para servir a si próprio, mas o que não é aconselhável é ir até à copa ou cozinha buscar o que deseja, ou procurar servir-se na mesa de apoio para o serviço dos empregados.
Modo de fazer o chá. Chá em saquinhos só para um evento não planejado. O procedimento mais prático é levar o chá já pronto e coado no bule de chá. A quantidade de folhas moídas por litro deve ser mantida todas as vezes que novas quantidades forem preparadas. O bule deve ser previamente aquecido com um banho interno de água quente da torneira ou da chaleira.
Preparar o chá fora da cozinha, sobre a mesa do bufê exige várias providências extras. Terá que manter uma chaleira de água fervente no bufê, sobre um fogareiro a álcool. Também a densidade do chá irá variar, tornando-se mais forte se as folhas permanecem em infusão no bule. A certa altura será necessário adicionar um pouco de água quente à infusão, para diluí-la e trazê-la novamente ao ponto. Três colheres de sobremesa de folhas trituradas de chá mate, deixadas em infusão abafada em um litro de água quente (logo após a fervura) por cinco minutos, dão um bom chá. Ao cabo desse tempo mexa o líquido e ele estará no ponto de ser servido. Se a água derramada sobre as folhas não estiver fervendo, é provável que a bebida fique fria e sem sabor.
Convites e posturas. Um convite nunca é feito de modo mal definido ou em termos muito gerais. Para um chá não se convida, evidentemente, pessoas que irão sentir falta da bebida alcoólica; o certo é preparar para elas um coquetel, outro dia qualquer.
Na verdade, a anfitriã não precisa juntar todos os amigos e amigas em uma só oportunidade. Pode, por exemplo, prometer um convite futuro, quando reunirá as crianças, por exemplo, e sugerir que aos pais desta vez compareçam sem os filhos ou esperem pela oportunidade em que poderão trazê-los.
Os Chás muito formais, como festa para homenagear alguém, requerem convite escrito, na mesma forma, embora não nos mesmos termos, que para uma festa ou jantar de cerimônia. No caso de um Chá íntimo para reunir amigos, o modo de convidar é o próprio para eventos íntimos, ou seja, o telefone.
Durante o Chá, a anfitriã não se prende a suas amigas, mas circula pela sala e procura dizer uma palavra a cada convidado, sempre certificando-se de que todos estão sendo bem servidos e se sentem à vontade. No início, deve circular mais próxima à entrada para que aqueles que chegam possam cumprimentá-la em primeiro lugar, como é devido, sem terem que atravessar o salão em meio a conhecidos que não poderão saudar sem antes cumprimentar a anfitriã. Há certas deferências que precisam ser observadas. Quando há um convidado de honra, este deve permanecer ao lado da anfitriã junto à entrada da sala, a fim de que ela possa logo apresentá-lo a todos os convidados, à medida que forem chegando. Ao final, despede-se primeiro da anfitriã, agradecendo-se o convite, e depois despede-se do convidado de honra. Feitas estas despedidas obrigatórias, não se percorre o salão ou o jardim despedindo-se de todos. Ao contrário, deve-se deixar o recinto o mais discretamente possível.
A permanência em chás é breve, pois os anfitriões e os convidados podem ter outros compromissos logo no início da noite, como um coquetel ou um jantar. Em média, o tempo de permanência dos convidados gira em torno de uma hora, a uma hora e meia, a partir do momento em que o chá é servido.


Verônica Pacheco

4 comentários:

Anônimo disse...

Vivendo e aprendendo, aqui no Brasil o chá deveria ser uma bebida mais divulgada e também mais barata quando encontrada em latinhas ou engarrafadas, pois num dia quente um chá gelado além de ter seus benefícios pra saúde, realmente é bem melhor que o vício de tomar refrigerantes, numa hora de desespero até você preparar um suco ou um chá, você acaba comprando uma latinha, para quem não bebe, de refirgerante. Viva o chá!

Anônimo disse...

E viva o chá!!!!!!
bj
Verô

Anônimo disse...

Que show de classe!!
Pena que temos poucas oportunidades de reavivar estes costumes... Hoje a vida é tão corrida!
Mas copiei seu texto: vou usar como referência quando conseguir programar um chá!
Beijoo
MAGA

Anônimo disse...

Fico feliz que meu post vai ser útil maga.
bjs
Verô