quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ode Ao Não Conformismo


Então... Li um dia desses alguma coisa sobre o comportamento humano... do tipo, o que fazem as pessoas quando estão entediadas com sua prórpia vida e tudo mais. Mentira, não li nada mas eu precisava iniciar com uma introdução brilhante. Tá, tudo bem, não teve nada de brilhante, mas eu queria chamar a atenção. Tá lendo ainda? Massa, chamei a atenção, mesmo achando que nem iria.
Agora que estamos aqui juntinhos te pergunto: o que tá te sobrando, heim? É, o que te sobra, tipo, a gente sempre se pergunta o que nos falta na vida, qual nossa missão na Terra, o que mais podemos fazer, sempre o que poderíamos mais. Hoje, novamente pergunto: o que te sobra heim? Tem gente que tem talento. Isso é certo. Talento pra vender, talento pra falar. Talento para escrever, atuar, fazer maquiagem. Talento pra mentir, pra roubar, pra consumir. Pow, bacana, você tem talento pra alguma coisa. Pense bem, vá até a raiz do seu Eu e grite sobre o que você tem de talento. Mostre ao mundo que você veio pra fazer diferença, que você não é mais um humano que veio a Terra pra superpopular o planeta, que você... porra, que você, é você! Ok, pensou? Se motivou? Se sentiu importante, a última bolacha do pacote, uma alma divina que faz a diferença? Muito bem. Então agora se ligue e se pergunte: o que mais eu posso fazer? Sério!!! Tipo, você se acha especial? Ótimo, sinal de autoconfiança... e só. Só, mesmo !!!
Achou que já fez demais na sua vida né? Que plantou uma árvore, colocou mais um rebento no mundo e escreveu meia dúzia de palavras publicadas por algum editor suicida e a tua missão tá cumprida, né? Que foi bom aluno, namorou sem trair, se formou com notas boas e casou com um(a) gato(a) e tá tudo certo né? Bobooooooo(aaaaaaaa). Heheheheh
Tá, não tô aqui pra te tirar as tuas notas 10, nem pra dizer que não foi correto(a) quando contou pra sua mãe sobre o que fez naquela noite em que bebeu demais. Tô querendo mesmo é te fazer pensar, se é que alguém consegue isso. Bem de boa, acho que não, que a maioria das pessoas pode vir a me odiar por isso e escrever cartas e mais cartas pro editor do blog exigindo que eu saia, mas quer saber? Acho que até vou gostar, porque isso eu ainda não tinha feito, ser explusa de algum lugar. Sim, o prazer é esse. Ainda não ter feito. As pessoas vendem suas almas pro diabo pra terem o que querem e daí no dia que conseguem descobrem que os juros virão e que provavelmente não conseguirão pagar, mas ainda assim continuam a se vender. Pensam sempre que “amanhã será um lindo dia” como diz o Lulu Santos na sua música (é do Lulu, gente?) e que tudo vai dar certo com sua fé inabalável e sua capacidade de auto piedade. Auto piedade do tipo: “Ah, eu não tinha intenção mas eu achei que era a melhor forma naquele momento” como quem já quer se defender de algo que nem sabe se tá certo ou errado de verdade. Não sabe, só quer se isentar da culpa que talvez poderá sobrevir.
Aí vai um conselho: Você tem que se conhecer. Não sabe o que quer da vida? Pare e pense. Não sabe se teu próximo passo é o certo? Pare, e pense. Já fez errado, provavelmente, meu bem, porque seres humanos erram, mas pensar te faz não ser tão omisso e te leva a não cometer os mesmos erros e te eleva a um certo grau de sanidade mental que pode não ser o melhor, mas certamente será o ideal para o momento que está vivendo. Não espere respostas automáticas, rápidas e de acordo com o teu gosto, entenda e confie na razão dos fatos. Tudo ocorre em conseqüência de algum ato, as coisas não são por acaso. Você plantou, você colheu. Não se esconda de si mesmo, você pode até enganar os outros – ainda que não por maldade – mas não enganará a si mesmo jamais.
E finalmente: não se entregue ao conformismo. Pelo amor da crença que você tiver, não entenda as coisas como atos obscuros do desconhecido. Você está nesse mundo para fazer da sua vida o que desejar e cabe somente a você isso, a mais ninguém. Não culpe ninguém, não mistifique desejos possíveis, não viaje na maionese. Você pode o que você conhece e o que você idealiza.
Podia ser mais completa essa idéia. Mas tô com TPM e acho que tá claro o suficiente. Se conforme... ou não.


Angelica Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu vejo esse pensamento conformista como uma dos motivos porque o mundo não muda. Atualmente as epssoa só dizem que tudo tá assim porque tudo tem que acontecer,porque está escrito e pronto. Tudo bem, pode até ser. Mas coisas só não ficam menos pior porque o ser humano se conformou. Para ele, ajudar um pobre, por exemplo, não vale a pena porque não vai mudar a pobreza. Tudo bem, mas iria mudar aquele minuto da vida do mundo daquele pobre. As pessoas tem mania de acharem que nada é com elas, que tudo é muito maior e não vale a pena tentar, que quem deveria fazer sito é o governo e não sei lá mais o que.Tudo bem, é impossível mudar as coisas, é banal achar que os governos mudarão as coisas, que você mesmo não tem poder para isso, e é possível deixar as coisas menos pior. E mesmo assim, mesmo tendo essa opção, o ser humano não quer. E sabe o que tiro do seu texto?Que muitas pessoas estão preocupadas em viver no mundo tentando "se achar", tentando fazer a diferença mas pensando como, e não fazem nunca, e morrem assim, sem saber o que vieram fazer aqui. O "pare e pense" é você saber o que mais gosta e o que mais gostaria de fazer por você, pela sua família, pelas pessoas, pelo mundo. Quando você entende que é uma das peças fundamentais neste mundo e que sem vc, mesmo que seja só uma peçinha, nao completa este quebra-cabeça, vc entende que qualquer ação sua nessa vida tem poder...e que se todos pensassem assim...o conformismo seria apenas uma palavra a mais no dicionário.

Bjoks

Bianca Nascimento