segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tema da Semana: O QUE VOCÊ GOSTA E ESCONDE?

Se eu escondo, porque devo confessar aqui no blog que gosto, hein??rsrs
O tema desta semana me levou até minhas origens com a música do madeirense Max imortalizada na voz da grande Amália Rodrigues. A letra é maravilhosa!! Aliás fado é um estilo musical que nunca cultivei muito, talvez pelo elo direto com a SAUDADE. Lembro sempre das manhãs de domingo, quando meu pai escolhia prazerosamente em sua grande seleção de LPs os melhores fados e colocava-os para tocar no "gira-discos". Ele relembrava de toda a família, sua juventude e a vida que deixou na terrinha, assim o almoço tinha um clima triste e pesado. Costume de imigrantes. Mas atentem pra letra desta música, eu a acho pontual.




Outro fado que devo confessar que sempre gostei, apesar de piegas, chama-se "O meu menino é d´Oiro", do cantor José Afonso. É praticamente uma cantiga de ninar portuguesa. Acho que devo resgatá-la em breve...rs Segue abaixo ela cantada por Dulce Pontes, a Amália da nova geração. Aliás, através da Dulce Pontes comecei a olhar o fado e a música portuguesa com outros olhos. Um brinde com vinho do Porto à ela, Marisa, MadreDeus, Rui Velozo e Pedro Abrunhosa.
Mazé Portugal



Um comentário:

Anônimo disse...

Mazé, muito legal o seu apreço pelo passado e pelos seus ancestrais. Confesso que não consigo ver em mim este elo, possivelmente por eu pertencer a uma terceira geração de portugueses no Brasil, e não alguém que vem direto "da fonte", como você. Mas pretendo ficar mais atento, talvez até ouvindo mais aquele CD do MadreDeus que você me deu há tanto tempo, lembra?
Beijo.

Mario